icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 criaturas pré históricas saídas dos seus pesadelos mais profundos

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Animal      04/10/17 às 18h05
capa do post 7 criaturas pré históricas saídas dos seus pesadelos mais profundos

Os primeiros animais a habitarem nossa Terra certamente serão sempre um enorme mistério para a humanidade. Inúmeros fósseis de criaturas pré históricas já foram encontradas ao longo dos anos e descobertas impressionantes já foram feitas. Caso você seja um amante do assunto, pode gostar de saber sobre o maior dinossauro que já existiu, ou sobre alguns dinossauros que tinham "superpoderes" incríveis.

Bom, o que podemos realmente ter certeza é que na pré história não faltaram criaturas assustadoras. Corpos e dentes gigantes era o que mais tinha por ali. Se você acha que o Tiranossauro Rex foi o dinossauro mais cabuloso que já habitou nosso planeta, então precisa conhecer aqui, as 7 criaturas pré históricas saídas dos seus pesadelos mais profundos! Dá uma olhada!

1 - Pássaro carnívoro de 12 metros

Um pássaro gigante já não parece algo muito agradável, imagine então se a criatura ainda for carnívora? Então você deveria conhecer os indivíduos que compõem a família Azhdarchidae. Eram enormes pterossauros e tomavam os céus no fim do período Cretáceo.

Certo, mas também não imagine enormes pássaros pré históricos caçando suas presas e levantando voo por aí, levando comida para seus filhotes. De acordo com as evidências encontradas, eles eram grandes demais para conseguir voar carregando algo. Então isso já deve ser reconfortante o suficiente, não é mesmo? Neste caso, seria mais complicado para ele caçar, não é? Negativo! O pássaro facilmente poderia atingir o tamanho de uma girafa, e era bastante ágil quando se tratava de se locomover.

2 - T. Rex... Cão?

Geralmente, conhecemos nosso tão querido "Tiranossauro Rex", com o carinhoso apelido de T.Rex. Você já deve ter reparado que tem muita gente por aí que gosta de chamar seus bichinhos de estimação de Rex, principalmente quando se trata de um cachorro. A verdade é que uma das criaturas pré-históricas foi realmente um Cão Rex.

Chamado de Gorgonopsídeo, era uma cão-lagarto gigante, com dentes ameaçadores e um enorme crânio que poderia chegar aos 90 centímetros! Quando os animas faziam parte do gênero Inostrancevia, poderiam ser ainda maiores... Imagine uma criatura com dentes caninos de 10 centímetros! Assustador, não acha?

3 - O gigante jacaré-tubarão que comia monstros do mar

Ah, se tubarões e jacarés já são de dar medo separados, imagine uma das criaturas pré históricas que era uma mistura dos dois... O período nomeado como Cretáceo foi simplesmente uma das "fases góticas" da Terra, onde tudo que se encontrava por ali era suficientemente mal e assustador.

Quando foi descoberto os Hainosaurus e o Tylosaurus, parece que isso apenas se confirmou. Eram enormes lagartos marinhos que assustavam até a mais temida criatura dos mares. Acredite ou não, mas eles eram capazes de engolir tubarões inteiros! Sim... eram digeridos vivos! Apenas para que você tenha uma ideia, tinham o tamanho de um ônibus e poderiam perseguir suas vítimas de forma bastante ágil.

4 - Os terríveis porcos

Os porcos da forma que conhecemos hoje não representam nenhum tipo de ameaça iminente. Bom, depois de conhecer um Daeodon, uma das criaturas pré históricas que mais se parecia com uma mistura de rinoceronte com javali e patas de porco, podemos mudar de ideia. Vale lembrar que ainda tinha traços de búfalo e javali... É, parece que nem ela sabia ao certo quem era.

Literalmente,o nome da criatura significa "dentes destruidores hostis", mas por determinado tempo foi conhecida como Dinohyus, que em tradução significa algo como "terrível porco". Eram gigantes onívoros, comiam tudo que viam pela frente.

5 - Os monstros do mar que comiam outros monstros do mar que comiam monstros do mar

Não, nós não erramos no subtítulo! Leia de novo que você vai conseguir entender! O Kronosauro e o Liopleurodon eram gigantes criaturas marinhas pré históricas e podem facilmente, conquistar o título de criaturas mais assustadoras que já viveram no oceano. No caso do Liopleurodon, mais pareciam um rascunho mal feito de crocodilo. Era uma criatura completamente medonha que poderia alcançar os 10 metros de comprimento. Um dos espécimes descobertos, possuía 3 metros apenas de mandíbula! Dá pra imaginar?

A única presa grande o suficiente para saciar a fome desse animal, só poderia ser outro monstro marinho. O Kronosauro provavelmente, poderia ser ainda maior que a criatura anterior. Seu nome foi uma homenagem ao titã Kronos, que não tinha pudor algum e comia os próprios filhos. O Kronosauro tinha seus dentes em formato de banana, e suas mandíbulas eram capazes de dilacerar qualquer animal que ousasse chegar perto... Qualquer um deles mesmo!

6 - O gigantesco peixe dentuço

Ah, amigo... As águas sempre foram morada de criaturas realmente estranahs e assustadoras. O Dunkleosteus era nada menos que um peixinho de 9 metros de comprimento que sempre andava armado com enormes lâminas em sua boca. Para que você tenha uma ideia, estima-se que esta foi a criatura com a mordida mais forte que já existiu.

Atualmente, um dos animais com a mordida mais poderosa é a hiena, com cerca de 220 quilos de força. O T. Rex, poderia alcançar os 1360 quilos de força em sua mordida. Agora tente imaginar a força de um Dunkleosteus... Cerca de 10 mil quilos de força, isso tudo por cada 6 centímetros quadrados! É tão poderoso que é preciso utilizar diferentes unidades de medida para conseguir calcular o resultado.

O mínimo que se espera então, é que essa criatura pré-histórica seja lenta para dar oportunidade às suas vítimas, não é mesmo? Bom, como a vida real não é um jogo de RPG, o caso era muito pelo contrário. O peixe era extremamente ágil e capaz de capturar suas vítimas em questão de milésimos de segundo. Caramba!

7 - O maior predador terrestre de que se tem conhecimento

De todas as criaturas pré históricas aqui mencionadas, certamente essa é a maior delas, e claro, não deixa de ser assustadora. Chamado de Spinosauro,  era um verdadeiro gigante capaz de alcançar incríveis 18 metros de comprimento! Suas mandíbulas se pareciam muito com a de um jacaré, podendo atingir 1,5 metros de comprimento...

Sem contar que possuía uma espécie de  "barbatana dorsal" em suas costas,  parecida com as velas de um enorme navio. Até então, é considerado como o maior predador terrestre que já andou por nossas terras. Um rei em um período onde criaturas assustadoras dominavam.

E então pessoal, já conheciam alguma das criaturas pré históricas aqui mencionadas? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest