• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre os Cavaleiros da Távola Redonda

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      02/09/19 às 18h15

Você, com certeza, conhece a história do Rei Arthur, certo? Seja pelos vários filmes, que já contaram a sua história, ou mesmo as várias lendas sobre ele. Essas que são contadas em todas as culturas a séculos. Embora a história do grande Rei da Grã-Bretanha seja muito interessante, ainda não ficou provado se ela se trata de uma lenda ou se é realmente verdade. Nenhum historiador conseguiu provar, até hoje, a existência de um Arthur, que reinou na Inglaterra. Mas, independentemente disso, a lenda de Arthur não deixa de ter a sua importância cultural. E dentre todas as histórias envolvendo o tal rei, uma das que mais chama a atenção, e desperta curiosidade, é a do Rei Arthur e de seus Cavaleiros da Távola Redonda.

Se você conhece um pouco que seja da história de Arthur, sabe quem foram esses Cavaleiros. Segundo reza a lenda, os Cavaleiros da Távola Redonda foram os homens escolhidos pela mais alta ordem da Cavalaria, na corte do Rei Arthur, no Ciclo Arturiano. A Távola Redonda, a qual eles se reuniam ao redor, foi criada nesse formato específico, justamente não ter uma cabeceira. Assim, representando a igualdade entre todos os seus membros. Confira a seguir 7 coisas que você não sabia sobre os Cavaleiros da Távola Redonda.

1 -  O surgimento da comitiva

Depois de estabelecer a paz no seu reino, o rei convocou os seus melhores cavaleiros para fazerem parte da sua comitiva. Para evitar que houvesse conflito entre os seus seguidores, o rei criou uma grande mesa redonda. A ideia, com isso, era de que a mesa redonda colocasse todos eles no mesmo nível. E assim, nasceu a comitiva dos Cavaleiros da Távola Redonda.

2 - Menções na história

Como dito no começo, o grande problema em falar sobre o rei Arthur e suas histórias, é realmente saber o que é lenda e o que é verdade. Mas uma coisa é fato: tanto o rei quanto os seus cavaleiros foram citados inúmeras vezes, em vários livros, durante a Idade Média, e até depois. Sem contar a tradição oral de transmitir os contos sobre o lendário rei e a sua comitiva de cavaleiros.

3 - Livros

Entre os vários livros, onde são citados o rei e a sua cavalaria, quatro deles são considerados os mais importantes. Se quiser conhecer mais sobre a história do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, leia esses livros. O primeiro é História dos Bretões, escrita no século 9, e Anais da Câmbria, livro escrito no século 10. A Historia Regum Britanniae, de Geoffrey de Monmouth, escrita no século 12, também é um dos principais. Assim como Lancelote, o Cavaleiro da Carreta.

4 - Cavaleiro fiel

Embora todos os Cavaleiros da Távola Redonda tivessem o mesmo papel e importância dentro da comitiva, teve um que se destacou pela lealdade ao seu rei. Sir Lancelot del Lago foi o mais fiel dos cavaleiros de Arthur e esteve envolvido na busca do Santo Graal. Não se sabe muito sobre a sua origem, mas as lendas dizem que ele foi um bebê roubado por uma fada aquática.

5 - Os 12 Cavaleiros

Eram 12 Cavaleiros da Távola Redonda. Para serem escolhidos, para fazer parte da comitiva do rei, esses homens deveriam ser puros de coração e viver de acordo com os preceitos cristãos. Sendo eles: Kay, Lancelot, Gaheris, Bedivere, Lamorak de Galis, Gawain, Galahad, Tristão, Gareth, Percival, Boors e Geraint.

6 - O desafio

Em uma das reuniões dos cavaleiros, eles tiveram uma visão do santo Graal, o cálice que Jesus Cristo teria usado na Última Ceia. Depois disso, inicia-se o desafio mais difícil já imposto aos cavaleiros: encontrar o objeto sagrado. Só três deles conseguiram atingir o objetivo, Boors, Percival e Galahad.

7 - Lenda

Há uma grande chance de que o Rei Arthur nunca tenha existido. Todavia, se ele realmente viveu, os historiadores estão quase certos de que ele não teria feito uma confraria como a Távola Redonda. Então, mesmo que, em partes, seja real a história de Arthur, muito provavelmente, não houve uma comitiva de cavaleiros.

E você, já conhecia a história do rei e dos seus cavaleiros? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+