• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre o T-Rex

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      31/10/19 às 12h08

Por vezes, o Tiranossauro Rex, também conhecido com T-rex, foi chamado de "rei dos dinossauros". Muitos de nós estamos acostumados com a imagem criada pelo cinema de um predador voraz, muito bem representada na saga Jurassic Park. Entretanto, ao longo dos últimos anos, paleontologistas têm revisado o consenso científico sobre como esta espécie se parecia, se alimentava e se comportava.

"As idéias preconcebidas de todos sobre como o T. rex agia e parecia estão prestes a serem fortemente modificadas", disse Mark Norell, do Museu Americano de História Natural, que recentemente abriu uma exposição dedicada ao dinossauro e que foi chamada de "T-rex: O Predador Supremo". Pensando nisso, hoje, preparamos uma lista, com alguns fatos e curiosidades que vocês podem não saber sobre este dinossauro. Confira!

1 - O primeiro esqueleto

O primeiro esqueleto de T. rex foi descoberto em 1902, pelo paleontologista do Museu Americano de História Natural, Barnum Brown. A instituição ainda possui boa parte do esqueleto do T. rex em exibição. O tiranossauro rex viveu entre 68 e 66 milhões de anos atrás. Isso, durante o período cretáceo, antes do impacto do asteroide que dizimou os dinossauros da Terra.

2 - Ele possuía algumas penas na cabeça, pescoço e cauda

Dificilmente, as penas são preservadas em fósseis. Por isso, elas nunca foram encontradas em um fóssil de T-rex. Entretanto, elas foram encontradas em outros fósseis de dinossauros, incluindo outras espécies de tiranossauros. O que levou aos paleontólogos a assumirem que o T-rex também ostentava algumas poucas penas. E, embora seu corpo fosse coberto por escamas, os cientistas acreditam que as penas pudessem ser encontradas em lugares específicos como a cabeça, pescoço e cauda.

3 - Os filhotes eram muito fofos

Acredita-se que os filhotes de T-rex eram cobertos por uma penugem de cor pêssego, assim como um filhote de pato. Assim, conforme eles cresciam, essa penas iam caindo, sobrando poucas em alguns lugares. A maioria deles não sobrevivia até chegar a vida adulta. Um filhote de T-rex tinha 60% de chances de ser atacado por predadores, doenças, sofrer acidentes ou morrer de fome, em seu primeiro ano de vida.

4 - Eles viviam pouco

De acordo com Gregory Erickson, paleontólogo da Universidade Estadual da Flórida, os tiranossauros rex morriam muito cedo. Nenhum T-rex conhecido viveu mais do que 30 anos. Segundo paleontologistas, a idade desses dinossauros é mensurada analisando seus ossos fossilizados, que possuem anéis de crescimento, assim como as árvores.

5 - Predador da pesada

Um tiranossauro rex crescia de um pequeno e frágil filhote, para um predador de 9 toneladas, em cerca de 18 a 20 anos. Um espécime adulto podia pesar cerca de 6 a 9 toneladas. Além de mais, eles tinham cerca de 3,5 a 4 metros de altura em seu quadril, e de 12 a 13 metros de comprimento. Segundo os pesquisadores, alguns deles podiam chegar a ganhar aproximadamente 700 kg por ano.

6 - Evolução

O T-rex evoluiu de um grupo maior de tiranossauros. Embora eles fossem menores e mais rápidos. Apesar da espécie de ter surgido há cerca de 68 milhões de anos, seus ancestrais tiranossauros eram cerca de 100 milhões de anos mais antigos do que isso. A superfamília tyrannosauroidea possui duas espécies, que abrangem mais de 100 milhões de anos de evolução.

7 - Pequenos braços

Essa linhagem evolutiva do T-rex é a razão pela qual eles tinham braços tão curtos. Para seus antepassados de corpos menores, os braços eram grandes o suficiente para agarrar presas ou colocar comida em suas bocas. "As primeiras espécies de tiranossauros tinham braços perfeitamente proporcionais", disse Erickson. O pesquisador ainda acredita que os braços do T-rex, com o tempo, se tornaram algo vestigial. Sendo este uma parte do corpo ou órgão, que já não cumpre mais uma função, porém que o corpo ainda mantém.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+