• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 cyborgs que incrivelmente já existem

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      25/09/19 às 19h06

Um cyborg nada mais é do que um organismo composto de partes orgânicas e cibernéticas. Geralmente, com algo vem com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando a tecnologia artificial. E embora isso soe muito como uma ideia surreal digna apenas de filmes de ficção científica, cyborgs, de verdade, já existem no mundo real. O que não deveria causar espanto, já que usamos a tecnologia para tudo hoje em dia, desde nos conectar ao mundo, como nós auxiliar no nosso dia a dia.

Uma coisa é fato, a linha entre a tecnologia e a realidade se tornou cada vez mais embaraçada. E olhando para um futuro próximo, podemos ver ambas as coisas se tornando indistinguíveis. Especialistas sugerem que essa "singularidade tecnologia" possa se tornar realidade em algumas gerações. Isso significa que estamos todos caminhando para nós tornar cyborgs. E esse futuro já chegou par alguns de nós.

A tecnologia cyborg já chegou a um ponto onde humanos biônicos não são mais fruto da ficção. Eles já são uma realidade. Esses exemplos irão te provar isso. Confira a seguir, 7 cyborgs que incrivelmente já existem.

1 - Neil Harbisson

O artista Neil Harbisson nasceu com acromatopsia, ou daltonismo extremo. Ou seja, desde sempre, ele só conseguia enxergar o mundo em preto e branco. Mas, graças à tecnologia cyborg, hoje, ele é capaz de experimentar as cores além da percepção humana normal. Harbisson recebeu um olho eletrônico especializado, ou eyeborg. Com esse olho robótico, o artista consegue processar as cores percebidas como sons na escala musical. Para ficar mais claro, com esse dispositivo, ele consegue "ouvir" as cores. E o seu corpo se adaptou tão bem a esse dispositivo, que o seu próprio cérebro criou novas vias neurais, que lhe permitem desenvolver um tipo avançado de percepção.

2 - Kevin Warwick

Kevin Warwick é professor de cibernética na Universidade Reading, no Reino Unido, ele é o fundador de um projeto ambicioso envolvendo cyborgs. Warwick está caminhando para se tornar o cyborg mais completo do mundo. Desde 1998, ele vem experimentando vários implantes eletrônicos. Ele começou com um microchip em seu braço, que lhe permitia controlar portas, luzes, aquecedores e computadores remotamente.

3 - Jesse Sullivan

Jesse Sullivan é um dos primeiro exemplos, quando se trata de usar membros robóticos para substituir membros amputados. Ele se tornou um dos primeiros cyborgs do mundo quando foi equipado com um membro biônico conectado ao seu sistema nervoso. Sullivan não apenas consegue controlar o novo membro com a mente, como também é capaz de sentir calor, frio e pressão.

4 - Jens Naumann

Depois de um grande acidente, Jens Naumann acabou ficando cego dos dois olhos. No entanto, ele conseguiu voltar a enxergar graças à tecnologia. Em 2002, Naumann se tornou a primeira pessoa no mundo a receber um sistema de visão artificial. Seu olho biônico está conectado diretamente ao seu córtex visual, por meio de implantes cerebrais. Assim, diferentemente de outros implantes cyborgs, que apenas traduzem informações visuais, o de Naumann faz com que ele realmente enxergue o mundo. Embora tenha limites técnicos, como ver vagamente linhas e formas, tecnicamente, ele teve sua visão restaurada.

5 - Nigel Ackland

Nigel Ackland perdeu parte do braço, em um acidente de trabalho, e conseguiu se recuperar graças a uma prótese robótica, incrivelmente avançada. Ackland consegue controlar o braço através de movimentos musculares no antebraço com extrema habilidade. Para se ter uma ideia do quão extraordinária é a amplitude do seu movimento, ele consegue mover independentemente cada um dos cinco dedos.

6 - Jerry Jalava

Jerry Jalava decidiu se tornar um cyborg sozinho. Depois de perder um dedo, em um acidente de moto, o homem decidiu incorporar uma entrada USB de 2 GB em sua prótese. Embora ela não consiga carregar informações diretamente no sistema nervoso, ele, pelo menos, tem um pen drive com ele o tempo todo.

7 - Claudia Mitchell

Claudia Mitchell foi a primeira mulher a se tornar uma cyborgue no mundo. Assim como Jesse Sullivan, ela também recebeu um membro biônico, que está conectado ao seu sistema nervoso. Assim, ela é capaz de controlar o novo membro com a sua mente. Com o braço biônico, ela consegue fazer todas as atividades comuns, como cozinhar, segurar coisas, dobrar roupas e etc.

E você, já sabia que existiam cyborgs na vida real? Conta para a gente nos comentários o que você acha disso e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+