icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 crenças comuns que geram desastres terríveis

POR Erik Ely    EM Curiosidades      16/04/20 às 20h42
capa do post 7 crenças comuns que geram desastres terríveis

Se tem uma coisa que aparece quando desastres surgem, é o fato de deles exporem todas as nossas falhas enquanto serem humanos. Assim, isso não ocorre porque o mundo está tentando nos ensinar uma lição, mas sim, porque o mundo está tentando nos matar. Dessa forma, separamos 7 crenças comuns que geram desastres terríveis.

Em tempos tão difíceis como esses que estamos vivendo, acreditar em coisas assim, pode nos levar à morte de forma muito mais rápida do que deveria. Com isso, vale a pena dar uma olhadinha nessa lista e repensar um pouco sobre as atitudes que estamos tomando.

1 - Apontar curas milagrosas e notícias falsas

Espalhar teorias da conspiração absurdas não vai ajudar ninguém. Você provavelmente já deve ter ouvido falar ou lido em alguma corrente de WhatsApp ou redes sociais alguma coisa envolvendo ideias mirabolantes, profecias apocalípticas ou planos meticulosamente orquestrados para que estivéssemos passando por este exato momento de pandemia.

2 - Devemos atacar antes de ter certeza do que aconteceu

Agora, não é o momento para apontar o dedo e dizer quem é, ou não, culpado do que está acontecendo. Sabemos que não se trata de uma arma biológica. Por isso, cuidemos das prioridades e no futuro, entenderemos melhor desse problema.

3 - Eu sou livre para fazer o que quiser

Se o governo emite uma série de recomendações para a sua segurança, ele não está preocupado apenas com a sua segurança. Isso porque, em situações como essa, cada um deve fazer sua parte. De fato, você é livre para fazer o que quiser, mas não é livre para fazer algo que faça mal ao outro. Assim, cuidando da nossa saúde, também estamos cuidando da saúde de outras pessoas. No final das contas, essas afirmações não passam de delírios coletivos e não ajudam ninguém.

4 - Eu posso resolver tudo sozinho

Se você alguns filmes clássicos, sabe que o herói pode resolver tudo sozinho e com uma arma. No entanto, as coisas não funcionam assim na vida real. Para passar por esse momento, precisamos uns dos outros. Dessa forma, se eu comprar todo o álcool em gel do mercado, outras pessoas podem ficar sem e de nada adiantará. Por isso, lembre-se que nem tudo pode ser resolvido por conta própria, você também pode pedir ajuda e ajudar quem precisa.

5 - Medidas de proteção são um desperdício

Em muitas outras situações, as pessoas já receberam orientações do que fazer para caso um desastre ocorra. Contudo, nem sempre esse desastre acontece e isso que sempre esperamos. No entanto, sempre vai ter aquela pessoa que diz que nada nunca acontece e, por isso, não é preciso se precaver. Mas, sempre vemos o resultado disso quando emergências reais acontecem. Nesse momento, não dá para resolver o problema de última hora.

6 - Isso vai passar e eu não preciso fazer nada

Por exemplo, atualmente, vemos diversas pessoas e portais explicando medidas para nos proteger de possíveis contaminações. No entanto, sempre vai haver aquela pessoa que pensa que não precisa fazer nada e isso, um dia vai passar. De fato, esperamos que essa situação mude um dia. Entretanto, a situação vai melhorar por conta das pessoas que alertaram e fizeram sua parte. Não é porque você ficou esperando que isso fosse passar e não ajudou.

7 - Lidar com isso é trabalho de outra pessoa

Da mesma forma que muitas pessoas deixam para fazer amanhã o que deveriam fazer hoje, também há quem deixa para o outro, o que deveria fazer. Assim, pensamentos como "o governo vai resolver" ou "alguém vai achar uma cura" nunca ajudaram ninguém. Na verdade, o que, de fato, ajuda as pessoas são as atitudes. Essas atitudes podem ser vistas e tomadas como exemplo por outras pessoas. Por isso, cada deve fazer a sua parte.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest