• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 curiosidades que você provavelmente não sabia a respeito da Idade Antiga

POR Diogo Quiareli    EM História      18/12/19 às 00h39

Se você foi um bom aluno de História ou se gosta de estudar isso até fora da escola, provavelmente, já ouviu falar da Idade Antiga. Para facilitar ainda mais, o período também é conhecido como Antiguidade. Esse período se estende desde a invenção da escrita, de 4.000 a.C. até 3.500 a.C. Foi até a queda do Império Romano no Ocidente, em 476 d.C. A Idade Antiga não foi um período feito apenas de conquistadores lendários, que marcaram histórias. Houve também as invasões bárbaras e os imperadores, que acabaram ficando louco. Na verdade, foi muito além de somente o mais difundido. Existem inúmeras curiosidades sobre a Idade Antiga que você, provavelmente, não conhece.

Esse período no mundo foi marcado pelo revezamento de grandes, e extremamente poderosos, impérios. Existem ainda muitas coisas escondidas desde a Idade Antiga. Poucas pessoas conhecem ou sequer chegaram a vê-las. No entanto, marcaram a vida de quem viveu na época. Embora esteja bem longe das histórias de contos de fadas, com princesas e bruxas, a Idade Antiga faz parte da História. Ela ainda foi diferente daquilo tudo, que encontramos em quaisquer livros.

Foi pensando um pouco mais sobre isso, que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas curiosidades que você provavelmente não sabia a respeito da Idade Antiga. Se tiver alguma outra coisa, que você saiba e que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir.

Curiosidades que você não sabia sobre a Idade Antiga

1 - A Grande Pirâmide

A respeito da Grande Pirâmide de Gizé, ela foi construída com aproximadamente 2,5 milhões de blocos de calcário. Em média, cada bloco pesava 2,6 toneladas. Isso quer dizer que toda a estrutura possui, em média, 6,3 milhões de toneladas.

2 - Barbas dos Faraós

Os faraós na Idade Antiga costumavam usar barbas metálicas artificiais. Isso servia para imitar a aparência de Anúbis, a divindade egípcia da morte. Anúbis era o responsável pelo julgamento dos recém-mortos, depois que suas almas chegavam no "além".

3 - Corpos cobertos de mel

Dizem que os antigos faraós faziam com que os corpos dos servos fossem cobertos com mel. Isso porque, segundo eles, os insetos se sentiam atraídos e ficavam grudados na substância. Sendo assim, os reis ficavam em paz.

4 - Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro já existiam na Idade Antiga. Além disso, agradavam as pessoas da época. Os antigos egípcios adoravam se divertir assim. Entre os jogos mais populares, estava um que se chamada "Senet".

5 - Mulheres atléticas

As mulheres romanas da Idade Antiga eram muito interessadas em esportes. Na Roma Antiga, elas tinham uma vasta vida social e dividiam o tempo, com as atividades recreativas.

6 - Método contraceptivo

Existem registros, do ano de 1800 a.C., mostrando que as mulheres egípcias usavam cocô de crocodilo para evitar a gravidez. Os estudos apontam que essas fezes são levemente alcalinas. Esse também é o caso dos espermicidas de hoje em dia. Sendo assim, é possível que essa técnica pudesse realmente funcionar.

7 - Higiene pessoal

Os antigos egípcios eram bastante preocupados com sua higiene pessoal e aparência. Os homens, por exemplo, depilavam todo o corpo. Além disso, usavam essências sobre a pele, para que ficassem perfumadas.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+