icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 descobertas médicas que definitivamente não parecem verdade

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      28/02/18 às 15h14
capa do post 7 descobertas médicas que definitivamente não parecem verdade

A medicina é uma das áreas da ciência que mais avança. Cientistas trabalham nos laboratórios de forma incansável, na tentativa de fazer novas descobertas que ajudem ainda mais a humanidade. No entanto, algumas dessas descobertas são, no mínimo, intrigantes. Você já ouviu falar sobre o Prêmio IgNobel? Ele pode explicar muito bem o que queremos dizer.

Sempre no início no outono, o referido prêmio é entregue aos autores das mais estranhas descobertas científicas feitas pelo mundo. Sua intenção é honrar a perspicácia e ousadia dos pesquisadores por serem inovadores em um estudo. Mas é claro, também é capaz de nos fazer rir as vezes. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 descobertas médicas que definitivamente não parecem verdade. Dá uma olhada!

1 - O odor nos pés

O odor nos pés pode ser causado pelo suor, bactérias, enfim. No entanto, segundo uma pesquisa, outro fator que pode definir como seus pés cheiram, depende de como você se sente sobre eles. No ano de 1992, pesquisadores do Centro de Pesquisa Shisheido, na cidade japonesa de Yokohama, ganharam um prêmio por serem os pioneiros nesse ramo de pesquisa.

A conclusão da pesquisa foi: se você acredita que tem chulé, então realmente tem. Mas se você pensa não ter, não terá. Mas é claro que se você for uma pessoa completamente descuidada com a higiene, não vai adiantar pensar que não tem...

2 - Quanto mais caro o placebo, melhores serão seus efeitos

Para quem não sabe, um placebo é uma espécie de medicamento neutro, sem efeito nenhum. No entanto, quando ministrado para uma pessoa sem que ela saiba disso, sua natureza psicológica a faz acreditar que o remédio funcionará, o que pode realmente eliminar uma dor. Em relação ao assunto, uma pesquisa realizada no ano de 2008 e conduzida por Rebecca Waber e Dan Ariely, mostrou que quanto mais caro o placebo, melhor ele atuará no psicológico da pessoa.

É algo que tem a ver com a relação marketing/consumidor. Temos aquela mania de acreditar que tudo o que é mais caro é melhor e mais efetivo. Portanto, o mesmo acontece com remédios, mesmo que não tenham efeito algum.

3 - Os riscos da música country

Sem dúvida, esta é uma das descobertas científicas mais estranhas já conhecidas, responsável por conceder um prêmio IgNobel para dois estudantes universitários. Cursando psicologia, Steve Stack e Jim Gruundlach descobriram que, à medida que uma estação de rádio insistia em transmitir músicas country, maiores eram as taxas de suicídio. De acordo com eles, os temas encontrados nesse tipo de música contem humor suicida, que por incrível que pareça, acaba incentivando pessoas propensas ao suicídio, a cometer de fato o ato.

4 - Amor e o TOC

Esta pode não ser uma daquelas descobertas que nos chocam muito, mas ainda é válido mencionar. Pesquisadores da Universidade de Pisa, na Itália, conduziram um estudo que comparava alguém apaixonado com alguém que possui transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Os resultados mostraram que em ambas situações, o cérebro atua "bioquimicamente indistinguível".

Isso quer dizer que o real amor pode ser considerado uma espécie de doença... No qual é preciso estar tudo perfeito para que você consiga seguir em frente. Não é à toa que enquanto achamos que o relacionamento está uma maravilha, nossos amigos o acham um porre.

5 - Tem asma? Então ande de montanha-russa!

A asma é um problema sério. Existem alguns meios para tratá-la, mas talvez o mais legal de todos eles seja andar de montanha-russa. No ano de 2010, os pesquisadores Simon Rietveld, da Universidade de Amsterdã, e Ilja van Beest, da Universidade de Tilburg, Holanda, resolveram fazer um experimento.

Reuniram 25 mulheres que sofrem de asma e as convidara para andar em uma montanha-russa, todas juntas. Inicialmente, a experiência não foi boa, visto que o medo é capaz de provocar estresse emocional e alterações na pressão sanguínea... O que prejudica a respiração. No entanto, depois que o carrinho começou a andar e fazer seus loops, o ritmo cardíaco acelerado e e emoção positiva, fizeram com que a passagem do ar ocorresse de forma mais fácil. Realmente impressionante!

6 - Cego recupera a visão após ter um pedaço de dente implantado nos olhos

Após sofrer um acidente e ficar sem enxergar por anos, um homem voltou a ver a luz do dia após ter um pedaço de seu dente implantado no globo ocular. Esta é uma das mais novas descobertas da medicina... Mas só pode ser usada em córneas saudáveis e com dentes do próprio paciente.

Para apoiar a nova lente que irá ajudá-lo a enxergar novamente, o pequeno pedaço de dente é implantado. Os cirurgiões afirmam que o procedimento é feito para evitar rejeição do corpo a um objeto de plástico ou qualquer outro material.

7 - Para aqueles que bebem muito café...

Segundo um estudo realizado no Reino Unido, pessoas que consomem grande quantidade de café diariamente, são mais propensas a ter alucinações e experiências extra sensoriais. O estudo entrevistou 200 estudantes e mostrou que aqueles que ingeriam pelo menos 7 xícaras de café por dia, compartilhavam de mais experiências com espíritos e assombrações.

E então pessoal, o que acharam? Qual das descobertas acima é mais impressionante? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest