• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 curiosidades sobre Perséfone, a rainha do submundo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      23/01/19 às 15h49

A mitologia grega é o conjunto de histórias que são relacionadas com mitos dos gregos antigos e dos seus significados. Segundo alguns estudiosos, entender a mitologia grega é entender como a sociedade grega era e como se comportava. Os mitos gregos falam sobre a origem do mundo, os modos de vida, aventuras e desventuras dos deuses, deusas, heróis, heroínas e várias criaturas mitológicas.

Uma dessas deusas gregas era Perséfone. Ela é filha de Zeus e Demeter e é considerada a deusa da terra e da agricultura e depois ficou conhecida como a rainha do submundo e ficava vigiando as almas e sabia os segredos das trevas. Além desses fatos, tem mais curiosidades sobre essa rainha do submundo. Listamos aqui alguns detalhes sobre Perséfone.

1 - História

Ela foi a filha única de Zeus e Demeter e, como deusa da agricultura, se preocupava somente em colher flores. Contudo, conforme ela foi crescendo, sua beleza também foi aflorando e encantando a todos, até mesmo Hades, o senhor dos mortos. Hades pediu a deusa em casamento, mas Demeter não queria que sua filha se casasse com Hades, mas ele não desistiu. Até um dia em que Perséfone estava colhendo narcisos ele apareceu com sua carruagem e a levou para o mundo dos mortos.

2 - Casamento

Mesmo com o pedido de Zeus para que Hades devolvesse sua filha, ele não a devolveu e fez um plano para que ela ficasse com ele. Hades deu à Perséfone uma Romã, que era o fruto do casamento, e como ela tinha comido os grãos, não podia mais deixar o marido. Mas Persófone conseguiu dividir seu tempo e passava um período com sua mãe e outro com seu marido.

3 - Imagem

Para sabermos o arquétipo de Perséfone, temos que olhar as características dela. Sua marca mais forte é a inocência que é comparada com a de uma donzela, com uma virgem. E ela tem duas faces, já que vive entre dois mundos e tem em sua própria vida duas fases. E com esses dois aspectos ela representa também o ciclo da vida. Ela passa o inverno no inferno e volta como uma donzela virgem na primavera.

4 - Estações

As idas e vindas de Perséfone entre o submundo junto com Hades e depois o encontro com sua mãe no Olimpo, foi o que acharam para explicar as estações do ano. Ou seja, quando ela estava junto de sua mãe, os campos floresciam. E quando ela estava do lado de Hades, os campos ficavam inférteis e a falta de alimento afetava toda a população. E isso era o reflexo da tristeza de Demeter por sua filha não estar com ela.

5 - Outras mitologias

Na mitologia grega, Perséfone é a rainha do submundo, mas ela também se faz presente na mitologia romana e lusitana. Nelas, sua lenda é um pouco diferente e seu nome também é mudado, mas a figura não perde o seu título de rainha do submundo e volta a ser uma menina inocente quando retorna para os braços de sua mãe.

Na mitologia romana, Perséfone é a deusa Prosérpuina ou Coréia e é uma deusa com poder de tirar a vida das pessoas. Ela é rainha do inferno e esposa de Plutão. Já na mitologia lusitana, ela é conhecida como Atégina, a deusa da primavera, da fertilidade e do renascimento. Ela vai ao submundo em busca do seu amor e quando ela chega, vê que ele se tornou o deus do mundo dos mortos e fica com ele.

6 - Nome

O nome da rainha do submundo tem seu significado. Antes dela ser raptada por Hades, ela se chamava Coré ou Koré que significa 'moça virgem'. Mas depois que foi morar com Hades, ela começou a se chamar Perséfone que quer dizer 'aquela que destrói a luz'.

7 - Beleza

Perséfone sempre foi bonita e isso atraiu vários olhares para ela e lhe rendeu inimigas também. Afrodite era sua inimiga e até mesmo seu pai, Zeus, teve interesse em sua filha. E segundo a lenda, ele teve um filho em forma de serpente com Perséfone. E ela teve um amor com Hércules e eles tiveram um filho chamado Zagreus.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+