• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você precisa saber sobre o Shazam antes de falarmos sobre o filme

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      23/07/18 às 15h36

Mais uma edição da San Diego Comic Con chegou ao fim. Este ano, é seguro dizer que a DC teve a melhor edição em anos. Após perder o caminho de casa em Liga da Justiça, a empresa tirou um tempo para respirar e reorganizar suas estratégias. Assim, ela apresentou projetos novos e trouxe prévias de seus filmes mais aguardados. O evento foi importante porque mostrou que a DC não precisa cancelar tudo e começar de novo. Prova disso é Shazam!

Na época do anúncio, ninguém esperava que Shazam seria a nova aposta da Warner/DC. Contudo, ele se mostrou a melhor escolha para estabilizar o universo cinematográfico. O filme teve seu primeiro trailer divulgado sábado, durante o painel do estúdio na Comic Con. Pelo vídeo, tudo indica que o longa será incrível, com fortes chances de agradar tanto os leitores de quadrinhos quanto os novos espectadores. No geral, o trailer agradou bastante, porém, parte do público ainda não conhece tão bem o herói. Pensando nisso, separamos alguns fatos que podem facilitar o entendimento aos principantes.

1 - A história do "dois em um"

O conceito do personagem é um dos mais originais do gênero. Billy Batson é um garoto órfão que, depois de passar por vários lares adotivos, acaba com a família Vásquez. Quando planeja outra fuga, ele é transportado ao local conhecido como Rocha da Eternidade. O lugar abriga um mago milenar conhecido como Shazam, que procura, há milhares de anos, um campeão para conceder seus poderes para ajudá-lo a derrotar uma terrível ameaça. Ele analisa a alma de Billy, mas percebe que o garoto não é perfeitamente bom.

Billy então diz ao Mago que ele nunca encontraria uma pessoa assim, pois não existe ninguém completamente bom ou ruim. Reconhecendo as sábias palavras do garoto, o Mago acredita em seu potencial para ser grandioso. Assim, ele concede ao órfão poderes mágicos. Billy se transforma em um homem adulto e forte ao pronunciar "Shazam". A palavra é um acrônimo para os deuses da mitologia greco-romana Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio. Ao ser dita, ele recebe seus respectivos poderes: sabedoria, força, vigor, poder, coragem e velocidade.

2 - Capitão Marvel ou Shazam?

O personagem nem sempre pertenceu à DC Comics. Ele foi criado por C. C. Beck e Bill Parker para a Fawcett Comics em 1940. A ideia surgiu granças ao sucesso de Superman. Todas as editoras desejavam ter sua versão do kryptoniano. Por um tempo, no caso do Capitão Marvel, a popularidade chegou a ser superior à do Homem de Aço. A DC não gostou nada da competição e, alegando plágio, levou o caso à justiça. A disputa correu por um tempo, até que as histórias de super-heróis perderam a fama. A Fawcett estava falida e acabou vendendo os direitos do personagem para a DC Comics. O herói voltou às páginas na década de 1970. Porém, na época, a Marvel Comics foi mais esperta e registrou o nome Capitão Marvel.

A DC tentou divulgar seu novo herói como Shazam, mas isso não impediu os leitores se referirem a ele como Capitão Marvel. Afinal, foi o nome que lhe rendeu tanto sucesso. O costume durou por anos e, vez ou outra, confundia novos leitores. Foi apenas em Os Novos 52, o reboot de 2011, que a DC oficialmente alterou o nome do herói. Assim, o antigo Capitão Marvel passou a ser conhecido apenas como Shazam.

3 - Ele é um dos personagens mais fortes do universo DC

Shazam é um dos poucos personagens que conseguem sair no braço com Superman. Billy pode ser apenas uma criança, porém, uma vez transformado, ele adquire os poderes de deuses. Não por acaso, ele é um dos integrantes da Liga da Justiça, colocado como um dos membros fundadores da equipe em Os Novos 52. Ao pronunciar a palavra mágica, ele combina a sabedoria de Salomão; a força de Hércules; o vigor de Atlas; o poder de Zeus; a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. Inclusive, Shazam também entra para a seleta lista de heróis que já derrotaram o Homem de Aço.

4 - Adão Negro e Doutor Silvana são seus principais inimigos

Todo herói possui, pelo menos, um nêmesis. Shazam tem dois: Adão Negro e Doutor Silvana. O primeiro tem todos os atributos do herói. Isso porque, antes de Billy Batson, existiu outro campeão. Adão era um escravo no Antigo Egito. Ao receber os poderes do Mago Shazam, Adão libertou os outros escravos, mas foi corrompido pelo poder. Ele foi atrás dos malfeitores a fim de puni-los pelo que fizeram. Adão ficou tão descontrolado que o Mago precisou aprisioná-lo por tempo indeterminado. A DC ainda tem planos de levar o personagem ao cinema com Dwayne Johnson no papel.

Por outro lado, Doutor Silvana é um brilhante cientista que usa seu intelecto para causar destruição. Desde a morte de sua esposa, ele se tornou um homem amargurado e sem nenhuma fé na humanidade. Por muitos anos ele foi representado de forma caricata, oscilando entre o trágico e o cômico. Apesar disso, ele tem um dos mais altos intelectos dos quadrinhos. Além da ciência humana, Dr. Silvana também conhece boa parte da vida extraterrestre. Ele fez um autoexílio da Terra e passou um tempo em outro planeta, aprendendo tudo que podia sobre outras raças e ciências. Vivido por Mark Strong, o personagem será o principal vilão do filme.

5 - A DC não adotou a fórmula Marvel

Depois da divulgação do primeiro trailer, várias pessoas se surpreenderam por ver cores e humor em um filme da DC. Logo começaram os comentários sobre ela ter aderido à "fórmula Marvel". A suposição não poderia estar mais errada. Sim, o tom do filme está diferente dos anteriores, mas isso não se deve à Marvel, e sim aos próprios quadrinhos. Em particular aos Novos 52, a principal base para esta adaptação. No material original, Shazam é exatamente do jeito que foi retratado no trailer. Divertido, bem-humorado e sem noção. Junto com Freddy, seu irmão adotivo e melhor amigo, muitas vezes ele se mete em encrencas pequenas. Situações típicas de uma criança que acaba de adquirir superpoderes e não sabe o que fazer com eles. Muitos filmes da DC são sérios porque seus quadrinhos são assim. Porém, o caso não se aplica a Shazam.

6 - Não se engane pelo tamanho

Shazam é forte como Hércules, poderoso como Zeus e sábio como Salomão, apesar disso ele ainda é uma criança embaixo disso tudo. É importante lembrar que a consciência de Billy não desaparece quando ele está como Shazam. Não existe uma entidade que incorpora nele: Billy apenas recebe superpoderes e, no fundo, é apenas um garoto. Por isso, ele se empolga ao descobrir que armas de fogo não fazem efeito em sua pele e bebe refrigerante depois de impedir um assalto. São atitudes condizentes a alguém da sua idade. A sabedoria de Salomão não se aplica a situações corriqueiras. Mesmo transformado em Shazam, a personalidade de Billy está presente.

7 - O filme

Poucas informações haviam sido divulgadas até o último sábado (21). Após o painel na Comic Con, porém, já sabemos qual caminho o filme seguirá. A base da adaptação são as histórias do personagem nos Novos 52. No trailer, vemos que o diretor David F. Sandberg pegou quase quadro a quadro dos quadrinhos e passou para a tela. O ambiente de Shazam! fará parte do universo estendido da DC. No vídeo, vemos referências aos eventos ocorridos em Homem de Aço e em Liga da Justiça. Freddy, por exemplo, usa camisas de Aquaman e Batman em momentos diferentes do trailer. Apesar do longa ser uma história de origem independente, ele não deixa de estar conectado aos seus antecessores.

Shazam! tem estreia marcada para o dia 5 de abril de 2019.

Próxima Matéria
Via   WC     GDQ     IMDB  
Imagens Youtube RS DS CBR DCC MS OV
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+