icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 coisas que você não sabia sobre o dragão Smaug

POR Gabi Noronha EM Fatos Nerd 22/01/18 às 14h37

capa do post 7 coisas que você não sabia sobre o dragão Smaug

O infame antagonista de O Hobbit possui dentes afiados como espadas, garras fortes como lanças, armadura dez vezes mais poderosa que escudos, asas como um furacão e cauda como um raio. Esse é Smaug, um dos dragões mais famosos e temíveis da fantasia. Ele foi criado em 1977 pelo mestre da fantasia moderna, J.R.R. Tolkien. Recentemente ganhou ainda mais fama ao ser levado por Peter Jackson ao cinema na trilogia homônima. Na versão live action ele foi interpretado por Benedict Cumberbatch, que conseguiu extrair muito bem sua personalidade egocêntrica.

Tolkien não criou a percepção moderna dos dragões. Porém, com sua apresentação de Saumg, o Professor ajudou a moldar nova personalidade e imagem para as futuras criaturas. O Dragão Vermelho é arrogante, narcisista, cheio de si, assassino frio e um adversário intelectual difícil de encontrar em qualquer lugar. Na trilogia O Hobbit, ele foi introduzido (propriamente dito) apenas no segundo filme e, apesar de ter seu tempo em tela, ainda assim poucos detalhes foram revelados sobre ele. Pesando nisso, selecionamos algumas curiosidades sobre "o Rei sob a Montanha".

1 - Origem

Não se sabe exatamente de onde Smaug veio. A questão costuma ser bem debatida. Existe uma teoria bem obscura que coloca todos os dragões como descendentes de águias corrompidas por Morgoth. No entanto, essas criaturas evoluíram como tempo e, por isso, é muito provável que elas tenham sua própria linhagem. De qualquer forma, fica claro que os dragões vêm de Melkor. Algo que inclusive alimenta outra teoria, a de eles são criaturas criadas a partir das faíscas do espírito do vala caído.

2 - Ele não é o dragão mais forte

No universo Tolkieniano, sem dúvidas Smaug é o dragão mais popular. De fato, ele é o maior dragão que sobrou na Terra Média durante a Terceira Era. Contudo, ele não foi o mais forte que já existiu. Esse título fica a cargo do Ancalagon, o Negro. Ele foi criado por Morgoth durante a Primeira Era para lutar fielmente pelo Senhor das Trevas. Quando ele foi morto, a resistência de Morgoth entrou em colapso e seu enorme corpo caiu sobre três gigantescos vulcões ativos.

3 - Ele foi o último grande dragão

Tolkien confirmou em uma carta que Smaug era o último do seu tipo. O último grande lançador de fogo da Terra Meia. Isso implica que os dragões de menor estatura, tanto de gelo como de fogo, ainda viveram depois da morte de Smaug. Apesar disso, sua morte marca o fim de grandes criaturas.

4 - Ele perdeu algumas pernas

A Weta Group é uma das maiores e melhores empresas de computação gráfica no mercado cinematográfico. Para se ter uma ideia, ela foi responsável pelas trilogias O Senhor dos Anéis, O Hobbit, pelo filme Planeta dos Macacos: A Origem e Avatar. Originalmente, Smaug foi imaginado como uma enorme e intimidante criatura de seis membros: quatro pernas e duas asas. Algo facilmente visto no prólogo do primeiro filme de O Hobbit. Contudo, aos espectadores mais atentos, é possível perceber que essa imagem mudou de um longa para outro. No segundo, temos um dragão com apenas quatro membros: duas pernas traseiras e suas penas dianteiras, com asas presas.

5 - Poderia ter vivido para sempre

Tolkien nunca mencionou exatamente qual a idade de Smaug ou quando ele surgiu. No entanto, sabe-se que ele expulsou os Anões da fortaleza da montanha cerca de 150 anos antes dos acontecimentos do primeiro filme de o Hobbit. Há uma passagem no livro que diz "eles guardam sua pilhagem enquanto vivem (o que praticamente é para sempre, a menos que sejam mortos)".

6 - É capaz de derreter todos os Anéis do Poder, exceto um...

Quatro dos sete anéis destinados aos Anões foram descritos como consumidos pela chama do dragão. Os Anéis do Poder foram forjados por Celebrimbor e divididos em três grupos: três aos Elfos, sete aos Anões e nove aos Homens. Porém, um anel a mais foi forjado por Sauron nas profundezas da Montanha da Perdição. É justamente este o único anel que as chamas de Smaug não podem derreter. Nem a dele e nem mesmo as de Alcalagon, o Negro.

7 - Um dos personagens de ficção mais ricos de todos os tempos

A revista americana Forbes todo o ano calcula as pessoas mais ricas do mundo. Para aproveitar, ela também lista os personagens de ficção mais ricos da cultura pop e Smaug já desfilou muito nela. Seu tesouro foi calculado em uns míseros US$ 62 bilhões de dólares. Eles levaram em consideração o preço do ouro, da prata e dos diamantes. Nadando em dinheiro, Smaug conseguiu superar até mesmo Tio Patinhas na murrinhagem.


Próxima Matéria
Via   SR  
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest