• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 curiosidades sobre Hércules, o grande herói grego

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/02/19 às 14h26

A mitologia grega é o estudo dos conjuntos de histórias relacionadas com os mitos gregos antigos e os seus significados. Entender esses mitos, para vários pesquisadores, quer dizer compreender a sociedade grega antiga, o seu comportamento e seus ritos. Dentro de todas as mitologias, a grega parece ser a mais conhecida pelo grande público, bem como seus deuses e semideuses.

Dentre os semideuses Hércules talvez seja o mais lembrado de todos. Com sua força extraordinária, o filho bastardo de Zeus é visto em várias passagens nos mitos gregos, indo desde a expedição dos Argonautas aos seus conhecidos 12 trabalhos. Nessa lista, falamos mais algumas coisas que nem todos podem saber sobre esse herói grego.

1 - Origem

Hércules era filho de Zeus, o deus dos deuses, e Alcmena, a mulher mais bonita da época. O filho era bastardo porque Zeus era casado com Hera, deusa do nascimento e do casamento, que ficou enciumadíssima com o filho que seu marido teve com uma simples mortal. Hera então jurou perseguir Hércules e transformou a vida dele em um tormento. Mas Zeus o defendia das armadilhas que ela colocava.

2 - Infância

Mesmo com o ódio de Hera, Hércules foi amamentado por ela. Isso aconteceu enquanto a deusa estava sob um encantamento feito por Hermes. Mas ela acordou quando o menino mordeu o bico do seu peito e ficou enfurecida quando viu o que estava acontecendo. Hera tentou matar Hércules ainda bebê colocando duas serpentes em seu berço, mas ele as estrangulou.

3 - Nome

Ele foi rebatizado como Herácles que significa 'a glória de Hera' para tentar uma trégua com a esposa de seu pai, mas a mudança do nome não surtiu muito efeito.

4 - Características

Hércules era conhecido por sua principal característica, a força descomunal, mas ele também era extremamente bruto. Mas engana-se quem pensa que o semideus não tinha emoções, ele tinha um grande coração e nas batalhas, matava culpados e inocentes, mas depois chorava arrependido de tê-los matado.

5 - Feitos

Hércules foi um grande herói e guerreiro e seus feitos foram inúmeros. Ele exterminou centauros, matou Busiris, Anteu, Hipocooente, Eurito, Periclímene, Erixo, Lico, Caco, Laomedontee, outros. Ele também aliviou Atlas, que levava o peso do céu em suas costas, separou duas montanhas que ficaram conhecidas como Colunas de Hércules e também entrou em combate com os próprios deuses.

Além disso, também realizou seus 12 trabalhos que eram: matar o leão de Nemeia, matar a hidra de Lerna, capturar o javali de Erimanto, capturar a corça de Cerinia, expulsar as aves do lago Estinfalis, limpar as estrebarias de Aúgias, capturar o touro de Creta, capturar os cavalos de Diomedes, obter o cinturão de Hipólita, rainha das Amazonas, buscar os bois de Gerião, buscar os pomos de ouro do Jardim das Hespérides e capturar o cão Cérbero.

6 - Descendentes

Segundo a mitologia, não é possível afirmar ao certo quantos filhos Hércules deixou, mas, supostamente, foram vários. Depois de um tempo, várias famílias se honraram de descender do herói.

7 - Morte

Em uma de suas aventuras, Hércules salvou uma moça chamada Íole e a levou até a ilha de Eubeia, onde existia uma altar de Zeus. Quando chegou na ilha, ele queria oferecer um sacrifício para Zeus e pediu que um mensageiro fosse até sua casa em Tranquis buscar uma túnica. O mensageiro contou toda a história à mulher de Hércules, Dejanira, que enciumada colocou um filtro venenoso na túnica.

Quando Hércules recebeu a túnica, ele a colocou e sentiu como se estivesse vestindo uma túnica de chamas. Então Hércules morreu queimado.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+