• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas surreais que os celulares poderão fazer no futuro

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      04/12/18 às 18h05

O futuro pode ser exatamente esse momento em que vivemos. Quem imaginaria que existiria um dispositivo que conseguiria conectar as pessoas e desempenhar tantas funções como os celulares. Hoje, quase todos os celulares são smartphones e os botões estão cada vez mais deixando de ser uma realidade.

Mesmo que pensemos que o futuro é agora, não quer dizer que as tecnologias não se desenvolverão. Várias outras coisas já estão sendo inventadas ou testadas para facilitar vários aspectos da nossa vida, e claro que o celular não ficaria para trás, já que é um objeto tão indispensável. Falamos aqui de algumas tecnologias que poderão ser vistas nos smartphones do futuro.

1 - Tchau, bordas

Com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia, o processador e as placas dos celulares não precisarão ocupar tanto espaço para conseguir fazer suas funções normalmente. Isso quer dizer que os fabricantes vão poder mexer mais no design de seus aparelhos e  assim, talvez as bordas sumam. Se você está se perguntando como seria isso, podemos ver algo assim nos episódios de Black Mirror, nos mostrando que isso não está tão longe de acontecer.

2 - Carregadores por wi-fi

Você pode pensar "mas já existem carregadores sem fio", mas eles não são totalmente independentes já que, normalmente, você tem que deixar o celular apoiado na superfície para que ele carregue. No futuro, isso não será mais necessário porque o carregador ficará na tomada e através de um roteador o seu celular poderá ser carregado enquanto você faz suas tarefas normalmente e anda pela casa livremente.

3 - Voz

Os ajudantes ativados pela voz já existem nos celulares e podem ser uma mão na roda quando você está com as mãos ocupadas, mas eles ainda não conseguem desenvolver várias funções em seu celular. Mas no futuro, o poder estará na nossa voz e conseguiremos conversar com nossos aparelhos como se fossem uma pessoa normal, mas com toda a informação de um computador dentro dele.

4 - Flexibilidade

Diferente do que aconteceu com alguns celulares, mudando de forma logo que saíram da loja, as telas flexíveis estão quase se tornando uma realidade. A Samsung, por exemplo, tem seus notebooks que viram tablets e patentes para fazer isso com seus celulares e tudo isso é possível porque a tela "dobra". O que ainda impede de termos celulares dobráveis é que as pessoas também têm que acompanhar essa possível dobradura.

5 - Formato

Além da flexibilidade, alguns designers imaginam que o formato dos celulares do futuro será bastante diferente e que ele será inclusive gelatinoso. Philippe Starck e Jerome Olivet fizeram um protótipo que tem um formato totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. Ele é moldado para as mãos do usuário e pode ser controlado pela voz. Ele é feito de alumínio e resina natural.

6 - Bateria

A bateria do celular sempre parece acabar quando você mais precisa? A tecnologia usada hoje, com células de energia de íon-lítio, tem uma capacidade muito boa, mas vão perdendo autonomia com o uso. O futuro das baterias está no grafeno, que é uma forma cristalina de carbono. Com esse tipo de bateria, os celulares poderão ser recarregados em cerca de 15 minutos.

7 - Realidade aumentada

Não é a mesma coisa que realidade virtual. Esse tipo de realidade coloca a pessoa no centro da ação, bem no estilo de filme de ficção científica. Alguns celulares já começaram a explorar essa tecnologia, mas no futuro todos nós nos sentiremos como em um filme pilotando uma nave quando formos mexer em nossos smartphones.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+