icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas que você precisa lavar ou limpar antes de usar pela primeira vez

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      03/10/18 às 18h39
capa do post 7 coisas que você precisa lavar ou limpar antes de usar pela primeira vez

O ser humano lida muito bem com a limpeza. Hoje nós tomamos religiosamente mais de um banho por dia. Quando vamos nos alimentar, é normal lavar a comida antes de qualquer coisas. É preciso limpar legumes, frutas e grãos antes de prepará-los. O carro costuma passar por uma limpeza geral pelo menos umas duas vezes por mês e na casa, apesar da faxina ser periódica, é necessário dar uma organizada diária. Ou seja, para vivermos em um ambiente higiênico e ficarmos livres de problemas recorrentes da sujeira, nós sempre tentamos manter tudo limpo para uso.

Normalmente, costumamos cometer apenas um erro frequente de higienização: não limpar ou lavar coisas novas. Costumamos pensar que quando adquirimos um item novo, ele vem limpo da loja, pronto para uso. As coisas não funcionam muito bem assim, e quando compramos algum item doméstico e/ou pessoal novo, é preciso lavá-lo antes de usá-lo pela primeira vez. Listamos 7 coisas que você precisa lavar ou limpar antes de usar pela primeira vez.

1 - Roupas

Estamos acostumados a comprar roupas novas e acharmos que elas estão limpas. Muitas pessoas acabam de comprá-las e já saem da loja usando. Infelizmente esse hábito não é saudável e pode trazer consequências. A primeira razão é que nunca sabemos em que estado o produto estava sendo mantido até chegar em nossas mãos. Além disso, elas podem trazer fungos e micro-organismos no tecido, que são prejudiciais a saúde e podem causar problemas no organismo. Tudo isso seria facilmente evitado com uma passada breve pela água e pelo sabão.

2 - Sapatos

Sapatos são muito propensos a trazer uma infinidade de fungos para os seus pés. Antes de usá-los pela primeira vez, é indispensável que você faça uma limpeza anteriormente. Ao invés de lavá-lo com água e sabão, você tem outras opções mais interessantes para manter a longevidade do sapato. Você pode optar pelo spray desinfetante ou então por um spray com solução de formalina (15%) ou clorexidina (1%). A essência acética também é uma boa opção.

3 - Assessórios de manicure

Não são só nos salões de beleza que é necessário desinfetar os produtos de limpeza adquiridos antes do uso. Em casa, recomenda-se não só limpar os itens de manicure novos, como também os já usados há um bom tempo. Compre um desinfetador na farmácia mais próxima, e borrife nos itens comprados.

4 - Escova de dentes

Antigamente, devido a escova de dentes ser feita de algumas partes de porco e possuir cavidades em sua extremidade, limpava-se uma escova nova escaldando-a em água fervente. As escovas de dentes atuais são feitas de material poliméricos que não necessitam necessariamente de uma desinfecção completa. O suficiente para uma boa limpeza é uma passada por água morna e sabão.

5 - Panela

Pratos e panelas não são estéreis quando saem da loja para a sua casa. Todos eles precisam ser lavados antes de serem utilizados. A maioria deles precisa de uma boa lavada com bucha, água, sabão e detergente para que a limpeza seja completa. Porém panelas totalmente de ferro, sem revestimento de outro material, precisam de um cuidado a mais. Nelas é preciso a passagem de um pano seco inicial, para depois uma passada por água fervente e detergente. Após isso, é necessário a calcificação da panela com sal, isso eliminará odores ruins. Isso cria uma camada protetora que impede a corrosão e tem pequenas propriedades antiaderentes.

6 - Geladeira

Acredite ou não, é necessário limpar a geladeira nova que adentra a sua casa. Além de panos molhados e detergente, é bom passar uma solução de bicarbonato de sódio dissolvido em água para matar certos fungos e bactérias. É bom limpar todos os cantos da geladeira, sem nenhuma exceção.

7 - Fogão

Muitas pessoas não têm a cultura de limpar um fogão novo, mas é extremamente necessário. Muitas vezes, devido a várias substâncias na hora da fabricação, existem fungos e bactérias no fogão. Para a limpeza, todas as chamas devem ser acendidas no fogo máximo para calcificar o fogão. Lembrando que a cozinha precisa estar aberta e bem ventilada, uma vez que os odores que sairão com a calcificação são bem fortes.

E aí, curtiu essa lista? Conhece outras coisas que precisam ser limpas antes de serem usadas pela primeira vez? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E para você que sempre faz aquela limpeza antes da primeira vez, aquele abraço.


Próxima Matéria
Via   A  
Imagens L Netshoes ML
avatar Toni Nascimento
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest