icone menu


7 criaturas mais nojentas que podem viver no seu corpo

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      20/01/17 às 13h10
capa do post 7 criaturas mais nojentas que podem viver no seu corpo

Como se já não houvesse ameaças suficientes de situações que temos que enfrentar durante as complicadas rotinas, a humanidade ainda precisa enfrentar inimigos que nem mesmo pode ver com facilidade.

Estamos falando de parasitas que podem ser os verdadeiros vilões de sua saúde, fazendo de seu corpo uma moradia mesmo sem você saber. Graças à medicina moderna, nós somos capazes de enfrentar vários deles, mas ainda assim, não deixam de ser assustadores.

Aqui estão algumas das criaturas mais nojentas quem podem morar no seu corpo.

1 - Verme-da-guiné

1

Esta assustadora criatura é conhecida por conta da doença que causa - dracunculíase -, contraída por meio da ingestão de larvas. Uma vez que o animal está dentro do estômago da pessoa, atravessa o sistema digestivo e entra por cavidades onde irão passar de 10 a 14 meses até que se tornem adultos. Os vermes, que se parecem com estranhos pedaços de espaguete, começam então a tentar perfurar a pele e precisam ser removidos para não causar danos ao corpo humano.

2 - Filária

2

O verme microscópico pode viver no sistema linfático e provocar uma doença conhecida como filaríase, ou elefantíase. A doença parasitária se espalha depois que um mosquito infectado com sangue contaminado pica alguém, transmitindo os vermes. Uma vez na corrente sanguínea, eles podem viver até sete anos. A maioria das pessoas com a doença não desenvolve sintomas, mas uma pequena porcentagem delas demonstra acúmulo de fluidos nas pernas, braços, seios ou genitais, sofrendo com inchaço e engrossamento da pele.

3 - Loa loa

3

Uma vez que alguém é infectado por este verme por meio de uma picada de mosquito, pode sofrer com inflamações locais conhecidas como inchaços de Calabor. Geralmente, os inchaços acontecem no pulso e articulações, mas desaparecem assim que o parasita se move. Eles também podem chegar até os olhos, se tornando visíveis na região e provocando infecções que geram inchaço, coceira e dor.

4 - Candiru

4

O candiru é um peixe que pode se tornar parasita humano, já que precisa de sangue para sobreviver. É comum que ele ataque humanos por meio da uretra e, uma vez dentro do corpo, provoca inflamações, hemorragias ou até mesmo a morte. Habitantes de regiões de rios escapam das infecções utilizando roupas justas e resistentes e evitando urinar na água para fugir da criatura.

5 - Piolhos

5

Os piolhos podem ser uma terrível ameaça quando não são tratados. Eles podem se espalhar rapidamente entre fios de cabelos de pessoas contaminadas, colocando ovos e causando coceira no couro cabelo por meio das picadas feitas para a sessão de alimentação de sangue, realizada algumas vezes ao dia. Geralmente atingem crianças com idades entre 3 e 11 anos, mas não conseguem viver por muito tempo longe dos fios de cabelo, o que significa que um bom tratamento pode garantir a proteção contra os piolhos.

6 - Ancilostoma

6

O intestino de mamíferos, incluindo humanos, é a residência perfeita para os ancilostoma. Esse pequeno verme é capaz de sugar sangue de seus hospedeiros, consumindo ferro e outros nutrientes importantes, podendo levar a anemia. Em regiões pobres, o ancilostoma é responsável por baixo peso de criança recém nascidas ou retardo de crescimento por falta de nutrientes. A menos que o hospedeiro seja vítima de uma grande infestação, poucos sintomas são visíveis além da perda de energia ou visual pálido.

7 - Dermatobia hominis

00

Existe uma espécie de mosca que utiliza o corpo humano como moradia para suas larvas. A espécie é capaz de colocar ovos dentro do pele ou outros lugares sensíveis, como os olhos, gerando um tremendo incômodo em sua visão. Esses insetos possuem o hábito de colocar os ovos dentro de outros animais de sangue quente para manter as larvas seguras e protegidas do ambiente externo, o que não ajuda muito quando a pele e outros órgãos humanos se tornam ambientes ideais para isso.

Dá até calafrios só de imaginar que alguns bichos como esses podem morar dentro de pessoas. Se você se interessou pelo tema, conheça a história de outras terríveis criaturas vivas que foram encontradas dentro de pessoas.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+