icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas que você nunca soube sobre o nosso planeta

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      17/10/17 às 17h34
capa do post 7 coisas que você nunca soube sobre o nosso planeta

Nosso planeta é sem dúvida um lugar incrível e misterioso. A Terra já está flutuando por aí no espaço já tem uns bons 4.5 Bilhões de anos e já passou por poucas e boas.  Por exemplo, 5 grandes extinções e alguns punhados de meteoritos caindo nos lugares mais inusitados. Contudo, nossa amada Terra está aí firme e forte resistindo contra todas as ameaças (inclusive a nossa). Tantas coisas nós temos para aprender com ela, pois a grande verdade é que nós a conhecemos a muito pouco tempo.

A Terra é fantástica e possui muitas histórias para nos contar, tudo que precisamos é escuta-la. Fatos Desconhecidos traz 7 coisas que provavelmente você não sabia sobre esse planeta que mal conhecemos, mas já consideramos "pacas".

1 - Monte Everest não é a maior montanha do mundo

No Hawaii existe um vulcão chamado Mauna Kea que alcança atitude de 4.205 metros acima do nível do mar. Contudo, A maior parte deste vulcão está submerso. Se medirmos à partir da base do Mauna Kea, você terá a medição de 10.203 metros de altura, que é 1.355 metros maior que o Monte Everest

2 - O local mais seco do mundo é localizado na Antártica

Muitas pessoas acreditam que o lugar mais seco do mundo se localiza no deserto do Atacama, mas nas verdade esse título vai para os Vales Secos de McMurdo. Localizado na Antártica, essa região não tem uma chuvinha a aproximadamente 2 milhões de anos. A velocidade do vento nesse local pode chegar a 320 Km/h.

3 - O planeta só possui 3% de água potável

A não ser que você queira beber água do mar e morrer (aqui o que acontece se você beber água salgada demais) é melhor começarmos parar de poluir nossas reservas e rios. Sim, Terra planeta água, mas Terra planeta água salgada. 97% da água do planeta não é consumível. 70% da água potável do planeta hoje está congelada em geleiras e 20% no Lago Baikal localizado na Russia e Mongólia.

4 - A lua já fez parte de nosso planeta

Alguns cientistas sugerem que a 4.36 Bilhões de anos atrás a Terra se chocou com um objeto que, hipoteticamente, possuía a mesma massa de nosso planeta. Esse objeto foi chamado de Theia. Com a colisão de Theia e a Terra veio a se formar  a Lua, nosso único satélite. Isso daria uma bom mito grego não é mesmo?

5 -Estados vizinhos pode ter 24 horas de diferença

Sim, e isso é bem curioso não é mesmo? Apesar da Samoa Americana ter somente 2,000 km de distância das Ilhas de Kiribati, a diferença no fuso é de 25 horas. Isso realmente iria confundir sua relógio biológico.

6 - Um organismo unicelular já extinguiu toda vida na Terra.

No período permiano, existiam vários bichos bem bacanas como insetos gigantes e lagartos igualmente grandes. Bom, ai surgiu um camarada, que na verdade era uma bactéria chamada Methanosarcina, e extinguiu 90% de todas as espécies do planeta. Sim, um organismo unicelular pode causar esse estrago.

7 - Pangeia Última

Antigamente, ali por volta de 335 - 175 milhões de anos atrás, existia um super continente chamado Pangeia, que antes de se separar e formar o que conhecemos pelos continentes hoje em dia, era uma grande massa de terra.  Muitos anos se passaram, e essa massa de terra se dividiu em duas grande massas de terra. Essas massas de terra se dividiram em 7 massas de terra menores, os continentes. Cientistas teorizam que tudo indica que teremos uma nova Pangeia da alguns milhões de anos.  Pageia Última foi o nome dado para essa nova união dos continentes.

E aí, curtiu a matéria? Deixe seu comentário abaixo e nos conte o que você acha de mais fantástico no nosso planeta!


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest