• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você só vai encontrar em uma Savana na África

POR Gustavo Camargo    EM Mundo Animal      20/11/17 às 16h07

Você tem a vontade de conhecer a África? Rica em animais exóticos, o continente é receptáculo dos lugares mais belos do mundo. É o segundo continente mais populoso do mundo, representando cerca de um sétimo da população mundial. O local tem 54 países independentes. A África sempre despertou o interesse dos europeus pelo ar misterioso, exótico e por guardar elementos bem diferentes com as quais eles estavam acostumados.

As savanas são formadas por uma pequena vegetação, com a presença espalhada de árvores de pequeno porte e arbustos. Podemos encontra-la no leste da África, na América do Sul e também na Austrália. Bom, nós da Fatos Desconhecido listamos 7 coisas que você só vai encontrar em uma Savana na África. Confira:

1 - Tribo Masai

Os Masai (ou Maasai) são uma tribo africana que habita partes da Tanzânia e Sul do Quênia. São semi-nômades, de estatura alta e em que os homens são educados e formados para serem verdadeiros guerreiros. São muito conhecidos pelas vestimentas: um pano, geralmente vermelho, chamado Shuka. Eles vivem em constante movimento, sempre em busca de sua sobrevivência. Movem-se de um lugar para outro, por quilômetros e quilômetros, levando sua família, seus poucos pertences e seus animais.

2 - Baobá

Popularmente conhecida como embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras, essa planta é encontrada no continente africano em savanas quentes e secas. O baobá pode viver muito tempo, por possuir um grande tronco que armazena água. Apenas a cada três meses brotam folhas. No resto do tempo a árvore parece ser um simples tronco seco.

3 - Rinoceronte negro

O rinoceronte negro é uma espécie de rinoceronte nativa do leste, sul e centro da África. Embora nomeado assim, sua cor pode variar de marrom ao cinza. Essa espécie é considerada como criticamente em perigo de extinção.  Desde 1996 os especialista se esforçam para preservar a espécie para que ela não desapareça do planeta.

4 - Zebra de Grévy

É considerada a maior das 3 espécies de Zebra conhecidas. Apresenta o padrão típico de pelagem branca com riscas pretas. É um espécie de equídeo que habita as savanas semi-áridas da etiópia e do norte do Quênia, na África. Estão ameaçadas de extinção pela caça, perda de hábitat, competição com o gado local e doenças.

5 - Asno Selvagem Africano

O Asno Selvagem Africano é considerado o ancestral do asno doméstico. Vivem nos desertos e savanas da África. Sua alimentação consiste em gramíneas, cascas, folhas e muita água. São altamente adaptados a vivem em lugares áridos. Um fato interessante é que podem sobreviver com uma quantidade surpreendentemente pequena de líquidos. Existem relatos de que eles até bebem água salgada.

6 - Elefantes

Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade, podendo chegar até 4/6 toneladas com até quatro metros de altura. São animais herbívoros, que se alimentam de frutas e folhas de árvores. Dado a sua grande massa, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimento por dia.

7 - Girafas

África

Considerado o animal mais alto do mundo, a girafa atinge normalmente 5,5 metros de altura. É nativa da África e vive em bandos, principalmente em savanas. Ao total existem nove sub-espécies que podem ser encontradas dede o Chade até a África do Sul.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+