• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 criaturas reais que inspiraram os dragões

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      26/09/19 às 18h48

O mito dos dragões data de 40 mil a.C. O nome dragão vem do grego, drákon, que significa serpente gigante. Os primeiros registros de dragões foram feitos por aborígenes pré- históricos, na Austrália. E segundo a lenda, os dinossauros os seriam seus precursores.

No entanto, como toda lenda que se preze, há um aspecto de realidade que a envolve. E, com a lenda dos dragões, não é diferente. Em suma, a aparência, com a qual são representados, foi inspirada em criaturas reais. Na Europa, os dragões são répteis, que lançam fogo pela boca. Já na América do Sul, acreditava-se que era uma serpente divina com penas, que causava destruição.

Do mesmo modo, na China, os dragões eram criaturas anfíbias que habitavam oceanos, lagos e rios. Eles são reverenciados como símbolos de fortuna e fertilidade. Vamos conhecer as 7 criaturas reais que inspiraram os dragões.

1-    Pterossauros

O Pterossauros se assemelham muito aos dragões das lendas europeias. Eram reptilianos e sem penas, sua envergadura podia chegar a 12 metros de comprimento. Ele era conhecido como a maior criatura voadora de todos os tempos.

2- Jacaré chinês

Como na mitologia chinesa, os dragões estão ligados à água, e foi por isso, que o jacaré chinês serviu como inspiração. Ele pode chegar a um metro e meio de comprimento, e são encontrados flutuando, logo abaixo da água. Em síntese, esperando por suas presas. O jacaré chinês é um dos répteis mais ameaçados do mundo.

3- Dragão de Komodo

 

Em síntese, o dragão de komodo pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 70 kg. Surpreendentemente, ele é considerado o maior lagarto do mundo. Apesar de não lançar fogo, o dragão de komodo consegue matar porcos e até búfalos, com a própria boca. Acreditava-se que as bactérias, em sua saliva, causassem intoxicação por sangue.

 4- Serpente dragão

Esse animal, chamado também de cobra-dragão, é nativo da Indonésia e da Malásia. Tem em média 60 centímetros de comprimento, e tem o hábito de caçar sapos à noite. Existe apenas uma espécie de serpente dragão, e acredita-se que faz parte do grupo das cobras primitivas, de arquivos aquáticos da Austrália e Indonésia.

5- Dragão Frilled

É um pequeno lagarto, que vive nas florestas da Austrália. Em volta do seu pescoço, tem uma espécie de babado, que se expande quando o dragão Frilled está assustado. E quando ameaçado, o dragão Frilled, praticamente, se separa do seu próprio rabo, fugindo e o deixando para trás, para que confunda seu inimigo.

6- Dragão do mar

O dragão do mar é um parente próximo do cavalo marinho. E é encontrado nos recifes rochosos do sul e oeste da Austrália. Apesar de ser um peixe, o dragão do mar não nada muito bem, é por isso, ele se movimenta como as algas. Além disso, ele se alimenta de pequenos crustáceos.

7- Dragão voador

O dragão voador é um réptil planador, que vive nas florestas tropicais do sudeste da Ásia. Em suma, ele pode planar por 8 metros, entre as árvores, usando a calda como leme para direcionar seu destino. Apesar da cor marrom, que serve como camuflagem, suas asas costumam ser bem decoradas para chamar a atenção da fêmea.

Próxima Matéria
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+