• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas úteis para a vida que crianças precisam aprender ainda na infância

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      04/02/19 às 16h48

Quando uma criança está conhecendo o mundo, ela recebe uma enxurrada de informações sobre tudo a sua volta. Esses primeiros anos são essenciais para elas, uma vez que essa é a melhor fase para absorver conteúdos úteis para o aprendizado. Isso porque é na infância que elas formam a sua autoimagem e, também, a linguagem. "O cérebro das crianças é como uma esponja", já dizia uma frase popular famosa.

Para que as crianças consigam se tornar adultos mais completos e realizados, elas precisam passar por certos aprendizados quando são crianças. Nesses primeiros momentos, os pequenos vão precisar aprender algumas habilidades que, quando mais velhos, dominarão e assim, terão mais chances de serem realizados e felizes. Quer ver algumas dessas coisas? A Fatos Desconhecidos listou 7 delas para você.

1 - Segunda língua

Uma criança que aprende uma segunda língua, segundo estudo científico, está mais apta a lidar com mudanças e possui uma memória melhor. Além disso, isso aumentará ainda mais as chances dessa criança, quando adulta, de se dar bem no mercado de trabalho. Se isso já não fosse bom o suficiente, cientistas mostraram que falar duas línguas ajuda o cérebro a retardar o início da doença de Alzheimer na velhice.

2 - Natação

Qualquer atividade física praticada é essencial na saúde, e se isso começa na infância, é melhor ainda. Mas entre todas as atividades, a natação tem um destaque para as crianças. O exercício irá melhorar os músculos do seu filho, fortalecerá seu corpo, irá melhorar sua coordenação e ele se tornará mais confiante.

3 - Tocar

O Journal of Neuroscience publicou um estudo que mostra que quando uma criança aprende a tocar um instrumento, melhora a capacidade de ouvir e retarda a deterioração das capacidades mentais que possui. Isso porque, ao tocar um instrumento, se ativam vários sistemas cerebrais, como o auditivo, o motor e a percepção.

 4 - Dançar

Um estudo da Universidade de Karlstad mostrou que a hiperatividade consegue ser amenizada com a dança. Isso porque, através do corpo, se transmitem várias ideias. A dança ajuda ao estimular a criatividade, as habilidades sociais, as habilidades motoras e a autoestima. A dança também aproximará a criança, corporalmente, de outras culturas.

5 - Cozinhar

Que tal trabalhar a relação das crianças com a comida? É só ensinar a elas como cozinhar. Se elas aprendem a executar tal função, vão ser mais sensíveis à comida e serão menos propensas a escolher fast-foods. Além disso, se alimentará melhor.

6 - Usar dinheiro

Para se tornar um adulto responsável financeiramente, isso precisa ser passado desde a infância. Então, as crianças precisam de educação financeira. Ele vai precisar aprender que o dinheiro é uma ferramente, não uma recompensa, e que precisa aprender a usá-lo com sabedoria.

7 - Falar sobre emoções

É impossível ser feliz o tempo todo e, volta e meia, existem sentimentos que nos incomodam a todo momento. É preciso ensinar ao seu filho que é normal ter emoções, e que é preciso lidar com elas. Inclusive, mais do que isso, é preciso conversar sobre elas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que não aprendeu essas coisas na infância, porém, está correndo atrás, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Genial  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+