• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você precisa saber sobre Os Eternos, a nova aposta da Marvel

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      08/04/19 às 15h33

Jack Kirby é uma das maiores lendas das histórias em quadrinhos. Seu legado dentro da nona arte é inquestionável. Embora tenha trabalhado na DC Comics por certo tempo, suas maiores criações podem ser encontradas na Marvel Comics. Kirby trabalhou na editora quando a empresa era a Timely Comics. Ficou afastado do local devido à diferenças criativas com Martin Goodman, o dono na época. Entretanto, quando voltou em meados da década de 1970, levou consigo a ideia dos Eternos.

Os Eternos, ao lado de Novos Deuses, é considerada a obra máxima do lendário Jack Kirby. O artista criou um universo especial para esses personagens e o explorou ao máximo. Em 2006, Neil Gaiman reviveu esse mundo em um especial de sete volumes e com arte de John Romita Jr. Com todo o respeito ao trabalho de Kirby, o escritor aprofundou na mitologia desses seres imortais.

Agora, a Marvel Studios aposta na raça humanoide para ser um dos carros chefes do seu universo cinematográfico. A seguir, separamos algumas coisas que você precisa saber para se animar com o futuro filme.

1 - Versão Novos Deuses da Marvel

Quando Jack Kirby estava na DC Comics, ele criou o Quarto Mundo e introduziu a mitologia dos Novos Deuses nos quadrinhos. O artista desenvolveu um universo especial para eles, com histórias próprias, conflitos, poderes, personagens e tudo bem independente dos outros heróis. Kirby gostou tanto da sua criação na DC que, ao voltar para a Marvel, resolveu fazer tudo de novo. Porém, dessa vez, ele chamou sua criação de Eternos.

2 - À parte do universo Marvel Comics

Jack Kirby nunca foi muito fã de continuidades compartilhadas. Na verdade, esse detalhe o irritava profundamente. O artista não se importava em dividir personagens, mas se incomodava quando os outros escritores começavam a ligar heróis de diferentes universos. Para ele, o mais importante era sempre a história em si e não como ela, de alguma forma, se conectava com outra.

Dessa forma, quando Kirby retornou à Marvel Comics e criou os Eternos, ele fez questão de mantê-los separados dos outros personagens da editora. Assim como fez com Novos Deuses, ele desenvolveu um mundo à parte dos heróis já existentes. Uma escolha que lhe proporcionou se aprofundar nos personagens e na mitologia, explorando ao máximo a mais recente criação.

3 - Quem são os Eternos?

Os Eternos são frutos do estudo e da manipulação genética realizada pelos Celestiais quando estes visitaram a Terra pela primeira vez. São seres altamente evoluídos, criados em períodos diferentes. A primeira geração foi originada na fase conhecida como Alvorecer do Homem. Atualmente, existem cinco delas. Os Eternos possuem a Unimente, uma estrutura mental capaz de interligar a consciência da espécie, algo que os permite ativar seu potencial máximo.

4 - Lendas imortais

Os Eternos são a consequência da alteração genética realizada pelos Celestiais. Portanto, de toda a forma, eles são seres imortais. Contudo, sua presença no universo é tão antiga que suas imagens passaram a ser associadas à de antigos deuses gregos e romanos. Por exemplo, acredita-se que o velocista Makkari era o deus Mercúrio. Assim com Thena era a deusa Atena e Sersi, com sua habilidade de transmutar objetos, seria a feiticeira grega Circe.

5 - Os Deviantes

No Quarto Mundo da DC Comics temos a Nova Gênese, o lado bom, e Apokolips, o lado maligno. Jack Kirby seguiu o mesmo caminho na Marvel. Se por um lado os Eternos refletem o que há de melhor, os Deviantes são o oposto. Isso porque, antes de alcançar sucesso com as modificações genéticas, os Celestiais erraram nos experimentos.

Os Deviantes são justamente isso, a falha viva dos testes desenvolvidos pelos Celestiais. Por serem imperfeitos, a estrutura genética dessa raça é instável, o que pode ocasionar diversas mutações na espécie. No entanto, os Deviantes não nasceram seres malignos. A rejeição, humilhação e indiferença de todos a sua volta os transformaram em inimigos da galáxia. Em especial, dos Eternos, pois eles representam toda a competência que eles, por pouco, não alcançaram.

Fato curioso, caso não saiba ou apenas tenha esquecido, Thanos carrega um pouco das duas raças. Ele é um eterno com traços deviantes, algo chamado de Síndrome do Deviante.

6 - Cidades eternas

No começo, os Eternos vivam em cidades na Terra. A mais famosa delas foi chamada de Titanos. Porém, ela foi destruída devido à pesquisa de energia cósmica. Posteriormente, eles se espalharam pelo globo e ergueram mais cidades futurísticas. Entre as mais conhecidas estavam Polaria, na Siberia, Oceana, no Oceano Pacífico e Olympia, na Grécia.

Mais tarde, quando Urano e seus discípulos fixaram residência em uma das luas de Saturno, eles deram o nome ao novo lar de Titã, em homenagem à primeira cidade dos Eternos.

7 - Longa vida ao MCU

Os Eternos - ainda - são pouco conhecidos do grande público, mas isso está com os dias contados. A criação de Jack Kirby irá para o cinema e já se encontra em pré-produção. Maiores detalhes serão fornecidos depois da estreia de Vingadores: Ultimato, porém, é seguro afirmar que eles são parte do futuro do MCU.

Chloé Zhao é a diretora a frente do projeto e Matthew K. Firpo e Ryan Firpo estão por conta do roteiro. A história deverá ser ambientada há milhares de anos no passado. No começo do universo, ou seja, muito provável que o filme não esteja conectado aos outros filmes do MCU. Ao menos não como o público está acostumado.

A Marvel Studios tem apostado cada vez mais em diversidade. Por enquanto temos garantido mais heroínas, o retorno do Pantera Negra e o filme solo do Shang-Chi. Nesse caminho, há rumores que apontam que Eternos terá o primeiro protagonista abertamente gay. E por falar em boatos, o último informou que Angelina Jolie está em negociação para integrar o elenco. Por enquanto, não foi agendada data de estreia. Mas fique ligado na Fatos Nerd para novidades em breve.

Próxima Matéria
Via   CBR     CBR     WC  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+