• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Tom e Jerry

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      10/10/19 às 15h13

O desenho americano Tom e Jerry ocupou parte da infância de muita gente, de várias gerações. E a interminável perseguição de gato e rato fez a alegria de adultos e crianças, desde 1940. Criado por William Hanna e Joseph Barbera, Tom e Jerry conquistou o mundo todo.

A primeira aparição de Tom e Jerry foi no curta-metragem, lançado no cinema, cujo nome era Puss Gets The Boot. Esse foi o primeiro trabalho da dupla, William Hanna e Joseph Barbera, como diretores. O desenho foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação. Mas os personagens ainda não se chamavam Tom e Jerry, como os conhecemos hoje, mas Jasper & Jinx.

Em 2021, uma nova versão de Tom e Jerry em live-action chegará ao cinema, e o longa promete ser diferente de tudo o que conhecemos sobre o desenho animado. Conheça agora, 7 coisas que você não sabia sobre Tom e Jerry.

1- Origem dos nomes

Os criadores da animação, William Hanna e Joseph Barbera, se reuniram com sua equipe de produção, para escolherem os nomes para os personagens. Mas, como não conseguiam chegar a um consenso, resolveram fazer um sorteio. Ou seja, onde cada um da equipe colocaria sua sugestão de nome dentro de um chapéu. Foi sorteada a sugestão do animador John Carr, que tirou os nomes do livro Life In London, escrito por Pierce Egan, que contava as aventuras de Jerry Hawthron e seu amigo Corinthian Tom.

2- Spin-off de Spike e Tyke

A série Tom e Jerry tem uma história de sucesso, foram 13 indicações ao Oscar, onde ganharam 7 delas. Graças a todo esse sucesso, a MGM, decidiu lançar um spin-off da série. Foi criada uma nova série focada nos buldogues, Spike e Tyke. No entanto, a série teve apenas dois episódios, pois os estúdios da MGM decretaram falência, cancelando a série.

3- Tom e Jerry nos filmes

Nas décadas de 1950 e 1960, os personagens de Tom e Jerry apareceram em diversos filmes de ação ao vivo. O famoso filme Who Framed Roger Rabbit, tem a participação de vários personagens de desenho animado. Tom e Jerry deveria aparecer também no longa, mas por questões legais, os personagens ficaram fora do filme.

4- Trilha sonora

O diretor musical, Scott Bradley, criou uma série de trilhas que combinavam elementos de Jazz, música clássica e pop. E assim, a trilha sonora ditava todo o ritmo e emoção que o desenho queria passar. Como a MGM, não disponibilizava muita verba, para a aquisição de trilhas exclusivas para o desenho, os produtores tinham que usar trilhas que o estúdio já possuía de produções anteriores. Sendo que a maioria era de música clássica.

5- Tom e Jerry amigos

Deixando a rivalidade de lado, em 1975, Tom e Jerry, se tornaram amigos. Durante alguns episódios, eles viajaram o mundo juntos, resolveram mistérios e praticaram esportes juntos. No entanto, não durou muito, e logo eles voltaram à velha rivalidade de antes.

6- Tom e Jerry na República Checa

Apesar de ser uma animação americana, em 1960, Tom e Jerry, teve 13 episódios produzidos na República Checa. Os episódios eram diferentes dos originais, traziam uma maior violência e um clima mais pesado.

7- Polêmicas envolvendo Tom e Jerry

Entre os anos 1930 a 1950, era comum que desenhos apresentassem personagens estereotipados, e em Tom e Jerry, não foi diferente. Como a personagem Mammy Two Shoes, que era uma empregada negra e pobre, com um sotaque carregado. Joseph Barbera admitiu que não concordava com esses estereótipos, mas, como era comum na época, teve que os incluir na série. Um dos episódios, que gerou polêmica, foi o Blue Cat Blues. Nesse episódio, Tom sofria pela perda de seu amor, enquanto Jerry era trocado por um rato mais rico. Ao final do episódio, ambos sofrendo, estão sentados nos trilhos do trem, aguardando a morte. Foi considerado como uma forte mensagem de suicídio para um desenho infantil.

Próxima Matéria
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+