• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre os filhos de Zeus

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      21/05/19 às 14h01

Zeus é a entidade-mor do Monte Olimpo e a representação do que há de mais poderoso na antiga religião. Ele era considerado o pai dos deuses/homens gregos e não sem razão: de acordo com diferentes mitos, ele tinha mais de 60 filhos. Deuses, heróis, semideuses, humanos, animais fantásticos... um pouquinho de cada. Embora casado com Hera, o deus dos deuses era famoso por seus casos de adultério. Durante as escapulidas, Zeus frequentemente se transformava em inúmeras criaturas para que as suas vítimas não soubesse quem de fato ele era. Conheça 7 coisas que você não sabia sobre os filhos de Zeus.

Para você ter uma ideia, Zeus teve descendentes com mais de 30 mulheres de origem divina. Com sua legítima esposa, Hera: Ares (deus da guerra), Hebe (deusa da juventude), Hefesto (deus do fogo e dos metais), Ilitia (deusa dos nascimentos) e Eris (deusa da discórdia). Vamos à lista para explorarmos mais sobre o assunto:

1- O filho rejeitado

Hefesto era um dos filho de Zeus com a deusa Hera. Como nasceu disforme e longe dos padrões olímpicos, Hera o rejeitou sem pestanejar. Ele fora lançado ao mar aberto, o que causou um ferimento na perna que o deixou manco pelo resto da eternidade. Mesmo com a tragédia, acabou sendo salvo pela deusa Tétis, sendo criado como filho adotivo. Após algum tempo, ele desenvolveu uma grande habilidade para trabalhar com metal e dominou a arte da forja e da ferraria como ninguém.

2- O arrependimento de Hera

Os talentos do filho rejeitado chegaram aos ouvidos dos deuses do Olimpo. Hera se arrependeu amargamente quando viu todas as coisas maravilhosas que Hefesto era capaz de construir. De qualquer forma, apesar de tudo, Hefesto era quem começara a produzir os raios que Zeus lançava do Olimpo quando estava irritado. Além disso, também construiu o tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e até mesmo a armadura usada pelo mortal Aquiles, durante a famosa Guerra de Troia. Essa é uma das coisas que você não sabia sobre os filhos de Zeus.

3- O mito do ciclo anual das colheitas

Perséfone era filha de Zeus e de Deméter (deusa da agricultura), tendo nascido antes do casamento de seu pai com Hera. De acordo com o homérico "Hymn to Demeter", Perséfone fora casada à força com o seu próprio tio, Hades. Ela estava colhendo flores no Vale de Nysa quando o deus do submundo levou-a aos seus domínios. Ao saber do rapto, sua mãe, Deméter, parou de se preocupar com a colheita e a fertilidade da terra, de modo que a fome assolou todas as pessoas. Zeus, portanto, interveio ao estabelecer um acordo. Ela passaria metade do ano junto com seus pais, enquanto no restante dos meses estaria com Hades em seu submundo. Este mito justifica o ciclo anual das colheitas.

4- O filho amaldiçoado

Embora Héracles (ou Hércules) fosse filho de uma mulher mortal chamada Alcmena, estava evidente que ele não era um humano comum. O jovem possuía força e coragem sobre-humanas. Como Hércules era um lembrete da infidelidade de Zeus, Hera fez de sua vida um pesadelo ao transtorná-lo a ponto de matar os seus próprios filhos.

5- As doze missões para a redenção

Hércules ficara extremamente arrependido por ter matado não "só" os seus filhos, mas a sua esposa também. Por isso, consultou uma sacerdotisa para saber como poderia se redimir. Ela o aconselhou a procurar o rei Euristeu e fazer o que lhe fosse ordenado. Héracles seguiu o conselho e foi encarregado de realizar doze missões quase impossíveis. Os desafios incluíam a morte ou a captura de perigosos monstros. Essa é uma das coisas que você não sabia sobre os filhos de Zeus.

6- Atenas

A origem da cidade de Atenas está ligada à deusa de mesmo nome. Conta a lenda que Zeus decidira dar a cidade ao deus que oferecesse o presente mais útil ao povo. Poseidon, deus dos mares, ofertou uma fonte. Atena, uma das filhas favoritas de Zeus, usou o seu cajado para fazer brotar uma oliveira. O deus dos deuses concedeu-lhe a cidade, chamando-a de Atenas em homenagem a ela.

7- Origem de um deus

Hera, esposa de Zeus, se enfureceu ao descobrir o caso amoroso entre o marido e a humana Semele. Por isso, com toda a sua influência divina, fez com que a jovem achasse importante que Zeus provasse toda a sua grandeza celestial. O deus dos deuses assim o fez, mas acabou queimando Semele pela enorme concentração de raios. No entanto, ela estava grávida ao longo do processo. Zeus rapidamente salvara a sua prole, costurando-o na coxa e mantendo-o lá até que atingisse a maturidade. O nome do filho? Dionísio, deus da fertilidade, da fecundidade, da vegetação e do vinho.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+