icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas sagradas além dos santos

POR Bruno Dias EM Curiosidades 02/07/18 às 14h11

capa do post 7 coisas sagradas além dos santos

O sagrado tem várias definições e quando pensado, cada definição significa algo de diferente. O mais comum quando se pensa em relíquias religiosas é acreditar em objetos misticos e até mágicos, como por exemplo o Santo Graal.

Mas nem tudo são flores ou objetos utilizáveis para se beber algo. Apesar de 7 ser um número considerado o da perfeição e sagrado em quase todos os cultos religiosos, nessa lista você vai ver 7 relíquias religiosas não tão perfeitas assim que beiram o macabro e se juntar todas elas quase dão um corpo inteiro.

1 - Língua de Santo Antônio de Pádua

A língua muitos dizem ser o órgão mais poderoso do corpo humano, e nesse caso ela também é santa. O santo, apesar de ser natural de Lisboa, é referido pela cidade em que morreu, Pádua. Em vida ele realizou vários milagres e seu processo de canonização não durou um ano. No ano de 1232 os confrades do santo e os moradores de Pádua começaram a construir uma basílica para ele. Na transferência do corpo de Santo Antônio para a igreja, eles viram que sua língua estava em perfeito estado. O membro que fez vários milagres é mantido hoje em um relicário de ouro na basílica do santo.

2 - Mão de Santo Estevão da Hungria

O rei santo nasceu no que é hoje a Hungria. Herdeiro do trono, o príncipe assumiu a coroa quando seu pai morreu, e desde então queria fazer com que seu povo se evangelizasse. Ele construiu várias igrejas e mosteiros. Depois da sua morte, também durante a exumação do corpo para a beatificação, perceberam que sua mão estava em perfeito estado. A mão do santo foi retirada para se tornar a relíquia mais importante da Basílica de Santo Estevão em Budapeste.

3 - Cabeça de Santa Catarina de Siena

 

Diz a lenda que Catarina Benincasa, seu nome verdadeiro, era bem religiosa desde pequena e logo quando teve idade se juntou à terceira ordem das freiras dominicanas. Em toda sua vida ela cuidou dos pobres e doentes e tinha muita influência em eventos políticos. Em 1461, Santa Catarina foi canonizada e declarada padroeira de Roma pelo Papa Pio IX. Como os outros santos, foi em seu processo de exumação que viram sua cabeça completamente conservada. A relíquia é mantida hoje em uma capela dedicada ao culto da santa.

4 - Barba de Maomé

Como diz o ditado: se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé. E é exatamente isso que você pode fazer. A história diz que os fios da barba do profeta foram tirados pelo seu barbeiro preferido. Existem apenas três para serem vistos, um no palácio de Topkapi em Istanbul, outro na mesquita de Harzatbal que fica em Indian Srinagar e o terceiro no museu de valores regionais que pertence ao Conselho Municipal de Tyumen.

5 - Sangue de San Gennaro

O santo protetor de Nápoles, na Itália, tem mantido a promessa de proteger a cidade. Pelo menos é isso que os fiéis acreditam. O cálice que tem o sangue seco do santo bem na data de sua morte se liquefaz. Vários fiéis vão todos os anos à igreja de Nápoles ver o milagre do sangue.

6 - Mão de Santa Teresa de Ávila

A santa morreu em 1582 e nove meses depois seu túmulo foi aberto e o corpo não estava corrompido. A mão foi levada para ser objeto de adoração pelos seus fiéis e até hoje continua a abençoar os que vão até seu encontro.

7 - Túnica da Virgem Abençoada

A túnica abençoada dizem ser a veste usada pela virgem Maria quando deu a luz à Jesus. Ela está hoje na Catedral de Chartress, na França. A história diz que a túnica foi dada à igreja em 876 e foi destruída por um incêndio em 1194, mas assim como Jesus, três dias depois a veste foi encontrada na tesouraria da igreja.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest