• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas surreais que aconteceram durante a corrida espacial

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      21/05/19 às 17h37

De certo modo, se existe algo de positivo para mencionarmos a respeito dos conflitos entre os Estados Unidos e a União Soviética foi a corrida espacial. As duas superpotências globais participaram de uma competição amistosa sobre quem chegaria primeiro ao espaço. Ao menos é assim que eles desejam que vejamos tudo o que aconteceu.

Na realidade, enquanto a corrida espacial nos trouxe algumas descobertas surpreendentes, o que aconteceu nos bastidores muito provavelmente faria o sorriso de qualquer pessoa desaparecer do rosto. Cientistas trabalhavam como loucos, enquanto os líderes dos governos de ambos lados competiam sobre quem estava mais avançado.

Animais inocentes foram abusados, pessoas morreram e, em um determinado momento da história, até mesmo a Lua correu risco de desaparecer. Pensando nisso, hoje, trouxemos algumas das coisas mais surreais que ocorreram naquele período e que vocês podem não saber. Confira!

1 - O primeiro cão espacial morreu de maneira terrível

O primeiro ser terráqueo a orbitar a Terra foi um cão chamado Laika. A cadela viajou sozinha a bordo da Sputnik 2, da União Soviética em 1957. Ela foi celebrada como um verdadeira heroína. No entanto, o animal nunca voltou para casa, pra receber um prêmio por seu feito. Cerca de uma semana depois da decolagem, a URSS anunciou a morte "sem dor" de Laika no espaço.

Mas, na verdade, as coisas parecem não ter acontecido desta maneira. E a verdade oculta era ainda pior. Segundo a BBC, as condições de Laika na Sputnik 2 eram terríveis. Ela estava acorrentada a ponto de ficar quase imóvel e sua comida era gelatinizada. Ao lançarem a espaçonave, os sensores de frequência cardíaca do animal dispararam. O interior da nave esquentou rapidamente e ela morreu apenas algumas horas depois de decolar.

2 - EUA queriam destruir totalmente a Lua

De acordo com o portal VICE, depois do sucesso do lançamento da Sputnik pela Rússia, a Força Aérea dos EUA ficou tão assustada que elaborou um plano secreto chamado Projeto A119. Nele, planos para um possível disparo de um míssil nuclear na Lua foram detalhados. Obviamente, um plano horrendo para assustar os soviéticos. Porém, antes que isso fosse executado, muito provavelmente alguém bem ajuizado deve ter percebido que isso não era uma boa ideia. Em 1967, as armas nucleares espaciais foram proibidas pelo Tratado do Espaço Exterior da ONU. A superfície lunar continua segura desde então.

3 - O cosmonauta e a missão da morte

Com certeza, se você passou sua vida se preparando para viajar para o espaço, quando esse dia chegasse, muito provavelmente, ele seria muito celebrado. Mas e se você soubesse que o governo de seu país estava lhe enviando para o espaço para morrer? Como seria isso? Segundo a NPR, em 1967, a URSS queria celebrar o 50º aniversário da Revolução Comunista. Para isso, eles escalaram um cosmonauta para voar até o espaço, atracar em outra nave espacial, trocar de nave e voltar para a Terra.

Em teoria, isso parecia ser o plano perfeito. Acontece que, a primeira espaçonave, a Soyuz 1, possuía diversos problemas estruturais documentados. Todas as pessoas que tentavam abordar o assunto eram demitidas. Tudo então seguiu em frente. Embora todos já soubessem o que poderia ocorrer no espaço, incluindo Vladimir Kamarov, o cosmonauta escalado.

Kamarov partiu consciente do que podia lhe ocorrer na missão suicida. Quando a Soyuz 1 estava caindo de volta à Terra, Kamarov foi supostamente gravado gritando contra todos aqueles que permitiram que tal missão ocorresse.

4 - Os EUA contrataram cientistas nazistas

Depois da Segunda Guerra Mundial, muitos cientistas nazistas foram contratados pelo programa espacial dos EUA, segundo o Business Insider. Wernher von Braun e Hermann H. Kurzweg, por exemplo, saíram dos laboratórios nazistas diretamente para a NASA. Eles lideraram missões lunares e se tornaram pesquisadores-chefes. Um outro grande nome foi Hubertus Strughold, muito conhecido como "Pai da Medicina Espacial", apesar de sua carreira no passado ter envolvido experimentos com humanos.

5 - Eletrocussão de chimpanzé no espaço

Muitas pessoas se lembram dos nomes de Ham e Enos, os dois primeiros "chimpanzés do espaço". No entanto, o que ninguém comenta é o fato de se forçar esses animais a entrarem em naves espaciais e os treinamentos abusivos aos quais foram submetidos. Segundo o The Atlantic, os chimpanzés eram condicionados a operar espaçonaves através do uso de choques elétricos dolorosos.

Em um dos voos, um mau funcionamento fez com que Enos recebesse os choques por 76 vezes. Após toda essa tortura, a cápsula espacial do chimpanzé pousou no lugar errado, o que o fez ficar preso por mais de três horas. Quando ele foi finalmente encontrado e liberto, ele havia destruído o interior da cápsula em pânico. No ano seguinte, Enos morreu de disenteria.

6 - Nomes e rostos tirados da história

A União Soviética tinha um costume muito estranho. Deliberadamente, eles alteravam os registros históricos. Segundo o The Atlantic, as autoridades chegaram a apagar, usando airbrushing, cosmonautas das fotografias. Segundo a Wired, isso acontecia com cosmonautas que haviam sido demitidos ou que haviam sido afastados por razões de saúde. No entanto, essas "edições" foram percebidas, uma vez que a URSS cometeu o erro de lançar as fotos manipuladas e as não-manipuladas em momentos diferentes.

7 - Militares na Lua

Segundo o Museu Nacional do Exército dos Estados Unidos, o governo americano esperava colocar um avançado posto militar na Lua em 1966. O que foi chamado de Project Horizon. O projeto foi criado pelo tenente-general Arthur G. Trudeau, o mesmo tinha como objetivo implantar armas nucleares da superfície lunar até a Terra. A base subterrânea da Lua seria alimentada por dois reatores nucleares, e uma equipe de 42 soldados cuidaria para que tudo funcionasse perfeitamente.

No entanto, eles se deram conta de que o projeto seria insanamente caro para se tornar viável. Além do mais, a resolução da ONU, em 1967, encerrou toda discussão sobre o projeto.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+