icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 conselhos médicos que você nunca deveria ignorar

POR Leticia Rocha EM Curiosidades 23/10/18 às 16h57

capa do post 7 conselhos médicos que você nunca deveria ignorar

Todos nós recebemos algumas indicações e conselhos de médicos que nem sempre seguimos. Achamos que não existe motivo real para tanto alarde ou que não passa de bobeira. Isso quando nos lembramos de consultar um médico especialista, já que na maioria das vezes nós mesmos nos medicamos. A consulta fica na responsabilidade de nossos parentes, amigos e quem quer que já tenha sentido algo semelhante.

Isso é um erro grave, sempre pensamos que não, mas essas atitudes realmente têm consequências. A melhor alternativa é sempre procurar um médico especialista e seguir os conselhos médicos.

Confira agora os conselhos médicos que não podem ser ignorados.

1 - Spray nasal de sal

Os sprays com água do mar são usados como substitutos dos sprays prescritos pelos médicos. No entanto, o uso de forma incorreta pode levar à uma infecção, a otite que pode ser muito perigosa para crianças. E isso tudo poderia ter sido evitado caso a prescrição médica fosse atendida.

2 - Recomendações para o exame

Sempre que vamos realizar qualquer tipo de exame, precisamos nos adequar a uma série de orientações. Quando vamos tirar sangue, por exemplo, precisamos ficar de jejum por 12 horas. No entanto, algumas pessoas descobrem formas de burlar essas restrições. No entanto, todas essas formas podem prejudicar a realização do exame, assim como seu resultado, o que vai fazer com que seja necessário realizar o exame novamente.

3 - Restrições a atividades físicas

Quando o médico recomenda repouso o melhor é atender. Reduzir as atividades físicas e descansar mais já é o suficiente. O que pode acontecer se você não fizer isso? Algumas doenças têm sintomas parecidos com outras, o repouso pode ajudar o médico a identificar qual é o mal que está lhe afligindo. Em algumas situações apenas o repouso e as outras recomendações já são suficientes para a melhora.

4 - Antidepressivos e diuréticos

Algumas pessoas têm o mal hábito de usar antidepressivos ou diuréticos por conta própria. No entanto, isso não só é contra indicado, como também pode ser ainda mais prejudicial. O uso de antidepressivos sem prescrição pode causar perda de apetite, distúrbios digestivos, insônia e, até mesmo, pensamentos suicidas. Já os diuréticos podem aumentar o risco de um ataque cardíaco.

5 - Exames apenas em potes esterilizados

Alguns exames exigem o uso de recipientes estéreis para que não haja interferência no diagnóstico. No entanto, algumas pessoas tentam lavar elas mesmas recipientes que têm em casa. No entanto, apenas lavar não é o suficiente para uma limpeza e esterilização eficaz. Por isso é que a maioria dos laboratórios aceitam apenas recipientes descartáveis, que não darão nenhuma chance para reutilização.

6 - Pomadas antibacterianas e antissépticos

Temos o hábito de usar pomadas e antissépticos em feridas e machucados, que fazemos no dia a dia. No entanto, a finalidade de ambos os remédios é tratar feridas infectadas, não machucados corriqueiros. O uso sem prescrição pode inclusive prolongar o tempo para que a ferida cicatrize.

7 - Dobrar a dose de remédios

Remédios como antibióticos e antidepressivos devem seguir o tempo de tratamento e a quantidade específica. Mas, às vezes, acontece de se esquecer de tomar o remédio e para tentar repor isso, ou concertar a situação, a pessoa toma a dose dobrada.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest