• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre os deuses Astecas

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      25/10/18 às 16h19

Na cultura e sociedade Asteca, a religião representava um fator muitíssimo importante. Eram cultuados diversos deuses e divindades, onde cada um deles governava um ou mais aspectos da natureza e do homens e suas atividades, como a agricultura, por exemplo. Sacrifícios e batalhas foram travadas em nome desses deuses.

E quando falamos de sacrifícios, também estão inclusos sacrifícios humanos, mas este é um assunto que retratamos em um outra matéria e que você pode conferir clicando aqui. Hoje, trouxemos para vocês uma lista com algumas coisas que vocês provavelmente não sabiam sobre os deuses Astecas e outras divindades. Confira!

1 - Os deuses astecas eram mortais

Os deuses astecas podiam morrer e também renascer. Não era incomum que, segundo a mitologia Asteca, esses deuses se sacrificassem para colocar o mundo de volta no lugar. Entretanto, logo depois eles renasceriam.

2 - Huehueteotl, o deus mais antigo de todos

Era comum encontrar nas casas Astecas um pequeno altar para o deus Huehueteotl, que era o deus mais antigo de todos, o deus do fogo. Em um certo período, as hostilidades eram cessadas e festas eram dadas em sua homenagem. Eram oferecidos a ele corações humanos queimados no carvão, uma vez que seus elementos eram fogo e sangue.

3 - Cihuateteo era uma deusa ligada as mulheres

Essa deusa incorporava os espíritos de almas das mulheres que morreram em seus partos. Os Astecas consideravam o parto como uma batalha e as mulheres que morriam "em batalha" eram homenageadas como os guerreiros que morriam nas guerras. Supostamente, Cihuateteo e seu exército de almas de mulheres gostavam de assombrar encruzilhadas durante a noite, roubar crianças, causar convulsões e outras doenças, além de ainda fazer os homens se envolverem em problemas e comportamentos sexuais duvidosos.

4 - Huitzilopochtli, o chefe de todos

Isso ainda não é um consenso entre os estudiosos sobre a cultura Asteca, entretanto, muitos deles acreditam que Huitzilopochtli era o grande deus do povo Asteca. Batalhas e sacrifícios foram feitos em seu nome. Diversos templos foram construídos para ele nas cidades. O Templo Mayor possui uma imagem do deus no trono Moctezuma.

5 - Os deuses astecas não vieram da mesma fonte

Como o Império Asteca era constituído de culturas diferentes, muitos de seus deuses tiveram suas mitologias incorporadas ou adotadas de deuses que já existiam, ou eram adicionados ao panteão.

6 - Quetzalcóatl criou o homem

Quetzalcóatl era um deus muito importante para os Astecas. Isso porque eles acreditavam que teria sido ele o responsável pela criação do homem. No entanto, ele não foi o primeiro. O mundo foi criado e destruído 4 vezes, segundo a mitologia asteca. Quetzalcóatl teria resgatado alguns ossos para trazer os humanos de volta à vida.

7 - Oxomoco e Cipactonal, eram Adão e Eva da cultura Asteca

Para a cultura Asteca, Oxomoco e Cipactonal foram os primeiros humanos criados e eles, para o povo, era como Adão e Eva para o judaísmo e o cristianismo. Eles tiveram um filho chamado Piltzintecuhtli. Oxomoco posteriormente foi incorporada ao panteão como uma divindade: a deusa da noite, da astrologia e do calendário.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+