• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas surreais que aconteceram no deserto do Saara

POR Toni Nascimento    EM Mundo Afora      15/10/18 às 16h18

O deserto do Saara é uma região adorada pelos criadores de história. Dos livros aos filmes, o lugar é cenário de várias histórias empolgantes. Na maioria das vezes, a região é romantizada ao extremo. Mas, na realidade, o local é um dos mais hostis e menos hospitaleiros do mundo. A área desértica toma cerca de 56 milhões de metros quadrados, que se estendem por 5 mil quilômetros em 10 países e um continente inteiro. Para você ter uma ideia de quanto o deserto é complexo, apesar de ter mais de 20 lagos, apenas um deles tem água que pode ser consumida.

A temperatura do local quase nunca fica abaixo de 37° célsius durante o dia. Na verdade, na maioria do tempo, ela fica acima dessa temperatura. Apesar de todas essas características controversas, muitas pessoas vivem no deserto do Saara. Além disso, a região recebe um grande número de visitantes. Uma coisa é certa, o lugar e as pessoas que ficam por lá rendem curiosidades muito bizarras e histórias surreais. Listamos 7 coisas surreais que já aconteceram no deserto do Saara, você acreditando ou não.

1 - Tempestade de areia gigante

Provavelmente o mais próximo que você chegou perto de uma tempestade de areia foi em algum filme do Indiana Jones ou em Missão Impossível: Nação Secreta. Parece incrível na telona, porém, na vida real é realmente ruim estar em meio a uma. Além de poderem chegar a uma extensão de 2 mil quilômetros quadrados, também podem durar até 12 horas. Quando uma tempestade de areia dessa proporção acontece, a vida dos moradores locais fica bem mais complicada no período em que ela acontece. Assista o vídeo de um homem que gravou a tempestade a seguir:

2 - O homem que construiu uma motocicleta no meio do deserto

Se você pensa que só o Tony Stark foi capaz de construir uma máquina no meio do deserto, no filme Homem de Ferro, saiba que Emile Leray fez algo parecido, porém, com uma diferença: foi na vida real. Por algum motivo, em 1993, Leray resolveu fazer uma viagem pelo deserto do Saara em um Citroën 2CV. O carro, conhecido pelos seus defeitos, parou no meio do deserto. Ao invés de Leray esperar o resgate, ele desmontou o veículo, e com as peças, construiu uma motocicleta. A empreitada durou 12 dias. A parte mais irônica é que um dia depois de ter construído a motocicleta para continuar a viagem, ele foi encontrado pela polícia e levou uma multa por portar documentos de um Citroën 2CV, e não de uma motocicleta. Se você manja inglês, veja um pouco mais da história dele aqui:

3 - Um dos lugares mais quentes da Terra

Existe um duelo antigo entre duas regiões do mundo, a Califórnia e o deserto do Saara. Eles vivem entre farpas para decidir qual é o lugar mais quente do mundo. De acordo com uma empresa de meteorologia chamada Climate Central, em 10 de julho de 1913, a Califórnia atingiu 56° celsius. Já em 1922, a Líbia registrou uma temperatura de 57 ° celsius, no deserto do Saara, em El Azizia. O recorde durou 90 anos, até que o Guinness World Records deu novamente o título para a Califórnia. Mas mesmo não estando em primeiro lugar, muitos cientistas acham que alguns pontos do deserto, aonde não existe estações meteorológicas, possam ser os mais quentes da Terra.

4 - Maratonista que sobreviveu a base de urina e sangue de morcego

Parece até um filme do Danny Boyle, mas essa história realmente aconteceu. Em 1994, Mauro Prosperi, de 39 anos, estava competindo na Maratona de Sables - que dura seis dias e consiste em atravessar o deserto do Saara. As coisas ficaram realmente sombrias quando ele se perdeu no meio da competição. Com fome, sede e desidratação rápida, ele começou a beber a própria urina para não morrer de sede. Além disso, ele encontrou um santuário cheio de morcegos, os quais tiveram seus sangues bebidos pelo maratonista. Ele também comeu cobras e lagartos crus. Algum tempo depois, ele foi encontrado pela polícia (logo depois de tentar se matar). Apesar de todo o ocorrido, ele ficou chateado mesmo é por não ter terminado a competição, o que o levou a competir muitas vezes após essa (ficando em 1 lugar em uma delas).

5 - Gatinhos selvagens

Depois de uma curiosidade pesada como a do homem que bebeu sangue de vampiro e urina, que tal dar uma aliviada na tensão com gatinhos fofinhos? Em 2017, pesquisadores encontraram gatos selvagens na parte do deserto do Saara que fica no Marrocos. Chamados de Gato do Deserto, eles são muitos semelhantes aos gatos domésticos. Mesma altura e estética, além de alta flexibilidade. A diferença é que, ao invés de usarem uma caixa de areia para fazer suas necessidades, eles resolveram viver de vez em um uma grande caixa de areia, o deserto do Saara.

6 - Neve no Saara

Existe um ditado que diz: "existem três certezas na vida: você vai morrer, a conta vai chegar e nunca irá nevar no deserto do Saara". Acredite ou não, o ditado está errado. Muitas vezes nevou no deserto. O exemplo mais recente foi em 2016, na parte do deserto que fica na Argélia, quando uma nevasca, descrita como anormal pelos meteorologistas,  atingiu a região. Porém, o que mais impressionou, é a frequência. Apesar de já ter nevado lá anteriormente, nunca antes isso aconteceu regularmente. Eu estou dizendo isso, porque desde 2016, neva todos os anos por lá. Isso mesmo, nevou no Saara em 2016, 2017 e 2018.

7 - Ouro no Saara

Esse tópico se resume assim: alguém encontrou ouro em um terreno muito difícil de cavar do deserto do Saara. Depois disso, várias pessoas correram para tentar repetir o feito. Sites afirmam que o homem que encontrou ouro no local foi um pastor de ovelhas que achou uma rocha misteriosa, e posteriormente descobriria ser ouro. Após isso, iniciou-se uma corrida de ouro, na qual muitas pessoas foram atrás de encontrar uma pedra preciosa que as tirassem da sarjeta e as tornasse ricas.

O que você achou desses fatos do Saara? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E para você que está sentindo mais calor do que se estivesse no deserto do Saara, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   G  
Imagens TM P F CFI VP
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+