• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre A Última Ceia

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      14/01/19 às 17h20

Criada entre 1495 até 1943, A Última Ceia é uma das obras primas de Leonardo da Vinci. Ela foi realizada pelo duque Francisco Sforza para a igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão, na Itália. O afresco, além de ser uma visão das mais apreciadas pelos críticos de arte, é também de uma popularidade ímpar. Não exista quase ninguém no mundo que não tenha escutado falar sobre a obra.

A pintura mural do século XV mostra Jesus Cristo sentado à mesa com os seus doze apóstolos. Ela não só entrou no imaginário da mente cristã, como também passou a ser estudada pelos estudiosos, críticos e apreciadores de arte.

Mas a verdade é que mesmo sendo tão famosa, você conhece tudo sobre a pintura? Se a resposta foi não, segura na minha mãe e vem conhecer sete curiosidades sobre A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.

1 - Que momento da santa ceia o quadro retrata?

Como já dito na introdução, A Última Ceia de Leonardo da Vinci é a reprodução do momento em que Jesus Cristo está se alimentando pela última vez com os seus doze apóstolos. A imagem retrata exatamente o momento em que ele diz: "Em verdade, vos digo que um de vocês me trairá". Neste momento, os discípulos começam a discutir entre si e se questionar quem seria o traidor de Jesus.

2 - Judas

Existem muitas características em torno de A Última Ceia. A primeira delas é que Leonardo da Vinci se pintou na retratação de Judas na obra. Ele está lá, como o traidor. O artista também preferiu não representar o símbolo da aliança de Deus com os homens, o Cálice Sagrado - o Santo Graal. Também é perceptível a falta do Cordeiro à mesa, prato tradicional na época.

3 - Maria Madalena

Segundo escritos de Leonardo da Vinci, a figura ao lado esquerdo de Jesus Cristo no quadro é o apóstolo João, que era descrito como puro. No renascimento, essa pureza era representada com traços femininos. Apesar disso, existem muitas teorias que apontam que aquela figura, na verdade, é de uma mulher. Para ser mais exato, de Maria Madalena.

4 - O número três

Se você prestar atenção, o número três está presente em vários elementos do quadro. Essa era uma forma de representar a santíssima trindade na arte. Ainda não notou esses elementos? Veja:

  • Três janelas ao fundo;
  • Grupos de apóstolos de três em três;
  • Jesus está posto de forma que se assemelha a um triângulo.

5 - Convento

A Santa Ceia foi pintada em um convento e, até hoje, está lá. Ela foi pintada na parede da sala de jantar do Convento de Santa Maria delle Grazie. Inclusive, em 1652, fizeram uma porta abaixo da obra, o que acabou destruindo os pés de Jesus Cristo. A obra é aberta para visitação até os dias de hoje, porém, sempre enche. Se você for visitar, se programe.

6 - Problemas

Essa obra passou por muitos problemas desde que foi construída. Em primeiro lugar, ela foi pintada direto na parede, porém, por ter aplicado a tinta a óleo no gesso, logo depois de pronta, ela já começou a demonstrar problemas na tintura e textura. No século XIX, o Imperador Napoleão ocupou Roma e ficou no convento, chegando a mandar os soldados colocarem os cavalos no local da obra, antes de repararem o erro.

Além disso, em 1943, a obra - e o convento inteiro - quase foi destruído depois de um bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial.

7 - Cópias

Giampetrino fez a primeira cópia da obra em 1520, lembrando que este era discípulo de Da Vinci. Sua cópia é considerada a mais fiel e bem feita do original. Isso não impediu que Giacomo Raffaelli, em 1818, fizesse uma cópia a pedido de Napoleão Bonaparte.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que é um apreciador de Leonardo da Vinci mas não tem dinheiro para ir visitar a Itália, aquele abraço.

Próxima Matéria
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+