icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas simples que bagunçam totalmente a mente

POR Erik Ely    EM Curiosidades      26/04/20 às 23h57
capa do post 7 coisas simples que bagunçam totalmente a mente

Por mais complexa que nossa mente seja, ela pode se confundir com coisas simples. Às vezes, uma falha biológica é a responsável esse tipo de confusão. Com isso, podemos ver cores erradas ou acabamos comendo mais do que deveríamos. Pensando nisso, separamos 7 coisas simples que bagunçam totalmente a mente.

Em alguns casos, a explicação para essas "coisas que bagunçam a mente" é um pouco mais complexa. Como, por exemplo, algum "gatilho" que é ativado quando recebemos um objeto. Em muitas situações, esses eventos afetam nosso cérebro de forma diferenciada. Mas, de toda, podemos citar casos que podem acontecer com a maioria das pessoas.

1 - Quanto mais comida, mais nós comemos

Conhecido como "efeito de variedade", nossa mente entende que se há muita comida, nós devemos comer mais. Dessa forma, isso acontece sem que percebamos. Um exemplo disso é o próprio Natal, em que sempre acabamos passando da conta na hora do jantar.

2 - Contato visual enlouquece o cérebro

Segundo pesquisadores, pessoas que não conseguem manter contato visual por muito tempo não são confiáveis. Isso porque, há uma relação direta entre as palavras que escolhemos dizer e o foco em nossos olhos. Logo, se não mantemos o contato visual, há algo de errado conosco.

3 - Esquerda ou direta?

São incontáveis os erros cirúrgicos envolvendo a remoção de um rim errado ou um olho incorreto. Duas escolhas e uma simples confusão, esquerda ou direita? Mesmo tão comum, ainda não sabemos o que causa essa bagunça em nossa cabeça. Mas de uma coisa sabemos, tomar essa decisão nem sempre é fácil, ainda mais quando ela precisa ser tomada imediatamente.

4 - Crianças pensam que festas de aniversário causam o envelhecimento

Depois de pesquisadores conversarem com crianças de quatro a nove anos, algumas crianças disseram que nunca iriam envelhecer se não fizessem uma festa de aniversário. Para os adultos, isso pode parecer óbvio, mas na mente de crianças, a celebração se confunde com o próprio envelhecimento.

5 - Qual a cor desse vestido?

Em 2015, ninguém mentiu as cores do vestido, as coisas apenas deram errado no departamento do nosso cérebro. Na condição de baixa luminosidade da foto, temos dificuldade em distinguir cores. Desse modo, há pessoas que conseguem enxergar as cores em ambientes escuros. Por isso, se a foto estivesse clara, todos veriam o vestido da mesma forma.

6 - Não aceite coisas de estranhos

Toda criança já ouviu que não deve receber coisas de estranhos, mas será que os adultos seguem essa recomendação? Em 2014, um estudo mostrou que em troca de um cookie, pessoas adultas podem fornecer dados confidenciais como número de telefone, nome completo e até mesmo impressões digitais. Ao final do teste, mais de 380 entregaram informações pessoais. Isso mostra que por mais que quiséssemos estar seguros, podíamos ser "enganados" caso ganhássemos algo que nos alegrasse em troca.

7 - O Capacete de Deus

Em 2018, um grupo de pesquisadores realizou um experimentou para entender melhor como nossa mente lida com bebidas alcoólicas e drogas. Dessa forma, um grupo de voluntários embriagados e sob o efeito de drogas testou um capacete de skate modificado com luzes e fios. Em seguida, os pesquisadores afirmaram que o "Capacete de Deus" poderia bagunçar o cérebro humano. Entretanto, o capacete não passava de um amontoado de fios e não possuía nenhuma corrente elétrica.

Cada pessoa usou o capacete por um período de 15 minutos e permaneceu vendada durante todo o tempo. Como resultado, mesmo sem nenhuma conexão, a maioria das pessoas sentiu algum tipo de distorção no espaço ou no tempo. Além de ainda, alucinações ou sensações físicas incomuns. Por fim, alguns participantes também ouviram vozes e afirmaram que flutuaram de suas cadeiras. Mas, claro, todos os efeitos foram resultados da fé de cada pessoa e isso foi o que as tornou mais suscetível as sugestões dos pesquisadores.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest