• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você precisa saber sobre a Batgirl

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      15/08/18 às 11h47

A chegada de Mulher Maravilha nos quadrinhos foi um marco na história da nona arte. A super-heroína abriu portas para tantas outras que vieram depois. Ela é o principal nome feminino da DC Comics, sendo parte da Trindade da editora e integrando os Sete Originais. Por isso, é apenas natural que ela tenha feito o mesmo caminho no cinema. Seu filme solo em 2017 fez tanto sucesso que Warner Bros/DC decidiu investir mais em outras heroínas. Entre as quais está Batgirl.

A personagem é parte icônica do universo Batman. Criada por Bill Finger, com a arte de Sheldon Moldoff, ela teve sua primeira aparição em Batman #139, de 1961. Embora Betty Kane tenha sido a primeira mulher sob o manto, ela foi substituída seis anos depois por Barbara Gordon. Desde então, ela passou a ser o nome mais associado à heroína. Apesar de já ter versões live action de Batgirl, ela nunca teve um filme solo. Contudo, isto está prestes a mudar. A personagem está nos planos da Warner para ser adaptada para as telonas, dessa vez, em uma aventura solo. Por isso, separamos alguns fatos que você precisa saber sobre ela.

1 - Batgirl é um manto

Diferente de outros tantos casos, Batgirl é um manto que, desde sua criação foi ocupado, no mínimo, por quatro mulheres. Embora Barbara Gordon seja a mais icônica, os leitores de quadrinhos possuem muito carinho por Cassandra Cain também. Na era pré-Crise, a primeira a assumir o título foi Betty Kane, sobrinha de Kate Kane, a Batwoman. No entanto, após os eventos de Crise nas Infinitas Terras, ficou estabelecido que ela nunca havia sido Batgirl, mas sim a heroína Labareda.

2 - Barbara Gordon

Com o tempo, Barbara Gordon se tornou a Batgirl mais popular, assumindo arcos importantes dentro do universo DC. Filha do Comissário Jimmy Gordon, ela aprendeu a se defender desde pequena. Foi com ele também que ela aprendeu sobre leis e o sistema policial da cidade. Barbara é doutora em Biblioteconomia, tendo trabalhado muito tempo na área. Um de seus arcos mais famosos aconteceu em A Piada Mortal, de Alan Moore, onde Barbara é baleada por Coringa e fica paraplégica. Sem poder exercer suas atividades como Batgirl, ela assume a identidade de Oráculo, funda das Aves de Rapina e se transforma na melhor hacker do mundo. Dessa forma, ela não apenas liderava sua equipe, mas também ajudava outros diversos heróis com informações e assistência via internet. Contudo, 23 anos depois, no reboot Novos 52, essa parte da sua história foi apagada e, teoricamente, Barbara nunca se aposentou de ser Batgirl.

3 - Cassandra Cain ganhou série solo

Fato curioso, mesmo sendo bastante popular e querida entre os leitores, Bargirl nunca teve sua própria revista. Dado a sua fama e mesmo história passada, muitos fãs sempre assumiram que Barbara Gordon seria a primeira personagem a ser honrada com título exclusivo. Surpreendendo um bocado de gente, a DC Comics entregou o momento à Cassandra Cain. Assim, em 2000, a heroína teve suas aventuras registradas na primeira série solo da Batgirl. Ela teve publicação mensal por seis anos e concedeu a personagem histórias pessoais e missões atraentes e interessantes o suficiente para disputar o lugar com Barbara no coração dos leitores.

4 - Barbara Gordon e a controvérsia na era Novos 52

A paralisia de Barbara Gordon após os eventos de A Piada Mortal foi bastante controversa na época. Não porque aconteceu, mas pela brutalidade de como se sucedeu. Depois da tempestade, porém, a personagem foi designada a outro posto. Como Oráculo, Barbara assumiu uma postura mais madura e sensata. Além de se tornar a pessoa mais competente na área. Depois de duas décadas no posto, mais polêmicas foram geradas quando a editora anunciou que ela deixaria a cadeira de rodas.

Gail Simone foi responsável pelas histórias da personagem por anos e foi uma grande defensora a colocá-la em pé novamente. Na história, Barbara passa por uma cirurgia experimental na África do Sul e, depois, com muita fisioterapia, ela conseguiu recuperar os movimentos das pernas. A controvérsia da vez se deu justamente por terem tirado essa parte de sua história. Para muitas pessoas, esse foi um retrocesso para com personagens com deficiência.

5 - Gladiador Dourado tentou impedir Coringa

Geoff Johns e Jeff Katz conseguiram explorar A Piada Mortal sem forçar um reaproveitamento do material clássico. No arco No Joke, da série solo do Gladiador Dourado, o herói volta no tempo para evitar que Barbara seja baleada. Na primeira tentativa, ele chega atrasado, porém, não desiste. Michael volta ao laboratório de Rip Hunter e pede para ser enviado novamente. Assim, claro, cada vez que ele volta e altera algum padrão, o futuro sofre as consequências. Por fim, ele aceita que certas coisas não podemos mudar.

6 - Já foi amiga de Hera Venenosa

Na série animada The Batman é revelado que Barbara Gordon e Pamela Isley se conheceram na escola. Elas se tornaram melhores amigas na época, contudo, a amizade não durou por muito tempo. Com o desenvolvimento da história, as duas seguem caminhos diferentes e suas filosofias de vida entrem em conflito. Assim, Barbara se torna a heroína Batgirl, enquanto Pamela assume a identidade da anti-heroína Hera Venenosa.

7 - Vem filme aí!

Em 2017, a Warner Bros/DC anunciou que faria um filme solo da Batgirl, com Joss Whedon - recém-chegado à casa - no comando. Entretanto, o projeto ficou parado por algum tempo, até Liga da Justiça ser a bomba do ano do estúdio. Com os bastidores na maior confusão, muitos pensaram que a Warner havia desistido da ideia. Contudo, o projeto permanece vivo e tudo indica que o futuro da DC no cinema está repleto de heroínas. Recentemente tivemos a confirmação de Aves de Rapina, com a volta de Margot Robbie como Arlequina. Pouco tempo depois, o estúdio anunciou a produção do longa Supergirl e revelou que Batgirl continua nos planos. Agora, a Warner procura por diretoras para assumir os projetos e iniciar a pré-produção. Oremos!

 

Próxima Matéria
Via   SR  
Imagens WPC Pinterest YS SR YY ZC
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+