icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 comidas mais venenosas do mundo

POR Isabela Araujo EM Curiosidades 17/07/18 às 14h24

capa do post 7 comidas mais venenosas do mundo

Não é novidade que existem alimentos que devem ser consumidos com algumas restrições. Seja por conter muita gordura, carboidrato, açúcar, sal, lactose ou até mesmo glúten.

Mas você sabia que existem comidas que, se não forem feitas da maneira correta, podem lhe causar sérios danos ou até matá-lo apenas com uma única porção? Todo cuidado é pouco na hora de prepará-las e consumi-las. Separamos alguns alimentos altamente venenosos.

1 - Ruibarbo

O Ruibarbo é uma planta bastante utilizada para fins fitoterápicos. Ela pode ser consumida através de chás, sobremesas e geleias. Entretanto, as folhas desta planta contêm uma substância química chamada ácido oxálico. Se consumida em excesso, pode dificultar a respiração e também causar convulsões, insuficiência renal e até a morte.

2 - Sannakji

Sannakji é um prato bastante servido na Coréia. O pequeno polvo não é venenoso, não causa a morte, mas pode ser perigoso. Como o animal é consumido ainda vivo, suas ventosas se prendem a garganta e a boca e podem fazer com que você se engasgue. Todo cuidado é pouco na hora de consumi-lo.

3 - Fugu

O Fugu pode ser mortal se não for preparado com muito cuidado. Esse peixe bastante servido no Japão é considerado o segundo vertebrado mais venenoso do planeta. O animal possui muitas substâncias tóxicas. O preparo do fugu demora cerca de uma hora e o chef passa mais trinta minutos eliminando completamente qualquer vestígio de sangue que possa estar presente na carne, a qual também contém muitas toxinas. Essas podem até mesmo paralisar os músculos de uma pessoa e resultar em sufocação. De acordo com o UK Daily Mail, cerca de 30 a 50 pessoas acabam morrendo a cada ano depois de comer o peixe.

4 - Amêijoa

Esses moluscos crus são colhidos em áreas do Oceano Pacífico, Golfo do México e Oceano Atlântico. As amêijoas têm uma quantidade extra de hemoglobina. Como são fervidas por pouco tempo e servidas em seguida, podem conter diversas bactérias causadoras de doenças como hepatite A, febre tifóide e disenteria. Melhor evitar o consumo, né?

5 - Hákarl

Hákarl é uma iguaria da culinária da Islândia.  Feito de um tipo de carne de tubarão, o prato é bastante popular na Groenlândia. O tubarão utilizado é um tubarão venenoso, o qual não possui o trato urinário e os rins. Isso significa que as substâncias tóxicas e os resíduos estão presentes em outros lugares neste peixe e se você consumido de forma errada, pode causar uma embriaguez extrema devido a uma alta concentração de ácido úrico. O prato só pode ser consumido após a cozedura em várias águas ou após ser enterrado para putrefacção durante vários meses.

6 - Ackee

O Ackee ou Akee é uma fruta arbórea nacional da Jamaica. O fruto possui grandes propriedades medicinais. Utilizada para combater a disenteria, a conjuntivite oftálmica e dores de cabeça, a fruta é bastante consumida pelos jamaicanos. O ackee também contém proteínas, cálcio, ferro, vitamina A, B e C, entre outros nutrientes. Todavia, é importante que a fruta seja consumida apenas quando estiver madura, visto que a mesma contém um gás altamente venenoso chamado hipoglicina, que pode causar vômito e até a morte.

7 - Sabugueiro

O sabugueiro possui grande valor medicinal. A planta é utilizada para tratar sintomas de gripe e também combate inflamações e infecções. Os frutos são usados para fazer suco, geleias, chutneys, bolos e vinho de sabugueiro. As flores podem ser fervidas com açúcar para fazer um xarope doce ou beber como chá. Elas também podem ser comidas frescas em saladas. No entanto, as bagas cruas, a casca e as folhas da planta são conhecidas por causarem problemas no estômago. Além disso, o sabugueiro contém substâncias chamadas glicosídeos cianogênicos, as quais podem liberar cianeto. A substância pode levar a morte se consumida uma quantidade de 1.52 mg de cianeto por quilo de peso corporal.


Próxima Matéria
Imagens
avatar Isabela Araujo
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest