icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 coisas que você não sabia sobre pesadelos

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 25/10/18 às 17h43

capa do post 7 coisas que você não sabia sobre pesadelos

Uma pessoa normal dorme em média 8 horas por dia, certo? Isso é o mesmo que 1/3 de um dia, o que indica que passamos muito tempo da nossa vida dormindo. Da mesma forma que temos sonhos maravilhosos, também temos sonhos desagradáveis, chamados de pesadelos. Existem muitos fatores que podem fazer com que tenhamos tais pesadelos, seja por medo, por ansiedade ou mesmo porque ainda não superamos algo.

Bom, como sabemos que os pesadelos são algo em comum com todos os seres humanos do planeta, resolvemos fazer essa matéria com algumas coisas inusitadas que pouca gente já escutou sobre tais sonhos. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 7 coisas que você não sabia sobre pesadelos:

1 - Com o que você costuma ter pesadelos?

Qual é o seu pior pesadelo? Bom, acreditem vocês ou não, existem alguns pesadelos que são mais comuns do que você imagina. Sonhar com coisas como perseguições, quedas, desastres naturais, afogamentos ou ver pessoas mortas são os pesadelos mais frequentes entre as pessoas. Existem vários significados dos sonhos. Sonhar com desastres naturais, por exemplo, pode estar ligado com a ansiedade. Já ver pessoas mortas é um símbolo da nossa luta emocional com a perda.

2 - Controle sobre pesadelos

O chamado "sonho lúcido" é quando estamos conscientes de que estamos sonhando e que nosso corpo permanece na cama. Quando isso acontece, é possível termos a capacidade de mudar alguns aspectos do sonho ou pesadelo ou até mesmo acordar. Todos nós temos esse "poder", basta tentar praticar constantemente para alcançar a perfeição. Imaginem, estar naquele pesadelo terrível e conseguir simplesmente acordar ou conseguir mudar as coisas.

3 - Pesadelos x temores noturnos

Os pesadelos são muito confundidos com os terrores noturnos. Terror noturno é um distúrbio do sono, onde as pessoas podem sentar na cama, abrir os olhos, correr pela casa, chorar e não acordar (bem parecido com o sonambulismo). Os pesadelos, muitas vezes, transmitem nosso estado de ânimo e espírito, ou até nossos medos. Os dois não são a mesma coisa, apesar de serem assustadores.

4 - Produto de emoções ou medos reprimidos?

De acordo com a controversa teoria da psicanálise, os nossos medos mais profundos ficam reprimidos em nosso inconsciente e assim interferem em nossa vida diária de maneira subliminar. Uma de suas formas de expressão são justamente os pesadelos, durante os quais surgem situações que, embora não possam ser interpretadas literalmente, nos ajudam a avaliar internamente e identificar nossas carências emocionais.

5 - Quem tem mais pesadelos?

Vários estudos realizados mostram que as mulheres têm maior probabilidade de ter mais pesadelos, já que também tendem a vivenciar episódios de ansiedade mais facilmente. Enquanto isso, os homens tendem a sonhar mais com relacionamentos íntimos e agressões de natureza física e violenta. Ah, a adolescência de ambos os sexos também se destaca como a etapa de maior atividade no que diz respeito aos pesadelos.

6 - Pesadelos podem ser avisos

Pode parecer que não, mas os pesadelos podem ser um tipo de aviso para um problema físico subjacente que está perturbando o seu sono. Estamos falando isso porque segundo um estudo, pesadelos regulares poderiam ser, por exemplo, um sinal de apnéia do sono. Essa condição faz com que a respiração pare temporariamente enquanto você dorme, com a obstrução de vias aéreas ficando obstruídas. Os especialistas do estudo dizem que pesadelos com muita frequência não devem ser ignorados ou somente tratados em sessões de terapias. Em alguns casos, os sonhos ruins devem ser relatados a um médico.

7 - Pesadelos e problemas cardíacos

Pesadelos regulares também podem estar ligados a problemas cardíacos, já que aumentam a propensão de sofrimento com batimento cardíaco irregular. Segundo um estudo publicado no Journal of Medicine da Holanda, em 2003, a dor torácica foi apontada como sete vezes maior em pessoas que relataram ter pesadelos frequentemente.

Só para vocês terem uma ideia, até mesmo infecções, como gripe, podem causar pesadelos. Isso porque entre as fases do sono o sistema imunológico é reparado e reforçado. Quando isso acontece, uma instabilidade atrapalha o sono tranquilo. Loucura, não!?

E você, conhecia todas essas coisas sobre os pesadelos? Costuma ter muitos sonhos ruins durante à noite? Não esqueça de comentar aqui pra gente, caro amigo!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest