• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 curiosidades sobre a peste negra, a maior epidemia da história

POR Mateus Graff    EM História      29/01/18 às 17h56

A peste negra foi uma proliferação generalizada de uma doença causada pelo bacilo Yersinia pestis, que se deu na segunda metade do século XIV, na Europa. Essa foi a epidemia mais devastadora do mundo, resultando em crises na Idade Média. Foi algo realmente marcante para a história do  mundo, mas o quanto você sabe sobre esse famoso acontecimento?

Bom, nós resolvemos fazer essa lista com alguns fatos sobre a epidemia que talvez sejam desconhecidos por vocês, caros leitores. Então, confiram agora a nossa matéria com as 7 curiosidades sobre a peste negra, a maior epidemia da história:

1 - A causa da peste negra

A crença é que a praga se espalhou por causa do aumento da presença de ratos. Junto com eles estavam as pulgas, que transportavam a bactéria. Isso é o que é acreditado, mas um novo estudo diz algo um pouco diferente. Uma pesquisa recente concluiu que existem grandes chances de que as pulgas e piolhos teriam mordido humanos infectados. Depois disso, as pulgas e piolhos passaram para outras pessoas que ficavam em ambientes fechados, transmitindo a doença em uma velocidade alarmante.

2 - As medidas tomadas pelos médicos

Na época o conhecimento científico era muito pobre. Para vocês terem uma ideia, o uso de medicamentos como hoje não era feito e muitas doenças eram ditas como mito ou mesmo como obras do demônio. Para tratar os pacientes, os médicos da época se baseavam em técnicas simples e nada sofisticadas. Sangramento, por exemplo, foi uma técnica para tentar curar a doença. A queima de ervas aromáticas e o banho com água de rosas ou vinagre era normal, mas nada eficaz.

3 - As explicações sobre a praga na época

Se você fosse um médico da época, qual explicação sobre a epidemia você daria para as pessoas? Como citamos, nesse tempo muitas doenças eram consideradas obras do diabo. Durante a epidemia da peste negra, as pessoas pensavam que a praga era um castigo divido pelos pecados cometidos, como a ganância, luxúria e blasfêmia.

Outros viam a doença como consequência do alinhamento das estrelas. Houve também à atribuição da doença aos judeus, que infelizmente foram massacrados entre 1348 e 1349.

4 - Quais os sintomas e quanto tempo vivia uma pessoa com a peste negra?

O tempo de vida dos pacientes que contraíram a doença foi de apenas uma semana. Os sintomas da peste negra? Segue abaixo um pouco do terror que as pessoas viveram:

- Febre alta (40°C), calafrios, vômitos e até convulsão

- Caroços nas axilas e virilha, que podem adquirir cores esverdeadas e azuis (gangrena)

- Tosse com pus e sangue

- Hemorragia em vários órgãos

- Diarreia, náusea ou vômito

- Inchaço, inchaço dos gânglios, catarro, delírio, dor de cabeça, falta de ar, gânglio linfático inchado e sensível, pus ou sangramento

5 - Formas de combater a peste negra que realmente funcionaram

Aparentemente, a quarentena realmente ajudou. As cidades que usaram esse método na Idade Média conseguiram manter a doença ausente. Outras estratégias que funcionaram foram o controle das fronteiras nos portos e acesso as cidades, passaportes de saúde individuais (que identificava as pessoas e certificava sua origem). A cidade de Ragusa foi pioneira com sua primeira "quarentena" e as medidas para isolar os infectados e controlar as fronteiras. Muitas regiões italianas seguiram o exemplo, e depois delas, outras regiões da Europa Ocidental e Central.

6 - A peste negra não foi a primeira epidemia na Europa

A peste negra não foi a primeira praga que atingiu a Europa. No século VI, ocorreu a praga de Justiniano. A doença foi uma pandemia, ocorrida no reino de Justiniano I, causada pela peste bubônica e que afetou o mundo mediterrâneo, com maior incidência no Império Bizantino entre os anos de 541 e 544. A mesma matou cerca de 20 a 30 milhões de pessoas.

7 - Quantas pessoas morreram nessa epidemia?

Durante a epidemia, caros amigos, a praga da peste negra matou entre 75 e 200 milhões de pessoas. Na estimativa mais alta, o número de mortes daria quase a população total do Brasil.

E aí, leitores, sabiam de todas essas coisas sobre a epidemia da peste negra? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+