icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 cuidados que todo mundo deveria ter com o próprio banheiro

POR Leticia Rocha EM Curiosidades 28/03/19 às 17h18

capa do post 7 cuidados que todo mundo deveria ter com o próprio banheiro

Nós nos sentimos muito higiênicos quando comparados a outros animais. Até mesmo quando nos comparamos com seres humanos de outros lugares do mundo. Isso porque nossa vaidade nos engana, aliás, várias pesquisas indicam que os brasileiros são muito vaidosos. Sempre "limpos" e cheirosos. Por que as aspas? Acontece que nossos hábitos de higiene não são tão saudáveis quando imaginamos. É por isso que vamos te mostrar alguns cuidados que todo mundo deveria ter, principalmente durante o banho.

Provavelmente você deve estar se sentindo constrangido. Afinal, quem sou eu para falar sobre sua maneira de se limpar, mas acredite em mim, você pode estar fazendo isso da maneira errada.

1 - Esponja de banho

Seja honesto consigo mesmo: há quanto tempo está usando a esponja que está lá no banheiro? Semanas, meses? Acontece que as esponjas de banho são um excelente ambiente para a proliferação de fungos e bactérias. Como você deve imaginar, o pano retém algumas células mortas de nosso corpo, isso misturado ao clima úmido e quente do banheiro forma um verdadeiro desastre! Por isso, procure trocar a esponja a cada 3 ou 4 semanas, se ela for de algum material natural. Se ela for feita com materiais artificiais, troque no prazo de poucos meses.

2 - Guardando o sabonete

Boa parte das pessoas usa sabonete, mas aonde você o guarda? Se você simplesmente deixa ele em algum apoio, ao ar livre, é melhor mudar agora! O ideal é colocar em uma saboneteira. Lembra que falamos sobre o ambiente quente e úmido dos banheiros? Pois é, isso também contribui para o aparecimento de bactérias em seu sabonete e bom, se você pretende usá-lo, já sabe onde essas bactérias vão parar, não é mesmo? Então se o propósito é ficar limpinho, o ideal é guardar o sabonete no local correto.

3 - Lâminas de barbear

Se você não tem o costume de trocar sua lâmina de barbear, cuidado! A navalha também podem desenvolver bactérias e se você usá-la mesmo assim, isso pode te causar irritação na pele e até alergias. Então, trate de trocar as lâminas regularmente para garantir a saúde da sua barba.

4 - Depois dos exercícios

Às vezes chegamos exaustos da corrida ou da academia e acabamos nos esquecendo de tomar banho. E isso é um erro grave! As bactérias que saem junto com o suor ficam na nossa pele e se multiplicam se você não tomar banho e isso pode levar à infecções de pele e irritações. Então, nada de chega do treino e ir deitar!

5 - Reutilizando as toalhas

Calma, não tem problema você usar a mesma toalha algumas vezes. No entanto, você só pode reutilizar a toalha se ela estiver completamente seca e claro, você não pode fazer isso por muitos dias. Procure trocar de toalha em um intervalo de 3 dias.

6 - Como secar o corpo

Existem várias formas de secar o corpo e o cabelo, mas isso não significa que todas são corretas. Quando esfregamos a toalha na pele, isso causa uma pequena irritação, principalmente, se a mesma já estiver suja. O recomendado é retirar a umidade com delicadeza. Dessa forma, você não retira toda a umidade da cutis, o que também interfere na hidratação da sua pele.

7 - Qual sabonete usar?

Você já deve ter ouvido algo sobre as bactérias serem de alguma forma importantes. E é verdade, elas são. É por isso que limpar a pele excessivamente pode ser prejudicial à nossa pele. Procure não usar sabonetes que são agressivos com a pele. Busque por produtos mais naturais e que não vão eliminar as bactérias boas.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest