• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre os gases intestinais

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      05/02/18 às 15h50

Por mais desagradável que seja, todos nós soltamos gases intestinais, ou melhor, o famoso "pum". Isso faz parte das condições humanas e é uma necessidade do nosso corpo. Com o passar dos anos, esse ato foi taxado como impróprio e constrangedor na maioria das populações. É claro que nos seguramos quando estamos em público, perto de uma pessoa amada no primeiro encontro ou em lugares como a igreja, por exemplo. Porém, nem sempre obtemos sucesso e deixamos escapar. Não que seja algo errado, mas porque temos a convicção de que não devemos fazer isso. Existem diversas expressões para o ato e vão desde as mais constrangedoras até os nomes mais engraçados que se pode imaginar.

Mesmo sendo algo comum, muitas pessoas conhecem bem pouco a respeito. Pensamos um pouco sobre o assunto e resolvemos trazer mais essa matéria incrível e curiosa para vocês, caros leitores. A redação da Fatos Desconhecidos listou algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre os gases intestinais. Aproveite desde já para compartilhar com seus amigos. Sem mais delongas, confiram conosco e se surpreendam.

1 - O que são os gases intestinais exatamente?

Esses gases são formados pelo ar preso no intestino, que podem vir de várias fontes. Um pouco deles é o que ingerimos ao comer algo ou beber. Alguns desses gases se formam pelo gás do nosso sangue, outros por reações químicas ou por bactérias que vivem em nossas tripas. Um pum simples é composto por cerca de 59% de nitrogênio, 21% de hidrogênio, 9% de dióxido de carbono, 7% de metano e 4% de oxigênio.

2 - Porque eles cheiram mal?

Apenas alguns contêm cerca de 1% de enxofre, o que faz o odor. Quanto mais rico em enxofre, mais fedidos vão ficar seus gases. Isso varia da alimentação, pois alguns alimentos contém uma quantidade maior de enxofre do que as outras. O consumo em excesso de feijão, queijo, refrigerante, repolho e ovos podem piorar.

3 - Uma pessoa solta, em média, 14 puns por dia

Uma pessoa produz em média meio litro de gases por dia. Mesmo que as mulheres não assumam isso, elas produzem a mesma quantidade que os homens. Um estudo comprovou que se uma pessoa segurasse esses gases por 6 anos e 9 meses, ela teria uma energia equivalente a uma bomba atômica.

4 - Os gases podem demorar até 15 segundos para serem sentidos

Embora eles surjam com velocidades variadas, normalmente demoram entre 10 e 15 segundos até que possam sentir. Isso acontece porque eles levam tempo para se espalhar e chegar em nossas narinas.

5 - Prender eles pode fazer mal a saúde

Alguns especialistas afirmam que eles fazem parte do nosso sistema digestivo. Sendo assim, prendê-lo pode fazer mal. Essa atitude pode causar inchaço e outros sintomas desconfortáveis.

6 - Para algumas culturas, soltá-los em público é normal

Embora a maioria das culturas abomine essa prática, existem lugares que não se importam em deixar sair em público. Uma tribo indígena, na América do Sul usa isso como uma saudação.

7 - Os gases saem quando morremos

Mesmo depois de morto, esses gases podem sair. Até três horas após o corpo morrer, os gases continuam escapando de ambas as extremidades do sistema digestivo. Esse fenômeno se dá por causa da expansão dos músculos.

E aí, o que você achou disso tudo? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+