• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você precisa saber sobre Kamala Khan, a Ms. Marvel

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      26/08/19 às 14h17

Esse ano, o universo cinematográfico da Marvel apresentou ao mundo a Capitã Marvel. Agora, com o novo serviço de straming da Disney, os fãs do MCU conhecerão Kamala Khan, a atual Ms. Marvel. A personagem foi criada por Sana Amanat e Stephen Wacker e apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 2013. O sucesso veio, porém, um ano depois, quando a heroína ganhou sua revista solo. Escrita por G. Willow Wilson e ilustrada por Adrian Alphona e Jamie McKelvie, os quadrinhos da Ms. Marvel fizeram de uma safra renovada da editora e deu muito certo.

Kamala Khan é uma adolescente de origem muçulmana, algo que tem peso maior em sua vida. Assim como todos os jovens de sua idade, ela também possui conflitos de identidade. Sofre, em particular, com o racismo em seu convívio social. Gente como a gente, Kamala é uma inumada, que tem seus poderes despertados quando sai escondido de casa para uma festa e tem contato com a névoa terrígena. Uma das integrantes mais jovens dos Vingadores, vale a pena conferir suas aventuras. Por isso, saiba mais um pouco sobre quem é Kamala Khan, a Ms. Marvel!

1 - Sem conexão com Capitã Marvel

Os mantos de super-heróis tendem a passar por várias identidades. Apesar de associarmos certos nomes com determinadas figuras, os personagens mais antigos já tiveram seus legados continuados por outras pessoas. Dessa forma, temos diversas versões do Homem-Aranha sem Peter Parker, alguns Capitão América sem Steve Rogers, Wolverine sem Logan e mesmo Batman sem Bruce Wayne. Normalmente, o manto é passado para algum membro da família ou, em alguns casos, para o sidekick. Por isso, é normal imaginar que Capitã Marvel e Ms. Marvel tenham algum tipo de conexão. Inclusive pelo próprio nome.

No entanto, Carol Danvers e Kamala Khan não possuem nenhum vínculo. Ao menos de início. Kamala adquire seus poderes mais ou menos na mesma época em que Carol assume o nome de Capitã. Lembrando que antes ela atuava como Ms. Marvel. O único motivo pelo qual a jovem escolhe o mesmo nome é porque Carol era sua heroína favorita. Eventualmente, as duas se conhecem e Capitã Marvel exerce o papel de mentora para Kamala.

2 - Ela é uma inumana

Quando a personagem foi criada, os direitos de adaptação dos X-Men ainda estavam com a 20th Century Fox. Assim, a Marvel Comics usava cada vez mais os inumados nos quadrinhos. Caso Kamala Khan tivesse aparecido anos antes, muito provável de ela ser uma mutante. Porém, não foi o caso. Diferente dos mutantes que nascem com o gene X, os inumanos é uma raça humana alterada geneticamente pelos Kree. Eles só têm seus poderes manifestados se entraram em contato com a névoa terrígena.

3 - Poderes sem limite

 

Os poderes de Kamala Khan se diferenciam bastante da Ms. Marvel original. Sua maior habilidade é alterar a forma do seu corpo. Ela consegue aumentar ou diminuir sua altura, assim como flexibilizar seus membros, à lá Senhor Fantástico. Algo que faz com certa frequência é inflar os as mãos, para conceder mais potências aos seus socos. Devido a sua habilidade morfológica, Kamala também tem a capacidade de se transformar em qualquer pessoa, alterando sua estrutura física por completo.

Uma de suas maiores vulnerabilidades são os pulsos eletromagnéticos, pois interferem diretamente nos seus poderes de elasticidade. Ou ponto que vale destacar é sua habilidade de cura. Embora seja mais rápida que o normal, ela só funciona quando Kamala está no seu estado normal. Ou seja, para se curar, ela precisa permanecer em sua forma original.

4 - Nerd como a gente

Um dos maiores carismas de Kamala Khan é o fato de ela espelhar tão bem os adolescentes do mundo real. E, por que não, os adultos. Assim como boa parte da comunidade nerd, ela é apaixona por cultura pop. Ela admira os heróis a ponto de ter pôsteres dos Vingadores e outros na parede de seu quarto. Ela conversa com seus amigos sobre as missões da equipe e a respeito de alguma figura em particular. Ela surta ao conhecê-los de perto, possui redes sociais, lê quadrinhos, joga videogames e, como se não bastasse, ela ainda escreve fanfics. Além de ter dezenas de shipps e sem vergonha de admitir. Kamala Khan representa bem a comunidade.

5 - De origem muçulmana

Kamala é a primeira heroína muçulmana da Marvel Comics. Ela é a caçula de uma família paquistanesa. Apesar de ter nascido em solo americano, ela e sua família são bem religiosos. Contudo, eles fazem parte de uma comunidade mais liberal. Ou seja, embora possuam suas crenças e façam seus rituais sagrados, não limitam as experiências da vida como a outra parte da sociedade muçulmana.

6 - Não reside em Nova York

 

Por incrível que parece, Kamala Khan não é de Nova York. Indo na contramão de quase 95% dos principais heróis da editora, a jovem heroína nasceu e vive em Nova Jersey. Uma escolha muito boa, pois permite que a ela agir com mais liberdade na cidade. Sem pensarmos por que tal herói não apareceu para ajudá-la. G. Willow Wilson comentou que a decisão foi "um aspecto enorme da Ms. Marvel, dar a uma personagem secundária, um lugar secundário para agir. De acordo com ela, isso permite com que a heroína encontre sua própria persona.

7 - Série de quadrinhos premiada

Para ter ideia do sucesso alcançado pela publicação de Ms. Marvel, o quadrinho ganhou diversos prêmios desde seu lançamento. A série já recebeu indicação aos Eisner Awards, o prêmio máximo da nona arte. Algo que, por si só, já é uma honra. Outra grande conquista do título foi, não apenas ser indicado, como levar para casa o Hugo Award de 2015 na categoria de quadrinhos. Essa é a maior premiação do gênero fantasia e ficção científica.

Próxima Matéria
Via   SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+