• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas úteis que só existem graças às guerras

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      10/07/17 às 18h56

As guerras existem desde que o mundo é mundo, e sem dúvidas, deixaram grandes marcas de destruição e tristeza pela história da humanidade. Muita gente até hoje, é obrigada a conviver com consequências de algum conflito do tipo, seja porque perdeu um parente próximo, ou por tantos outros motivos.

Bom, a verdade é que, por mais que a maioria das guerras já realizadas em nosso planeta tenham sido devastadoras, a exemplo de primeira e segunda guerra mundial, elas ainda assim, conseguiram trazer alguns pequenos pontos que acabaram nos ajudando. Muitas coisas foram criadas durante essas guerras para facilitar a vida dos soldados. Pensando nisso, separamos 7 itens que só existem graças às guerras. Confere aí!

1 - Conservas

Como já devemos imaginar, quando os soldados vão às guerras passam muito tempo sem condições propícias para preparar comida, o que os força a buscar por métodos alternativos. Por esse motivo, Napoleão Bonaparte buscava incessantemente por um meio de conservação de alimentos, para facilitar a vida de seus soldados enquanto estivessem na guerra. Chegou a oferecer 12 mil francos (moeda utilizada por eles) para quem conseguisse uma solução para o problema. A resposta que ele precisava veio, e foi um importante passo que mais tarde, ajudou o desenvolvimento das indústrias de comida em conserva.

2 - Silicone

A borracha sempre foi algo muito utilizado em guerras, seja nos pneus ou em outros materiais que os soldados precisassem, e devido a isso, ela chegou a faltar. Durante a Segunda Guerra Mundial, um produtor químico chamado James Wrigh, especulava sobre a fabricação de borracha sintética, e foi quando misturou ácido bórico com óleo de silicone, e deu origem ao material que conhecemos hoje.

3 - Super Cola

A super cola acabou sendo criada no ano de 1942, por acidente. O químico Harry Coover tentava desenvolver um material transparente e resistente para construir um rifle, mas não funcionou exatamente do jeito que queria, e acabou descartando sua suposta falha. Mais tarde, já trabalhando para outra empresa, viu que o material que tinha criado era bem útil, e conseguiu reproduzi-lo novamente.

4 - Margarina

A margarina já foi criada com a intenção de ser uma versão mais barata da manteiga. No ano de 1969, o imperador da França, Napoleão III, precisava oferecer às pessoas de classe mais baixa e aos seus soldados um produto que fosse semelhante com a manteiga, já que oferecê-la de fato, sairia muito caro. Ofereceu então, uma pequena recompensa para uma química criar para ele este produto. Foi aí então que surgiu a margarina, mas sua criação não rendeu muito para ela, já que uma empresa holandesa se apropriou do produto.

5 - Zíper

O zíper é outra coisa que só temos devido às guerras. Dois séculos atrás, as pessoas costumavam usar apenas laços, argolas, presilhas e coisas do tipo para fechar suas roupas e se protegerem do frio. Foi um imigrante sueco que morava nos Estados Unidos, chamado Gideon Sundback, que inventou a engenhosidade que hoje conhecemos como zíper. As forças armadas americanas acabaram adotando a ideia, e começaram a usá-lo em seus uniformes. Pouco tempo depois, a ideia já havia sido difundida, e não era difícil encontras civis usando zíperes também.

6 - Fita adesiva

A fita adesiva hoje em dia, é um item que acaba nos ajudando e muito. Como conseguiríamos lacrar as coisas de maneira tão eficiente se não fosse por elas? Bom, foram criadas durante a Segunda Guerra Mundial, por Johnson & Johnson. O exército precisava de de um material impermeável e bastante resistente para lacrar algumas embalagens, incluindo caixas de munição.

7 - Absorventes

Com a necessidade de tratar os feridos da Primeira Guerra Mundial, os enfermeiros precisavam de soluções alternativas para facilitar o estancamento de sangue das feridas. Foi aí que desenvolveram um curativo feito com polpa de madeira e alguns outros materiais, que era capaz de absorver tão bem quanto algodão. Mais tarde, algumas mulheres observaram que o tal curativo também servia muito bem para conter o sangue proveniente da menstruação.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outros itens que não entraram na lista? Compartilha aí com a gente!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+