• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 comportamentos estranhos de gatos explicados

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      17/10/19 às 11h28

Os gatos foram domesticados pelo homem, há milhares de anos. E desde então, essa parceria de sucesso se tornou cada vez mais forte. Estes animais super inteligentes, segundo os cientistas, possuem estrutura de memória muito semelhante a nossa. O que faz com que pensemos que suas atitudes, às vezes, podem ser feitas de caso pensado.

O mundo geralmente é dividido entre as pessoas que amam os gatos e as pessoas que são apaixonadas pelos seus cachorros. E de fato, os bichinhos são realmente diferentes, e consequentemente, o perfil das pessoas que se atraem tanto para um lado, quanto para o outro também.

Algumas atitudes dos gatos podem confundir bastante as pessoas. Ainda mais se você estiver acostumado com cachorros. As interações sociais dos gatos e a forma como eles se comunicam podem ser bastante confusas. Por isso, mostramos alguns comportamentos estranhos dos gatos que são explicados.

1 - Miar para passarinhos

A verdade é que os behavioristas não sabem, ao certo, porque os gatos fazem sons estridentes, quando veem um pássaro ou um vulto voando pela janela. Alguns acham que isso pode ter a ver com a frustração deles de não poderem pegar o pássaro. E outros já acham que o movimento da mandíbula é um instinto pavloviano, que dá aos gatos a possibilidade de preparar seus músculos para matar as presas.

2 - Cabeçadas

Os gatos, geralmente, deslizam suas cabeças nas pessoas. E esse hábito quer dizer "oi, confio em você e me sinto seguro". Esse é um dos métodos para compartilhar feromônios faciais. Os behavioristas chamam esse comportamento de estamenha.

3 - Trazer "presentes"

Várias são as teorias sobre o porquê os gatos trazem coisas para seus donos. O gato pode compartilhar a presa com você, como forma de lhe agradecer por alimentá-lo. Ou pode estar simplesmente compartilhando a caçada bem sucedida.

Os gatos selvagens conseguem mais comida do que precisam. Então, eles sempre têm o hábito de levar os extras para outros membros da colônia. Principalmente, os filhotes e mães que estão amamentando.

4 - Mastigar coisas estranhas

Se o seu gato mastiga plástico, sujeira, carpetes e cobertores de lã, ele pode ter uma condição conhecida como pica. Essa condição pode ser desenvolvida por razões médicas, como distúrbios gastrointestinais ou então por ansiedade. Mais ou menos como nós humanos, que roemos nossas unhas e enrolamos os cabelos quando estamos nervosos.

5 - Amassa o dono

Se você é dono de gato, já reparou que ele amassa você com as patas como se estivesse fazendo uma massagem. Os motivos podem ser porque ele está feliz e tentando aliviar a ansiedade ou então por querer marcar você com seu aroma.

6 - Entrar em caixas e espaços pequenos

Os gatos parecem preferir sempre se enrolar em caixas e espaços pequenos. Isso porque os espaços fazem com que os gatos se sintam mais seguros. E na natureza, os gatos têm que ser furtivos para fugir dos predadores. E dormir em campos abertos os fazem presas fáceis.

7 - Olhar direto

Às vezes, pode ser desconcertante ter um par de olhos que não piscam olhando diretamente para você. Esse hábito não quer dizer que seu gato esteja tentando ler a sua mente. Provavelmente, ele está tentando chamar sua atenção para que você lhe dê um pouco de comida.

Próxima Matéria
Via   Vetstreet  
Imagens Vetstreet
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+