• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você nunca soube sobre os verdadeiros vikings

POR PH Mota    EM História      02/01/17 às 16h29

Quando você pensa em antigos guerreiros brutais, os Vikings com certeza garantem um lugar no topo dessa lista. Com seu talento para serem guerreiros impiedosos e valentes, se tornaram renomados conquistadores e inventores primitivos do passado de nosso mundo.

Geralmente, não aprendemos muito sobre esses singulares guerreiros na escola ou nas aulas de história. A maior parte do conhecimento sobre os vikings costuma vir de obras da ficção, como livros, filmes, jogos ou animações. Por causa disso, nem todo mundo é o maior especialista quando o assunto são esses guerreiros.

Para esclarecer alguns mitos e desvendar algumas informações, confira esta lista com segredos que vão te explicar o mundo viking.

1 - Vikings não usavam capacetes com chifres

1

Apesar de muitas obras apostarem nos retratos dos vikings vestindo elmos com chifres imensos, os verdadeiros capacetes desses guerreiros eram simples sem nenhum adorno. Ninguém tem muita certeza de onde vieram as representações com chifres, com suspeitas apontando para pintores do século 19 inspirados por descrições de gregos e romanos antigos. Bem antes da era viking, no entanto, povos nórdicos e germânicos pagãos tinham sacerdotes que utilizavam os chifres em alguns capacetes para realização de cerimônias.

2 - Vikings eram extremamente ativos no mercado de escravos

2

Um dos motivos chave para a riqueza das tribos vikings era a sua participação no mercado de negociação de escravos. Eles costumavam capturar e escravizar mulheres e jovens homens quando atacavam e roubavam acampamentos de povos saxões, celtas e eslavos na intenção de trocá-los por riquezas e outros recursos. Os escravos eram negociados em mercados por vários lugares do mundo, incluindo gigantes mercados de escravos no Oriente Médio.

3 - Vikings utilizavam pedras especiais para navegar

3

Por meio da compreensão de diferentes formas de reação da luz solar com uma pedra chamada de Espato da Islândia, os vikings eram capazes de navegar utilizando o sol, mesmo em dias nublados. O pedra gera uma polarização da luz que cria uma linha amarela que aponta para o sol. Por conta disso, a reação da luz permitia que os vikings conseguissem determinar o leste e o oeste com facilidade na hora de se aventurar nos mares.

4 - Vikings enterravam os mortos em barcos

4

Os vikings eram extremamente orgulhosos de seus barcos e, por conta disso, era uma grande honra ser enterrado em um deles. De acordo com a mitologia nórdica, os guerreiros renomados eram recebidos em reinos festivos após a morte. Eles acreditavam que os veículos que os serviam durante a vida poderiam ser úteis na morte, e por isso eram colocados nos barcos. Para os guerreiros mais especiais, existia uma honra ainda maior que consistia em colocar foco no barco, que era colocado no mar com o corpo do viking.

5 - Vikings preferiam visual loiro

5

Para se encaixar em padrões de beleza da época, os vikings morenos (em sua maioria homens) utilizavam uma forte mistura de sabão com uma espécie de água sanitária para clarear o cabelo. Em algumas regiões, era comum que o cosmético também fosse aplicado nas barbas. Além de deixar os cabelos escuros o mais próximo possível do loiro, também ajudava a eliminar vermes e piolhos de seus pelos.

6 - Vikings eram extremamente higiênicos

6

Baseado em evidências arqueológicas, os vikings eram conhecidos por ter uma higiene excelente. Quando acampamentos vikings foram escavados, foram encontrados lâminas, pentes e limpadores de ouvido feitos com ossos e peles de animais. Além disso, os vikings eram conhecidos por tomar banho um vez na semana, o que era considerado muito para a maioria dos europeus da época. O acesso à águas termais os ajudava a manter o hábito e manter a pele limpa e saudável.

7 - Vikings não eram um grupo único

7

O termo viking é muito generalizador. Na verdade, nem todos os povos que chamamos assim se viam dessa forma. Eles costumavam usar os termos referentes a suas origens, como escandinavos ou nórdicos. Durante a era dos vikings, a região em que hoje estão Dinamarca, Noruega e Suécia era uma verdadeira confusão de tribos que lutavam entre si e batalhavam por territórios, escravos e recursos.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre esses incríveis guerreiros? O que mais te surpreendeu?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+