icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 coisas simples que podem causar a insônia

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 10/07/18 às 16h50

capa do post 7 coisas simples que podem causar a insônia

Você já sofreu com insônia? A maioria das pessoas precisa dormir entre sete e oito horas por dia. Contudo a insônia pode fazer com que a pessoa durma poucas horas ou impedi-la ter uma noite tranquila de sono. A insônia pode ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos por um médico. Nenhuma pessoa deve se automedicar.

Mas afinal, o que causa a insônia? Quais são os motivos que levam uma pessoa a não conseguir dormir? Na verdade são várias coisas que podem causar esse problema terrível e por isso a Fatos Desconhecidos resolveu fazer essa matéria. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com algumas das coisas que podem estar afetando o seu sono e fazendo com que você tenha uma péssima noite.

1 - Estresse

Alguns estudos da Academia Americana de Medicina do Sono mostraram que o estresse pode tirar o sono de uma pessoa. A maneira como uma pessoa lida com seus problemas é muito importante. Segundo explicam, quanto mais ela puder se afastar da fonte do estresse, melhor será. Uma pessoa constantemente estressada pode inclusive chegar a desenvolver insônia crônica. Preocupações com finanças, trabalho ou problemas familiares são exemplos de causas de estresse que afetam o relógio biológico.

2 - Hormônios

Principalmente nas mulheres, as alterações hormonais, como no ciclo menstrual por exemplo, podem influenciar e muito o sono. Algumas mulheres tem problemas para dormir durante a menstruação, mas o sono acaba voltando ao normal na metade do ciclo ou com a ovulação. Só para vocês terem uma ideia, cerca de 30 a 40% das mulheres na menopausa também sofrem insônia.

3 - Idade

Já perceberam que as pessoas mais velhas costumam acordar mais cedo? Alterações biológicas associadas ao envelhecimento, como condições médicas decorrentes da idade e efeitos colaterais de remédios podem contribuir para a insônia.

4 - Ronco

Muitas pessoas sofrem com o ronco de seus parceiros. Ter uma pessoa que ronca ao lado pode ser um grande problema, ainda mais quando falamos de qualidade de sono. Barulhos podem incomodar e impedir que você pegue no sono ou mesmo que acorde no meio da noite. Ou seu parceiro procura um tratamento ou você recorre aos famosos protetores de ouvido.

5 - Atividade física

Pode parecer estranho, mas dependendo da hora que você se exercita, seu sono pode sofrer as consequências. Não estamos dizendo para pararem de praticar atividades físicas, mas caso vocês sofram de insônia e sempre praticam exercícios de 6 a 4 horas antes de ir dormir, o problema pode ser esse.

6 - Alimentos energéticos

O consumo de bebidas energéticas tem aumentado bastante nos últimos anos. Um estudo feito durante 4 anos por especialistas da Universidade Camilo José Cela, avaliou os efeitos positivos e negativos das bebidas energéticas sobre as pessoas. Os participantes disseram que tinham mais poder e resistência, mas ficavam nervosos e tiveram insônia. Outro problema é o café. Quando é consumido em excesso, pode afetar drasticamente o sono e causar inquietação.

7 - Depressão

Muitas pessoas não sabem que estão em depressão e muito menos que o motivo da insônia é esse. Só para vocês terem uma ideia, cerca de 80% das pessoas com essa condição apresentam dificuldades em pegar no sono. Mas também há casos de pessoas que estão com depressão e que dormem mais do que o necessário. O melhor a se fazer é procurar um especialista para diagnosticar o seu problema.

Bom, caso você sofra de insônia, caro amigo, vale lembrar que localizar a causa desse problema pode ser facilitado pela poli-sonografia, um exame que monitora o paciente enquanto dorme. Como já citamos, o mais indicado é procurar um especialista da área e nunca se automedicar. Esperamos que a nossa matéria possa ter te informado um pouco mais desse problema que afeta milhares de pessoas.


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest