icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 desastres catastróficos que podem afetar nosso mundo, segundo cientistas

POR PH Mota EM Ciência e Tecnologia 04/01/17 às 16h41

capa do post 7 desastres catastróficos que podem afetar nosso mundo, segundo cientistas

A sobrevivência da humanidade se deve em grande parte a um instinto natural que nos mantém vivo por milhares de anos. Apesar disso, durante as últimas décadas, a comunidade científica se tornou mais atenta do que nunca aos chamados riscos catastróficos globais.

Riscos catastróficos são os possíveis eventos de alcance global que atingiriam toda a humanidade, com um impacto devastador capaz de provocar mortes em massa, desestruturação da sociedade ou até mesmo extinção de parte da civilização.

Aqui estão alguns dos potenciais desastres que ameaçam a segurança da humanidade e podem se tornar reais num futuro bem próximo.

1 - Destruição mútua assegurada

O termo destruição mútua assegurada se refere à utilização de armas de destruição em massa por duas ou mais potências mundiais ao mesmo tempo. O provável resultado disso poderia ser a destruição do planeta e da raça humana. Durante a Guerra Fria, o medo dessa tragédia era real, mas ainda hoje ela não foi descartada por especialistas num eventual novo grande conflito internacional.

2 - Singularidade tecnológica

Especialistas em tecnologia utilizam o conceito da singularidade para descrever um cenário hipotético em que o avanço poderá ser tão grande que a inteligência artificial irá superar a capacidade intelectual humana, causando uma alteração extrema na forma como a civilização funciona. Em algumas previsões, os humanos podem ser substituídos por formas mais eficientes de produção como clones artificiais ou robôs.

3 - Transumanismo

O transumanismo é definido como um movimento internacional cultural e intelectual que tem como objetivo a transformação total da condição humano por meio do desenvolvimento e popularização de tecnologias que podem ampliar nossas capacidades intelectuais, físicas e psicológicas. Mesmo que o conceito pareça positivo, de acordo com alguns pensadores, os efeitos da tecnologia podem ser capaz de colocar um fim à humanidade como conhecemos, não necessariamente de uma forma benéfica.

4 - Catástrofe Malthusiana

A ideia da catástrofe Malthusiana foi apresentada pela primeira vez pelo clérigo britânico Thomas Robert Malthus, depois que ele analisou o crescimento populacional entre os anos de 1785 e 1790. Malthus previu que a demanda população iria ultrapassar o progresso da agricultura e sustentabilidade. No limite do crescimento, a falta de alimentos seria capaz de provocar fome, doenças e uma crise populacional capaz de instaurar uma situação de miséria global.

5 - Colapso social

A teoria do colapso social é uma das mais realistas desta lista porque já foi percebida antes, em outros momentos da história, como no caso dos Impérios Maias e Bizantinos. A teoria trata da queda ou total desaparecimento de civilizações complexas inteiras. Alguns teóricos sugerem que nosso mundo pode ser afetado pelo problema em grandes escalas, apagando completamente algumas culturas de nosso planeta.

6 - Terceira Guerra Mundial

Existem alguns sinais por aí que podem indicar que alguns conflitos locais podem gerar uma Terceira Guerra Mundial. Nas últimas semanas, a China e os Estados Unidos têm disputado regiões do sul da China e de Taiwan. Apesar de ser improvável que os chineses enfrentem diretamente os EUA, poderiam atacar aliados menores dos americanos. Um ex-comandante da OTAN já previu que em 2017 a Rússia deve anexar os estados Bálticos, deixando os Estados Unidos e Europa em situações de tensão para proteção na região. O assassinato recente de um diplomata russo na Turquia também pode gerar um conflito local, que afeta potências econômicas e militares que devem intervir em razão de tratados e acordos.

7 - Pandemia natural

Outro risco que faz parte desta lista que parece totalmente possível é uma pandemia natural que poderia ser transmitida pelo ar e matar os humanos em poucas horas, enquanto a comunidade médica e científica estaria tentando encontrar a cura para o problema. Em nossa história, já nos deparamos com a Peste Negra, que matou metade da população da Europa em poucos anos e pode ser uma questão de tempo para que uma praga ainda mais poderosa volte a nos atingir.

Será que estamos preparados para enfrentar tamanhas ameaças em breve? Qual delas você acha mais assustadora e real?


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest