• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 crocodilos e jacarés mais perigosos do mundo

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      20/06/19 às 17h21

Todo mundo tem medo de alguma coisa. Alguns têm medo de cobras, outros de aranhas, ou baratas. Mas nem sempre o que temos medo é realmente uma ameaça. Tem gente que tem medo de borboletas, mesmo sabendo que uma borboleta nunca vai te devorar. Mas animais maiores do que nós, ou mais fortes, são um perigo real para nossa vida. Nesse caso, entram os crocodilianos, ou seja, um grupo de formado por jacarés, crocodilos, gaviais, caimões e outros. Aqueles que já viram um jacaré de perto sabem o medo que esses animais impõem. E não é à toa que os crocodilos fazem parte dos predadores mais perigosos do mundo.

No total, existem 23 espécies de crocodilianos vivos no planeta. Ao menos, a metade deles é considerada uma ameaça para os seres humanos. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, existem quatro razões para que os crocodilos nos ataquem. A primeira é a mais comum de todas, porque estão com fome. Se você ameaçar o seu território ou os seus filhotes, há grandes chances de que você seja atacado. Ou na última das situações, eles sentem a necessidade de atacar outra espécie qualquer. Poderia ser um cachorro, um gato, ou qualquer animal.  Se for uma pessoa que estiver por perto, eles não se importaram em devorá-la. Confira a seguir os as espécies de crocodilos mais perigosos do mundo.

1 - Caimão Negro

Nativo da região da América do Sul, esse jacaré-preto pode ser encontrado em grande parte da bacia do Rio Amazonas, entre o Peru e o Equador, até a Guiana e o Suriname. Os caimões negros se alimentam basicamente de peixes e outros répteis, além de roedores como capivaras. Os machos da espécie podem chegar até os 4 metros de comprimento, sendo um enorme predador. De janeiro de 2008 a outubro de 2013, os caimões negros atacaram aos menos 43 pessoas. Pelo menos um quinto desses ataques, foram fatais.

2 - Crocodilo ladrão

Encontrado principalmente em poças de água doce, pântanos, lagos e riachos nas margens ocidentais do sudeste da Ásia, o crocodilo ladrão é um dos predadores mais perigosos. Na sua fase adulta, eles podem chegar a ter até 5 metros de comprimento. Embora tenham o costume de se alimentar de peixes e répteis, alguns crocodilos ladrão também buscam por presas maiores, como veados, ou mesmo pessoas. Segundo dados da base mundial de ataques de crocodilos, cerca de 110 pessoas foram atacadas por crocodilos dessa espécie entre 2008 e 2013. Um terço dos ataques resultou em morte.

3 - Crocodilo americano

O crocodilo americano, também conhecido como jacaré da América Central, é encontrado em habitats aquáticos do sul da Flórida e do Sul do México. Também é possível encontrar o crocodilo americano pelas ilhas do Caribe e na América do Sul. Mesmo que crocodilos dessa espécie tenham preferência por presas menores, não é incomum saber de algum ataque contra pessoas. Pelo menos 20 indivíduos já morreram por conta do animal.

4 - Gavial

Muito encontrado em rios do norte da Índia e do Nepal, o Gavial se distingue dos demais crocodilos devido às suas longas e finas mandíbulas. Os seus dentes afiados capturam com enorme facilidade os peixes, suas principais presas. De fato, os gaviais não atacam seres humanos, mas evidências mostraram que eles podem se alimentar dos cadáveres humanos, colocados no rio Ganges durante cerimônias fúnebres.

5 - Jacaré americano

Nativos da região da Costa do Golfo dos Estados Unidos, os jacarés americanos podem ser encontrados em habitats de água doce. A maioria dos jacarés é menor do que os seus primos crocodilos. Eles podem chegar a ter no máximo 4 metros de comprimento. Entre 1948 a 2005, as autoridades especializadas em vida selvagem relataram um total de 379 ataques desses jacarés a seres humanos, 17 deles sendo fatais.

6 - Crocodilo de água salgada

O crocodilo de água salgada, também conhecido como crocodilo do estuário, é mais encontrado no sudeste da Ásia, do sul da Índia até o norte da Austrália. Embora o seu nome sugira que esses animais sejam exclusivos de habitats de água salgada, eles também podem ser encontrados em riachos de água doce e pântanos. Os machos dessa espécie podem chegar até 6 metros de comprimento em sua fase adulta. E podem pesar mais de 500 quilos. Levando em consideração apenas os dados disponibilizados pela Austrália e a Malásia, entre 2000 e 2007, os crocodilos de água salgada atacaram pelo menos 30 pessoas.

7 - Crocodilo do Nilo

O crocodilo do Nilo é encontrado, principalmente, em lagos e riachos de água doce em maior parte da África. A maioria dos adultos dessa espécie pode chegar até os 6 metros de comprimento. Levando em consideração a quantidade de ataques em que esses crocodilos estão envolvidos, eles são facilmente considerados os mais perigosos de todos. Estimativas sugerem ao menos 300 ataques de crocodilos do Nilo contra pessoas por ano.

E você, tem medo de crocodilos? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+