• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 criaturas deslumbrantes que confundem até os melhores cientistas

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      03/04/19 às 15h36

O reino animal é mesmo incrível. Às vezes estamos tão focados em outros assuntos, procurando vida em outros planetas, por exemplo, que deixamos passar despercebido algumas maravilhosas criaturas que vivem entre nós. Mesmo que já tenhamos conhecimento de tantas espécies animais, hora ou outra, nos deparamos com uma nova. Algumas criaturas são tão complexas e deslumbrantes que até mesmo os mais experientes cientistas ficam intrigados com as suas características.

E são sobre esses animais tão espetaculares que vamos falar hoje. Confira uma seleção de criaturas incrivelmente diferentes e com habilidades incomuns que podem surpreender você e até mesmos os cientistas.

1 - Texugo-do-mel

O ratel, conhecido popularmente como texugo-do-mel, é uma espécie da família Mustelidade. São encontrados em sua maioria na África e no Oeste e Sul da Ásia. E esse animal peculiar é tão perigoso quanto desprovido de medo. Eles não são seletivos quando se trata de ataque. Podendo enfrentar desde um porco-espinho até um leão ou um búfalo, ou qualquer um que aparecer em seu caminho. E mesmo sendo um animal relativamente pequeno, é muito improvável que o outro animal sobreviva.

Essas criaturas têm uma pele tão dura e grossa que nem os dentes dos predadores, ou armas cortantes, possam perfurar. Os seus dentes afiados, garras e mandíbulas permitem que eles comam suas presas com ossos e tudo mais. Mas o que mais chama a atenção dos cientistas é o seu sistema imunológico. Esses animais são capazes de neutralizar até venenos. Se um texugo-de-mel for picado por uma cobra, por exemplo, ele até vai ter convulsões e "morrer", mas cerca de 40 minutos depois, o animal revive e retorna a sua vida normal.

2 - "Rato espinhoso"

O Acomys cahirinus é uma espécie de roedor da família Muridae. Conhecido popularmente como rato espinhoso, esse animal tem uma incrível superpoder, a sua capacidade de regeneração. Para se ter uma noção da sua habilidade, ele consegue escapar das garras de um predador deixando para trás a própria pele. E não é somente a sua pele que ele é capaz de recuperar, mas também cartilagens e glândulas sudoríparas. Segundo cientistas, os mamíferos possuem genes de auto regeneração, como os répteis por exemplo, mas que de alguma forma, ainda não explicada, essa capacidade só aparece nesse tipo de roedor.

3 - Marmota Tarbagan

Camelos até conseguem ficar sem beber água por um longo período de tempo, mas esses animais fofinhos conseguem viver uma vida inteira sem beber água diretamente. A marmota Tarbagan não bebe água nunca. Todo o líquido que ela recebe é proveniente da comida, mesmo que não seja muito úmida. Para se ter uma noção, em uma experiência feita com uma marmota Tarbagan, o animal conseguiu viver 3 anos sem água, se alimentando apenas de grãos secos.

4 - Ornitorrinco

A forma física do ornitorrinco ainda deixa os cientistas intrigados. E não é para menos, o animal parece uma união de vários outros bichos. Ele tem um bico de pato, patas com membranas, saliva venenosa e cauda semelhante a dos castores. E o animal ainda põe ovos, dá leite e é encontrado somente na Austrália. Inclusive, pelas suas características peculiares, não é de se espantar que ele seja natural do país.

5 - Lesma de calda longa

Se houvesse uma possibilidade de transplantar características dos animais para os seres humanos, essas lesmas poderiam ter evitado muitos corações partidos. A Ibycus rachelae é uma espécie de lesma incomum que usam os chamados "dardos de amor" no namoro. O dardo do amor é como um arpão que perfura e injeta um hormônio em outra lesma, e pode aumentar as chances de aventuras românticas. Já imaginou, nunca mais amores não correspondidos?

6 - Água-viva imortal

Talvez, o segredo da imortalidade esteja escondido no oceano pela água-viva. A Turritopsis nutricula é capaz de reviver. Depois de sofrer uma grave lesão, essas criaturas podem se transformar em um pólipo e se transforam de volta em águas-vivas. Esse processo de crescimento geralmente dura 2 meses, e aparentemente, a capacidade de ressurreição não é limitada. Cientistas que estudaram uma água-viva da espécie observaram que o animal se transformou 12 vezes.

7 - Cachalote

O cachalote é um dos animais mais surpreendentes do planeta. E não é para menos, suas características são incríveis. Por exemplo, esses animais conseguem mergulhar em grandes profundidades e ficar ali por muito tempo, mais do que qualquer outro animal que respire oxigênio. Os cientistas ainda não conseguiram explicar como os seus pulmões suportam a pressão. Um cachalote dorme apenas 15 minutos por dia, e mesmo assim, possuem bastante energia. Em casos extremos, eles podem ficar até 3 meses sem dormir. E a sua pele é a mais grossa de todas, tendo 50 centímetros de espessura.

E para você, qual desses animais é o mais intrigante? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+