• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia Willian Shakespeare

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      04/04/19 às 18h15

Pode até ser que você nunca tenha lido nenhuma de suas obras, mas você provavelmente sabe quem foi William Shakespeare. O escritor e dramaturgo inglês é tido como o maior escritor do idioma inglês e também o mais influente dramaturgo do mundo. Ele é o autor do clássico e também trágico romance, Romeu e Julieta. Esse muito provavelmente você conhece. O livro já ganhou diversas adaptações e é um dos romances mais populares do mundo.

William Shakespeare nasceu em 1564, em Stratford-upon-Avon, na região de Birmigham, sul da Inglaterra. Não é à toa que ele é considerado um dos maiores gênios da literatura mundial, e o seu trabalho criativo revolucionou a história do teatro. Shakespeare escreveu no total 37 peças teatrais, sendo 10 tragédias, 10 dramas e comédias, mostrando toda a sua versatilidade. E além das peças, ele ainda escreveu 154 sonetos. Confira alguns fatos sobre a vida e carreira de grande escritor que você provavelmente não sabia.

1 - Aniversário de nascimento e morte

Pelo que tudo indica, Shakespeare nasceu no dia 23 de abril de 1564. Coincidentemente, ele veio a falecer também no dia 23 de abril, mas do ano de 1616, com 52 anos de idade.

No entanto, a data do seu nascimento ainda é tema de discussão, já que não existe nenhum registro formal que comprove a data exata que o escritor teria nascido. Tudo que existe sobre isso, é um registro do seu batismo, que ocorreu em 26 de abril de 1564. Como naquela época, era muito comum que os bebês fossem batizados três dias após o nascimento, o dia 23 ficou como sendo a data do seu aniversário.

2 - Fama e fortuna

A grande maioria dos artistas daquela época só conseguiram fama e riqueza após a morte. Isso não aconteceu com Shakespeare, ele recebeu todos os créditos por suas obras ainda em vida. Suas peças fizeram dele um homem muito rico. Quando tinha 33 anos, o escritor comprou a maior casa de Stratford, e 107 acres de terra na mesma cidade.

3 - Família e descendência

Shakespeare vinha de uma família humilde e tinha sete irmãos. Em 1582, ele se casou com Anne Hathaway (não a atriz de O Diabo Veste Prada). No entanto, o seu casamento foi bastante polêmico na época. Anne era oito anos mais velha do que ele e estava grávida do primeiro filho do casal.

Juntos, William e Anne tiveram três filhos: Susanna, cuja a única filha não deixou herdeiros, e os gêmeos Hamnet, que morreu ainda na juventude e Judith que os filhos morreram antes de se casar. A sua linhagem terminou com a morte da sua neta Elisabeth, em 1670.

4 - Dicionário

Algo que poucas pessoas sabem é que Shakespeare foi o responsável por criar algumas palavras que até hoje são usadas no idioma inglês. Analisando todas as suas obras, o escritor usou 28.829 palavras diferentes. Inclusive, alguns pesquisadores sugerem que ele tinha um vocabulário de cerca de 100 mil palavras, o maior de todos os tempos. O famoso dicionário Oxford English Dicitionary creditou a Shakespeare mais de 3 mil palavras usadas atualmente na língua inglesa. Palavras como "addiction" (vício), "obsene" (obsceno) e "lonely" (solitário) por exemplo, foram criadas por ele.

5 - Shakespeare fumante?

Não se sabe com certeza, mas segundo um estudo feito na África do Sul, Shakespeare provavelmente era fumante. Depois de encontrar 24 cachimbos, com mais de 400 anos, onde provavelmente era o jardim do escritor, os pesquisadores acreditam que Shakespeare fumava enquanto escrevia suas obras. E possivelmente usava essas substâncias devido suas propriedades de estimulação mental.

6 - Segundo mais citado

A grandiosidade das obras de Shakespeare ultrapassa gerações. Segundo a Literary Encyclopedia, o seu legado literário são as segundas obras mais citadas desde sempre. O escritor perde apenas para a Bíblia, que é a obra mais citada em todo o mundo.

7 - Legado memorável

Além de ter suas obras consideradas as segundas mais citadas no mundo, elas também receberam o título de terceira mais influente da história. Em 2015, a obra completa de Shakespeare foi nomeada a terceira mais influente. Suas obras ficam atrás apenas de A Origem das Espécies, de Charles Darwin, e o Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels.

E você, o que achou desses fatos sobre a vida de William Shakespeare? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+