icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 das mais estranhas e interessantes patentes já registradas

POR Júlia Marreto EM Ciência e Tecnologia 28/12/16 às 18h17

capa do post 7 das mais estranhas e interessantes patentes já registradas

A criatividade humana não tem limites. Ainda bem! Pois se não fosse ela, não estaríamos onde nos encontramos hoje. Talvez, se Alexander Graham Bell não tivesse inventado o telefone em sua época, não existiriam os aparelhos celulares, ou pelo menos demoraríamos mais a conhecê-los.

Ou, se John Logie Baird, não tivesse construído o primeiro sistema de televisão, bem como Thomas Edison e Nikola Tesla com a energia elétrica... e tantos outros ao longo da história da humanidade. Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas.

Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos uma listinha com 7 das mais estranhas e interessantes patentes já registradas.

Confira como são, realmente, invenções curiosamente incríveis, apesar de algumas serem um pouco exageradas ou fora da realidade.

1 - Distribuidor de doces Reward

O Reward Candy Dispenser foi criado como um reforço positivo à aqueles que mantém sua atenção durante uma tarefa, sem desviá-la. Praticamente, para todo mundo é muito complicado focar em uma tarefa, como ler um artigo ou escrever um trabalho quando se está online.

Tudo pode acontecer, absolutamente qualquer coisa. O Reward Candy Dispenser é um sistema que, quando a pessoa alcança seu objetivo, como por exemplo enviar um e-mail ou ler uma longa notícia sem desviar sua atenção, envia um sinal para um recipiente que fica em sua mesa, e como uma máquina de chicletes, te recompensa com um pedaço de doce que desce por uma rampinha.

Quer outro pedaço? Realize mais uma tarefa completa! A vida de "ratinho de laboratório" nunca pareceu tão saborosa.

Patente: US 5823386 A

Publicação: 20/10/1998

2 - Calças cobertas por folhas

Junto ao outono vem as folhas (não muito comum no Brasil), e a dúvida é, o que fazer com tantas folhas?! De acordo com o inventor da Leaf Gathering Trousers, as folhas não são um problema. Essa calça funciona como uma espécie de rastelo ou "recolhedor de folhas". Funciona da seguinte forma: um par de tubos flexíveis são presos às calças, com uma rede presa entre eles, para que, ao caminhar, a pessoa seja capaz de recolher as folhas sem muito esforço. Assim, não é preciso trabalhar com ferramentas pesadas ou aparelhos que gastem energia. Você só precisa caminhar.

Patente: US 6604245 B1

Publicação: 12/08/2003

3 - Sela do papai

Ou The Dad Saddle (Aka, The Daddle) foi criada por Paul R. Harriss. Ele percebeu que apesar de existir os carregadores de bebês, conhecidos como cangurus, quando os filhos crescem e querem ser carregados, seus braços já estão cansados e você não tem tanta força para sustentar o peso da "criança". Por isso, ao invés de carregá-las nos ombros, de "cavalinho", você pode usar uma sela. Sim, esse aparato é como um cinto com "estribos". O adulto fixa na cintura e a criança sobe, apoiando os pés nos estribos, envolvendo os braços no pescoço ou segurando nos ombros do adulto.

Patente: US 6241136 B1

Publicação: 05/06/2001

4 - Servidor de cereais

O The Crispy Cereal Server mantém seus cereais secos por mais tempo. Um grande problema de se comer cereais é que eles encharcam muito rápido, fazendo com que a refeição acabe virando uma pasta.

A engenhoca se trata de uma tigela pequena, suspensa, ligada a uma tigela maior por uma espécie de calha. Na tigela superior você coloca o cereal e na inferior o leite. Assim, quando estiver pronto para comer, com a colher empurra um pouco do cereal da tigela superior para a inferior. E assim, até acabar.

Patente: US 4986433 A

Publicação: 22/01/1991

5 - O Capacete Estufa

Ou The Greenhouse Helmet é um tipo de capacete no qual, internamente, se tem (literalmente) uma estufa. Que também podemos chamar de "fábrica de oxigênio". Dentro desse capacete existem minúsculas plantas que, quando você respira, (em teoria) absorvem o dióxido de carbono e libera oxigênio. Você pode visualizar esse capacete como o de um astronauta, só que cheio de plantinhas dentro.

Patente: US 4605000 A

Publicação: 12/08/1986

6 - Sapatos Frescos

Quantas vezes você estava caminhando em um dia quente e seus pés começaram a ferver? Quantas vezes você desejou tirar os sapatos ali mesmo no meio da rua? Ou pelo menos que houvesse um ar condicionado embutido dentro deles?

Pois então, foi bem isso que o inventor dessa engenhoca criou. O Really Cool Shoes é um sapato que, à medida que você pisa, pressiona uma série de câmaras no solado se contraem, como um mini-fole, exercendo uma força em um conjunto de bobinas refrigeradoras, que transformam o ar quente em frio.

O ar frio é expelido através de uma almofada que fica embaixo do calcanhar. O inverso também acontece, é possível transformar o ar frio em quente, muito útil para as épocas geladas.

Patente: US 5375430 A

Publicação: 27/12/1994

7 - Mochila Banana

Além do nome e do formato, a The Banana Suitcase mantém suas frutas frescas e seguras enquanto viaja/trabalha/caminha/qualquer coisa. Se trata de uma mala com perfurações, espumas internas e dobradiças. A questão é só fazer as frutas caberem nessa mala de tamanho único.

Patente: US 6612440 B1

Publicado: 2003

Então pessoal o que acharam dessas invenções? Já tiveram alguma ideia parecida com essas? Já patentearam alguma? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest