icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 conspirações malucas envolvendo o Coronavírus

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      17/03/20 às 15h39
capa do post 7 conspirações malucas envolvendo o Coronavírus

Todo mundo já está sabendo do coronavírus, afinal, estamos vivendo uma pandemia causada pelo vírus. Esse é de longe um dos maiores problemas que o mundo todo está enfrentando no momento. O vírus, que surgiu pela primeira vez na China no fim do ano passado, levou menos de dois meses para se espalhar pelo mundo inteiro. O que começou com um pequeno surto, na cidade de Wuhan, já se tornou uma emergência de saúde global. Até agora, já foram mais de 4 mil vítimas fatais e mais de 113 mil pessoas infectadas. Não tem como ignorar a gravidade da situação que vem piorando dia após dia.

Para a maioria das pessoas, já ficou claro que o vírus surgiu no mercado de frutos do mar de Wuhan, na China. Porém, nem todos acreditam nisso. Muito teóricos da conspiração, desconfiados dessa história, criaram várias hipóteses para explicar o surgimento do novo coronavírus. Para eles, essa é apenas uma história falsa, para esconder a verdadeira origem do vírus. Confira a seguir, 7 conspirações malucas envolvendo o coronavírus.

1 - O governo dos Estados Unidos

Há um teoria da conspiração, que afirma que o governo dos Estados Unidos é o verdadeiro responsável pelo novo coronavírus. Essa teoria foi levantada, pela primeira vez, por uma rede de notícias russa, o Channel One, durante uma transmissão ao vivo. Um apresentador disse que o governo americano criou o vírus, para acabar com a economia da China. Ele disse ainda que os Estados Unidos também podem ter criado o vírus para vender vacinas ao governo chinês.

2 - Bill Gates

Já falamos aqui sobre quando Bill Gates previu uma próxima pandemia mundial. Isso aconteceu em outubro de 2019, durante um Fórum Econômico Mundial, onde a fundação Bill & Melinda Gates, junto ao Centro John Hopkins de Segurança de Saúde, testaram como estávamos preparados para lidar com uma epidemia. Coincidência ou não, dois meses depois, surge o coronavírus. Isso foi o suficiente para os teóricos da conspiração afirmarem que isso foi um prelúdio da próxima epidemia. E mais ainda, que ela teria sido planejada pelas três organizações o tempo todo. Eles uniram isso ao fato de que a Fundação de Bill Gates havia financiado anteriormente o Pirbhright Instituto, que possui uma patente de uma vacina contra o coronavírus. Os conspiracionistas dizem que o empresário se uniu ao instituto, para criar a epidemia para posteriormente vender as vacinas.

3 - Internet 5G

Wuhan, a cidade onde o coronavírus apareceu pela primeira vez, também foi uma das primeiras cidades chinesas a receber internet 5G. Mas o que as duas coisas tem a ver uma com a outra? Dana Ashlie acredita que o novo vírus é causado por ondas de radiação, liberadas pela internet 5G. A pesquisadora baseia suas alegações, em um estudo de duas décadas atrás. Esse que revelou que o 5G poderia ser prejudicial à saúde humana. Ashlie afirma que o coronavírus é um envenenamento por radiação, que deixa o sistema imunológico fraco, e as pessoas vulneráveis à doenças. Especialistas confrontam essa hipótese, afirmando que não passa de mais uma teoria da conspiração. Eles afirma que o estudo, citado por ela, foi desacreditado em 2005, por outro estudo que provou que o 5G não apresentava perigo aos seres humanos.

4 - Governo chinês

Outras pessoas acreditam que, na verdade, é o governo da China quem criou o coronavírus como parte do programa de armas biológicas. Eles alegam que o vírus vazou do Laboratório Nacional de Biossegurança e causou a epidemia. O laboratório é a única instalação de propriedade do governo chinês com autonomia para conduzir pesquisas sobre vírus mortais. O curioso sobre tudo isso, é que o laboratório em questão faz parte do Instituto de Virologia Wuhan, que fica na cidade de Wuhan. Isso mesmo, justamente na cidade onde o surto surgiu. Essa hipótese foi levantada logo depois de uma declaração do presidente chinês, logo após o início do surto. Xi Jinping disse que a segurança dos laboratórios é uma questão nacional. Um dia depois, o Ministério da Ciência e Tecnologia da China divulgou instruções de como proteger laboratórios para impedir o vazamento de vírus.

5 - Governo do Canadá

Existe uma teoria que diz que o governo do Canadá que criou o coronavírus no Laboratório Nacional de Microbiologia em Winnipeg. Esse laboratório também realiza pesquisas sobre vírus mortais, como o de Wuhan, na China. Conspiracionistas acreditam que dois espiões chineses roubaram o vírus e o enviaram ao Instituto de Virologia Wuhan, e acabou gerando a epidemia. Os espiões seriam dois ex-funcionários do laboratório que foram demitidos em 2019. Os crentes dessa teoria dizem que os dois teriam sido demitidos por roubarem amostra do vírus e enviá-las para a China. Já a polícia canadense afirma que os dois foram desligados da empresa, por questões políticas e administrativas.

6 - Vírus do espaço 

Em 11 de outubro de 2019, algo surpreendente aconteceu no nordeste da China. Naquele dia, um meteorito explodiu no céu, causando um flash intenso, que deixou o céu noturno tão claro quanto o dia. A partir disso, várias teorias da conspiração surgiram. Uma delas afirma que o tal meteorito trouxe o vírus do Covid-19 do espaço. Os especialistas afiram que isso é improvável, já que o meteorito não caiu no chão. Mas ainda assim, muitos teóricos da conspiração acreditam que, de alguma forma, o vírus sobreviveu à temperatura extrema do pouso. O fato é que os meteoros, que não queimam na atmosfera, podem chegar até 647°C quando tocam o chão. Isso seria o suficiente para matar o vírus definitivamente.

7 - Sopa de morcego

Ainda há especulações de que os seres humanos contraíram o coronavírus de morcegos. No entanto, ainda não tem nada que confirme essa afirmação. Mas mesmo assim, algumas pessoas acreditam que a epidemia começou depois que alguém comeu um morcego infectado. Essa pessoa teria sido a blogueira de viagens, Wang Mangyun. A blogueira se tornou vítima de uma teoria da conspiração, após a divulgação de um vídeo onde ela aparece comendo um morcego. As imagens se tornaram virais, dando força à teoria. Logo, ela foi acusada de ter contraído o vírus e de ter transmitido para outras pessoas.

E você, o que achou dessas teorias da conspiração? Acha que alguma delas faz sentido mesmo? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest