• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 curiosidades sobre os filhos de Odin

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      27/07/18 às 14h43

Odin é o deus mais importante da mitologia nórdica. Ele é o rei de todos os reis. Fazendo um comparativo com a mitologia grega, ele é como Zeus, ou como Júpiter para os cidadãos do império romano.

Assim como todos os grandes deuses sua família é grande. Para se ter ideia ele tinha três mulheres, Frigg, Jord e Anel e cada uma delas simbolizava algo. Terras cultivadas, terra desabitada e solo congelado respectivamente. Com cada uma delas ele teve descendentes. O nome de seus filhos eram Vali, Balder, Vidar, Hermod, Meili e Thor, que é o mais conhecido de todos. Nessa lista enumeramos algumas curiosidades sobre os filhos de Odin.

1 - Poderes

- Thor: ele é associado à proteção dos seres humanos, a fertilidade e ao sagrado. E o curioso é que o veículo do Thor não era guiado por animais ferozes como lobos, mas sim por cabras.

- Vali: desde que nasceu o seu propósito era vingar a morte de Balder, por esse motivo depois de um dia nascido ele já era um adulto. Houve uma profecia que dizia que ele sobreviveria ao Ragnarok.

- Balder: ele é o segundo filho de Odin e é deus da luz e verdade. A figura desse deus é comparado à Jesus, sendo que ele também é filho de Deus e renasce para trazer paz depois do Ragnarok.

- Vidar: ele é o único que vai em busca da vingança pela morte de Odin e é associado ao silêncio e à vingança.

- Hermod: conhecido como Hermod, the brave ele é o mensageiro dos deuses.

- Meli: ele é irmão de pai e mãe do Thor e seu nome significa o amado.

2 - Thor não era loiro

Com os filmes produzidos pela Marvel é fácil associar esse deus à um homem loiro, mas esse não é o caso. Thor é um deus nórdico, por isso ele não é loiro e sim ruivo. Os vikings descreviam seu deus como um homem alto, com cabelo ruivo e barba. Essa cor de cabelo era muito mais comum nos antigos países escandinavos.

3 - Adoração

Quem adorava os filhos de Odin eram os vikings de maior nível social. Guerreiros e nobres da época adoravam Odin, enquanto agricultores faziam suas preces para divindades que representavam as forças da natureza. Era quase lógico que eles adorassem esses deuses porque era da natureza que vinha o sustento deles.

4 - Loki não era irmão de Thor

Tudo que envolve essa divindade é um mistério. Até mesmo os especialistas se confundem se ele é um deus nórdico ou não. Para os vikings ele era a origem das fraudes porque se misturava facilmente com os deuses, por isso muitos achavam que ele era meio irmão de Thor. Não existem resquícios de cultos à Loki, então ele está mais perto de ser mitológico do que uma divindade. Segundo a mitologia nórdica, todos os filhos de Odin poderiam capturar facilmente Loki e o mantê-lo em cativeiro para sempre.

5 - Hermod montou o cavalo de Odin

Depois de Balder, um dos filhos de Odin, morrer todos os deuses ficaram muito mal. E apenas um conseguiu pensar em alguma coisa e agira. Hermod cavalgou nove dias e nove noites o cavalo de Odin, Sleipnir, até o portão dos reino dos mortos. O que ele queria era pedir a rainha dos mortos o corpo do seu irmão para que ele pudesse devolvê-lo para Asgard.

6 - Vingança

Como já falado, Vidar tem o propósito de vingar a morte de seu pai. Ele é tão forte que ninguém além do Thor consegue superá-lo. Ele vai a batalha de Ragnarok com a intenção de matar o lobo Fenrir e consegue ser um dos poucos sobreviventes do evento. Ele mata o lobo abrindo a boca do animal e a rasgando ao meio.

7 - Possível culto

O deus Vali também queria vingança, mas pela morte de seu irmão. Ele pode não ter sido adorado pelos nórdicos ou outros povos germânicos. Mas existe um lugar na Noruega chamado Valaskioll, que vem do velho nórdico 'rochedo/assento de Vali' que pode ser uma área em que Vali era adorado.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+