• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 construções mais incríveis e importantes da História

POR Leticia Rocha    EM Lugares & Construções      25/03/19 às 18h10

Como você deve saber, há milhares e milhares de anos a Terra não era estruturada como conhecemos hoje. Os prédios eram algo impensável para alguns, todo o nosso sistema de distribuição de água e de vasão para esgoto era inimaginável. Mas afinal, como tudo isso surgiu? Foi necessário muito esforço para que as construções, como as conhecemos hoje em dia, fossem criadas. Por isso, é importante que conheçamos as construções mais incríveis e importantes da história.

Algumas delas demoraram séculos para serem concluídas, enquanto que outras, precisaram apenas de alguns anos. E mais, algumas dessas construções tão relevantes só foram possíveis graças a um toque de sorte. Conheça um pouco mais sobre como surgiram algumas das mais importantes construções da história.

1 - Sistema romano de água

No final do século III, a cidade de Roma contava com 11 condutos, que distribuía água por toda cidade. Usando apenas a gravidade, os romanos conseguiam levar água por todo o império. Alguns desses aquedutos ainda hoje estão de pé e são verdadeiras maravilhas arquitetônicas.

2 - Catedral de Hagia Sophia - Turquia

Por muitos anos, essa catedral foi considerada a maior catedral do mundo. Construída no século VI, a construção é símbolo da arquitetura bizantina e sobreviveu às mais diversas intempéries. Tumultos, saques, terremotos e até incêndios. Até hoje, a catedral é tida como uma das maiores construções de alvenaria do século XXI. Atualmente, não funciona mais como catedral, mas sim como museu.

3 - Buda Leshan - China

Esse Buda é o maior feito em todo o mundo, com mais de 230 metros de altura e esculpido em uma única pedra. Normalmente, a estrutura teria sofrido com a erosão. No entanto, o controle de água para que fluxo caia através e por trás dela não permitiram que isso ocorresse. O detalhe é que além de ser a maior do mundo, a estrutura é também bem antiga, tendo sido concluída há 803 anos depois Cristo. Hoje, a maior ameaça a estátua não é a água, mas sim o ar poluído da região.

4 - Ponte do Brooklyn

A Ponte do Brooklyn é considerada uma das maiores pontes suspensas do mundo. A ponte liga Manhattan ao Brooklyn e demorou 14 anos para ser concluída. Nesse período, algumas pessoas morreram na construção, inclusive o seu idealizador, John Roebling. Restou a seu filho concluir a construção da ponte, que quando foi encerrada foi considerada a maior obra prima da engenharia até aquele momento.

5 - Torre Eiffel

A torre, que hoje é símbolo não só de Paris, mas de toda a França, foi construída como porta de entrada da Feira Mundial de 1889. Ao contrário do que muitos pensam, a torre não foi projetada por Eiffel, ele comprou a patente do projeto e então a construiu, mas a ideia não foi dele. Houve muitas críticas quanto à estética da torre, ou a falta dela. A torre de 300 metros de altura deveria ser desmontada em 1909, no entanto, sua utilidade como transmissor de rádio lhe deu alguns anos a mais. Sendo assim, anos mais tarde, desmontá-la estava fora de hipótese.

6 -  Canal do Panamá

O Canal do Panamá liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico e permite que navios façam essa travessia em apenas 12 horas. Foi a França quem começou a construir o canal em 1880, no entanto, teve de interromper o processo por conta de problemas na engenharia. Em 1904, os Estados Unidos assumiram a construção e depois de 10 anos, as obras foram concluídas. O canal é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

7 - Túnel do Canal da Mancha

O canal da Mancha liga a Grã-Bretanha à França e é um dos locais em que há o maior fluxo de trânsito no mundo. O túnel construído sob o canal da mancha foi concluído em 1994, depois de 7 anos de trabalho duro, e é a principal via de comunicação entre os países. São três túneis, um para emergência e os demais para linhas de trem. É considerada uma das obras mais caras do mundo, foram mais de 9 bilhões de libras investidas.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+