• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 curiosidades sobre as unhas do pé que vão realmente te surpreender

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      16/11/16 às 16h26

Você sabe o que acontece se você comer as suas unhas? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o resultado disso.

Segundo o portal uol, "as unhas são formadas por quatro epitélios básicos chamados de matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e hiponíquio.

São derivados ectodérmicos compostos por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos."

Ser pintadas com esmalte, encravar, as unhas do pés possuem outras funções além destas duas citadas. Confira algumas curiosidades sobre elas:

1 - Elas são como folhas de caderno

lamina-ungueal-31

De acordo com a dermatologista Márcia Purcelo, em entrevista ao programa Bem Estar, "As nossas unhas são como folhas de caderno, com várias camadas. Essas camadas são interligadas por pontes de dissulfeto e hidrogênio."

2 - As unhas também descamam como a pele

lakesia-micose-de-unha

De acordo com o dermatologista Glaysson Tassara, em entrevista ao Bem Estar, "quando lidamos muito com água, produtos de limpeza, as unhas ficam ressecadas e as ligações entre elas enfraquecem, facilitando a descamação."

3 - A unha também pode denunciar problemas com o seu organismo

20150129104729

De acordo com o Bem Estar, "a unha frágil pode ser herança genética ou um sinal de que está faltando algo no nosso organismo. Por isso é importante descobrir o motivo. Idade, dietas muito restritivas, tempo seco, esmalte sem descanso, umidade e doenças como hipotireoidismo e anemia também podem ressecar as unhas. A solução é usar hidratante corporal, óleos e luvas para limpeza."

4 - Unhas dos pés amareladas

unhas-amareladas

De acordo com o jornal Brasilpost, "a descoloração das unhas do pé pode ser sinal de que algo não vai bem. A onicomicose (infecção fúngica das unhas) muitas vezes começa como pontinho amarelo sob a ponta da unha. Infelizmente, como você talvez tenha aprendido nas aulas de biologia, os fungos se dão bem em ambientes escuros, úmidos e quentes, de modo que a parte de baixo de uma unha do pé é perfeita para eles.

Se não for tratada, essa descoloração pode chegar mais fundo na unha e se alastrar para os outros dedos do pé. Tirando alguma dor leve e o prejuízo estético, as infecções fúngicas das unhas geralmente não constituem grande perigo para a saúde. Mas, se você tiver diabetes, uma infecção fúngica sem tratar pode prejudicar a circulação sanguínea em seus pés e levar a complicações mais sérias."

5 - Elas podem contrair fungos por meio do esmalte

686088-esmaltes-ideais-para-as-unhas-dos-pes-02

De acordo com pesquisa feita pelo laboratório de Microbiologia Médica, do Departamento de Doenças infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de Rio Preto(Famerp), publicada no portal Terra, "esmaltes,  quando contaminados por fungos advindos de uma unha com infecção (micose), podem ser o veículo de transmissão destes agentes para unhas saudáveis."

6 - Quando elas ficam brancas

728px-treat-a-torn-toenail-step-1

Segundo o jornal Brasilpost, "a descoloração  branca das unhas não é necessariamente sinal de algum problema de saúde. A leuconíquia é o termo médico que descreve manchas brancas comuns que começam na base da unha e se movem à medida que a unha cresce.

Contrariamente à ideia popular, essas manchas não são sinais de uma deficiência vitamínica e são vistas como inofensivas, de modo geral. Mas uma mancha branca na ponta da unha pode ser mais séria. Uma lesão pode levar parte da unha do pé a separar-se do leito ungueal, o que pode fazer a ponta da unha ficar mais branca.

E algumas infecções fúngicas se manifestam inicialmente como manchas brancas na ponta da unha. Se não forem tratadas, elas podem chegar à unha inteira, provocando mais descoloração e potencialmente fazendo a unha se descolar do leito ungueal."

7 - As unhas também podem revelar risco de câncer no pulmão

10-sinais-e-sintomas-do-cancer-de-pulmao-que-nao-devem-ser-ignorados-2-739x311

De acordo com um estudo de especialistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, publicada na revista especializada American Journal of Epidemiology revelou que "a análise das unhas dos pés de uma pessoa pode indicar o risco de desenvolvimento futuro de câncer no pulmão e as unhas dos pés que crescem lentamente podem funcionar como um medidor da exposição crônica ao fumo."

O que achou destas curiosidades sobre as unhas dos pés? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+