icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 curiosidades para comemorarmos os 20 anos do PlayStation 2

POR Erik Ely EM Curiosidades 05/03/20 às 17h41

capa do post 7 curiosidades para comemorarmos os 20 anos do PlayStation 2

Pode parecer que foi ontem, mas nesta quarta-feira (04/03), o PlayStation 2 completou 20 anos. Na época, o console chegou ao Japão com uma missão extremamente difícil,  repetir o sucesso estrondoso de seu antecessor. Contudo, o console não somente alcançou as expectativas, como também se tornou o videogame mais vendido da história. Por isso, separamos 7 curiosidades para comemorarmos os 20 anos do PlayStation 2.

Ao longo de 13 anos estando oficialmente no mercado, o PlayStation 2 conquistou fãs que mantém o videogame vivo até os dias de hoje. Ao longo de sua longa vida, o console vendeu 155 milhões de unidades ao redor do mundo, além de possuir uma biblioteca de mais de 4.500 jogos nos mais diversos gêneros.

1 - Esses são os 10 jogos mais vendidos de PlayStation 2

Veja a seguir uma lista com os dez mais jogados do mundo.

1 - GTA: San Andreas (20,81 milhões de cópias)
2 - GTA: Vice City (16,15 milhões de cópias)
3 - Gran Turismo 3: A-Spec (14,98 milhões de cópias)
4 - GTA III (13,10 milhões de cópias)
5 - Gran Turismo 4 (11,66 milhões de cópias)
6 - Final Fantasy X (8,05 milhões de cópias)
7 - Need for Speed: Underground (7,2 milhões de cópias)
8 - Need for Speed: Underground 2 (6,9 milhões de cópias)
9 - Medal of Honor: Frontline (6,83 milhões de cópias)
10 - Kingdom Hearts (6,4 milhões de cópias).

2 - O que aparecia quando o videogame ligava?

Ao olhar para a imagem dessas "torres brancas" se movimentando, automaticamente, lembramos da inicialização do PlayStation 2. No entanto, o que muita gente não sabe, é que essa tela possuía um propósito secreto. Dessa forma, elas representavam os dados salvos dos jogos. Assim, quanto mais torres, mais dados você possuía.

3 - Um homem mudou seu nome para PlayStation 2

Em 2002, um britânico chamado Dan Holmes amava tanto seus PS2 que mudou seu nome para PlayStation 2. Além disso, na época, o Sr. PlayStation já havia gastado mais de 7 mil libras esterlinas (mais de 42 mil reais) em jogos. Depois de alterar seu nome, ele ainda tentou se casar com o console, dá para acreditar?

4 - Era possível assistir 'Netflix' no PlayStation 2

Com um recurso exclusivo do Brasil, o PlayStation 2 se tornou o primeiro console, onde era possível assistir Netflix. Por meio de um disco de instalação, jogadores brasileiros puderam desfrutar não somente de filme em DVD, mas também toda uma biblioteca em streaming.

5 - Levando a 'Sega' a desistir do mercado

Não é de se espantar que concorrentes, como o Sega Dreamcast, não tenham conseguido resistir. Menos de 1 ano depois de lançamento do PlayStation 2 a Sega descontinuou seu console. Depois disso, a empresa saiu definitivamente do mercado de hardware. No entanto, ela ainda produz jogos para máquinas concorrentes, como o Gamecube (Nintendo), Xbox (Microsoft) e, claro, o PlayStation 2. Além disso, um dos principais fatores que disparou as vendas do console foi o fato de que ele também funcionava como DVD. Quem poderia resistir?

6 - Usado em um sistema de mísseis

Com o sucesso do videogame, a Sony tinha ambições ainda maiores para o console. Com o "kit Linux" composto por um teclado, mouse, HD interno de 40 GB, adaptador de rede e cabo VGA, o PlayStation 2 se transformava em um computador Linux completo. E por muito tempo, circularam boatos de que o governo do Iraque, liderado pelo ditador Saddam Hussein, estaria comprando grandes quantidades do PlayStation 2 com o kit. Tudo para driblar as restrições impostas pelo governo dos EUA à venda de computadores ao país. Com isso, ele poderia dar um "upgrade" em seu sistema de mísseis.

7 - Jogos lançados até hoje

E não podíamos falar do PlayStation 2 sem mencionar um de seus jogos mais modificado, o "Bomba Patch". Por meio de uma modificação no jogo Winning Eleven, que posteriormente se tornou Pro Evolution Soccer, foi possível adicionar novos times, seleções, estádios e jogadores. Para se ter uma ideia, também era possível encontrar a narração de Galvão Bueno e músicas brasileiras, muito antes desses recursos serem lançados em jogos mais modernos. Além disso, novas versões do jogo continuam a ser lançadas com regularidade. De fato, essa é a paixão dos fãs mantendo o console vivo, mesmo depois de ter sido abandonado por seus criadores.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest