• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas simples que são fobias terríveis para algumas pessoas

POR Erik Ely    EM Curiosidades      23/12/19 às 11h25

Você tem alguma fobia? Se a resposta for sim, fique tranquilo, fobias não são incomuns. Por exemplo, somente nos Estados Unidos, estima-se que 19 milhões de pessoas tenham algum tipo de fobia. Dessa forma, mesmo coisas do dia a dia podem se transformar em um verdadeiro pesadelo. Por isso, resolvemos listar 7 coisas simples que são fobias terríveis para algumas pessoas.

Essas fobias são, de fato, medos irracionais e persistentes em relação a um objeto, animal, pessoa, ambiente ou situação. Com isso, elas podem variar desde o medo de aranhas até medo de números, ou ainda, aviões ou agulhas. Embora essas fobias possam ser coisas simples, algumas são tão específicas que você, provavelmente, nunca ouviu falar delas.

1 - Dorafobia

Essa fobia é conhecida como o medo de pelo, seja de gato, cachorro, coelho ou outro tipo de animal. Dessa forma, o medo não está diretamente relacionado ao medo de animais, mas sim, pela aparência, textura e cheiro do pelo.

2 - Escopofobia

Essa fobia é conhecida como o medo de ter pessoas olhando para você, ou ainda, o medo de ser encarado por alguém. Bem como a agorafobia, que se apresenta como o medo de lugares abertos ou lotados, essa é uma fobia social. Dessa forma, ela pode ser desenvolvida em casos de deficiências físicas ou lesões que podem atrair olhares maldosos.

3 - Radiofobia

Se você sofre de radiofobia, é quase impossível realizar procedimentos médicos, como raio-x e tomografia. No entanto, a fobia é definida como o medo da radiação ionizante. Por exemplo, em Chernobyl, a radiofobia foi amplamente experimentada após o incidente. Além de claro, estando também relacionada a experimentos armamentistas e ataques nucleares.

4 - koumpounophobia

Com um nome tão difícil de ser pronunciado, é no mínimo estranho, que essa fobia seja tão comum. Para se ter uma ideia, estima-se que uma em cada 75 mil pessoas, sofrem do medo de botões. Seja pela textura, forma ou furos, há quem não consegue nem olhar para os objetos. Em um caso famoso, o maior CEO da Apple, Steve Jobs, se esforçava diariamente para evitar os botões.

5 - Papafobia

Quem tem papafobia, tem medo do Papa, é simples. Em casos assim, também é possível sentir medo de padres, freiras, coisas sagradas e símbolos religiosos no geral. Assim, esse medo tem sido associado à experiências ou sentimentos negativos relacionados à própria Igreja Católica Apostólica Romana.

6 - Cromofobia

Nossa vida não se passa em um filme mudo e preto e branco. Muito pelo contrário, sempre há diferentes tons de cores ao nosso redor. No entanto, quem possui cromofobia, sente um medo extremo, ou ainda, uma aversão a todas cores. Dessa forma, essa condição pode evoluir para o medo de cores específicas. Por exemplo, como a porfirofobia, medo da cor púrpura ou ainda, medo da cor vermelha, hemofobia.

7 - Barofobia

Gravidade é essencial para nossa vida aqui na Terra, pois é um dos fatores, que nos permite respirar. No entanto, algumas pessoas podem experimentar um medo intenso ou ainda, existencial sobre a própria gravidade. Esse fenômeno é conhecido como "Barofobia". Contudo, sua causa é desconhecida, mas aparece com frequência, em casos de uma disposição genética ou deficiência, que leva os pacientes a caírem com frequência. Além disso, também podem aparecer em casos de acidente relacionado à gravidade, como por exemplo, acidentes aéreos.

Por fim, é importante lembrar que todos os casos de fobia podem ser tratados, com cuidado médico especializado. Seja através de medicação ou tratamento psicológico, o importante é buscar ajuda.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+